Home Dicas de Pronúncia e Listening em Inglês Pronúncia do ING em Inglês: G é mudo?

Qual o som do ing em Inglês? Qual a pronúncia do ING em Inglês?

Me lembro daqueles tempos de criança quando estudava na escola da professora Adriana Iennaco. À época usávamos aquela fita cassete ou no máximo um CD. Acho que pegamos a reta final da fita e a maior parte do período usamos o CD – que diferença isso faz quando até mesmo o tal do pen drive (flash drive em Inglês) já está ficando para trás, não é mesmo?

Um dia, durante um exercício de escuta um dos alunos disse “estranho, achei ter ouvido o cantor pronunciar a letra G na palavra xxxxxing” e a professora respondeu – você também escutou?

Qual a palavra exatamente não me lembro, mas era composta pela forma ing, isto é, tinha o som do ing, terminava em ing.

Alguns rápidos exemplos para esclarecer:

Advertisement

Ex: He was begging.

Ex: She finishes cleaning at 6 p.m.

Desde novinhos temos tantas coisas para aprender, não é verdade? E o pior é que aquele mantra “quanto mais velhos ficamos, menos aprendemos” parece ser verdade. Que tristeza. De qualquer forma, é natural que muitas coisas fiquem para trás. Uma delas, em se tratando da língua inglesa é: a pronúncia do ing em Inglês.

Indo direto ao ponto, quando a letra g faz parte da composição ing ela não é muda. Isso mesmo, a letra g não é silenciosa.

O que ocorre é que a pronúncia da letra g nesse caso é algo tão natural e corriqueiro para nativos da língua inglesa que para nós, meros mortais, pode ser um bocado mais difícil perceber o som do g presente nos exemplos mencionados.

Entretanto, vamos trabalhar um exemplo em que a pronúncia da letra g agita mais intensamente as nossas células ciliares sensitivas. kkkkkkk  😆

Eu quis dizer, um exemplo em que é mais fácil captar a pronúncia da letra g. Anyway, Vamos usar a música Cool Kids da banda Echosmith que está fazendo um enorme sucesso. A vocalista tem uma boa dicção e através dessa música é possível captar “claramente” a pronúncia ing. Primeiro, siga as seguintes recomendações:

Não procure a letra da música no Google, fique em um ambiente silencioso e coloque o volume no máximo (no talo mesmo!).

No vídeo-clipe abaixo, fique atento aos seguintes intervalos e frases:

→ 1:42 – 1:44 – But they don’t know where they’re goinG. 

→ 1:49-1:51 – In the fast lane, living life without knowinG. (ainda mais evidente)

À despeito de discussões que abordam como os efeitos culturais exercem influência sob a forma que as pessoas pronunciam as palavras, tenho para mim que é super válida a tentativa de pronunciar palavras como nativos costumeiramente pronunciam.

 

 

Se mesmo após esse vídeo, o som da letra G em palavras compostas pela terminação ing ainda estiver imperceptível para você, entenda que isso é muito natural! Saiba que não à toa muita gente quando começa a estudar Inglês, se acomoda e não dá especial atenção para detalhes. Comigo também foi assim!

Como ouvir o som do ing em Inglês?

O som do ing, ou mais precisamente do G, é muito suave, porém ele existe. Escute os três exemplos abaixo sendo o primeiro caracterizado pelo negligenciamento da pronúncia da letra g no som do ing.  No segundo caso, exagero um pouquinho de fato, e no terceiro, o que na minha opinião seria o mais adequado (mais suave), tento reproduzir o que é dito pela vocalista.

1. Negligenciando o som do G por completo

Ex: But they don’t know where they’re going

 

Ex: In the fast lane, living life without knowing.

 

2. Exagerando o som do G em ING

Ex: But they don’t know where they’re goinG. 

 

Ex: In the fast lane, living life without knowinG.

 

3. Sugestão de pronúncia do ING

Ex: But they don’t know where they’re goinG. 

 

Ex: In the fast lane, living life without knowinG.

Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário no espaço abaixo! A gente quer muito saber!

 

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy