Home Gramática da língua inglesa Como Usar Him, Her, Us, Them Em Inglês (Object Pronouns)

Como Usar Him, Her, Us, Them Em Inglês (Object Pronouns)

by Daniel Silva
6 comments

Como Usar Him, Her, Us, Them Em Inglês (Object Pronouns) – Nesse novo artigo do Inglês no Teclado vamos falar sobre os pronomes do objeto, conhecidos na língua inglesa como object pronouns. Já explicamos aqui no blog sobre esse assunto de maneira mais superficial e sentimos que faltou falar de maneira mais completa e contundente. Se ao final desse artigo você tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo. Nossa equipe faz questão de responder. Sugerimos que você curta a nossa página oficial no Facebook para ser avisado quando novos artigos estiverem disponíveis. Você também pode se inscrever no nosso canal do Youtube onde postamos um vídeo mais legal que o outro.

Him, Her, Us, Them, It Em Inglês

Acho que ao longo de todo o tempo que ministrei aulas como professor de inglês, boa parte das perguntas dos alunos acerca de gramática se referiam aos object pronouns. Professor, como usar him? Quando usar her em vez de she? Porque eu devo usar us em vez de we? E coisas do tipo. No nosso vídeo (abaixo) você consegue captar com precisão como usar os object pronouns. Dá play!

É natural que muitos estudantes de inglês tenham dúvidas a respeito desse assunto. Um dos pontos que pode explicar essa enorme e recorrente dúvida é o fato de não construirmos frases corretamente na nossa própria língua. Não estou condenando ninguém, apenas fazendo uma constatação da nossa pobre realidade. Por exemplo, temos o costume de combinar o verbo ver com o pronome ela. Veja:

Ex: Vi ela na quinta.

Quando o correto seria: eu a via na quinta. O problema, no entanto, não se resume a montarmos frases gramaticalmente incorretas. O problema é quando lançamos mão do uso correto da gramática optando por “eu a vi na quinta” e sofremos assédio por parte daqueles que se sentem inferiorizados por fazer crer que ao escolhermos a forma correta da nossa língua estaríamos supostamente nos exibindo, como se diz, dando uma de “inteligente”.  É realmente brochante. Você usa o correto e por isso é feito de chacota por seu amigos como se realmente a sua intenção fosse dar uma de “superior”. Estamos tão acostumados a falar errado que se você opta pelo correto é achincalhado. O problema não está em nós, mas em quem efetivamente insiste em assassinar a língua portuguesa. Esses sim, carecem de repreensão. Não diga eu entreguei ele, diga eu o entreguei. E ponto final.

Advertisement

Como Usar Him, Her, Us, Them Em Inglês

Agora que já falamos sobre um ponto que impede muitos estudantes de inglês de entender o assunto que iremos abordar, vamos falar sobre como usar him, her, us, them e outros mais em inglês. Na língua inglesa, existem duas famílias de palavras que devemos saber distinguir para isso. Os chamados pronomes pessoais e pronomes do objeto.  Veja a tabela abaixo.

Pronome Pessoal em Inglês Pronome do objeto em inglês
I Me
He-She Him – Her
We Us
It It
They Them
You You

 

A tabela acima não nos auxilia muito e, por isso, devemos explicar porque geralmente mencionamos essas duas classificações de palavras em inglês. Os pronomes pessoais em inglês são usados como na língua portuguesa:

  • I = eu
  • He = ele
  • She = ela
  • You = você ou vocês
  • We = nós ou a gente
  • It – [clique aqui para entender]
  • They – eles ou elas

Assim, se você quiser optar por um desses pronomes, basta substituir um nome , isto é, o sujeito da frase que não necessariamente precisa ser uma pessoa. Veja abaixo:

Ex: Maria studies English = She studies English

[Maria estuda Inglês = ela estuda Inglês]

Ou seja, optei por substituir o nome Maria pelo pronome pessoal she. Da mesma forma, se eu tivesse o nome Pedro na frase acima, poderíamos substituí-lo por he e por aí vai. Essa é a forma como usamos os chamados subject pronouns em inglês (I, he, she, we, it, they). Inclusive já falamos mais sobre eles no artigo: Como Usar Pronomes Pessoais em Inglês [clique aqui para ler].

O que isso tem a ver com him, her, us, them etc?

O pulo do gato está em saber quando optar pela segunda coluna composta pelos pronomes do objeto. Veja os exemplos abaixo:

Ex: Bob called me.

[Bob me ligou]

Ex: My mother saw you at the mall.

[minha mãe lhe viu no shopping]

Ex: He loves her.

[ele a ama]

Ex: My father didn’t listen to us.

[meu pai não nos escutou] 

Ex: I sent them an e-mail.

[eu os enviei um e-mail]

Na nossa língua classificamos o uso de ‘a’ e ‘o’ (pronomes oblíquos) como objetos diretos e ‘lhe’ como objeto indireto.

Na língua inglesa, podemos usar os pronomes do objeto tanto com o sentido de ‘o’ e ‘a’ como ‘lhe’.  É que apesar de a norma culta da língua portuguesa exigir “eu o vi” em vez de “eu lhe vi”, esse formato praticamente passou a ser tolerado.  Inclusive “eu te vi” faz parte do nosso uso corrente.

Diferença entre Subject Pronouns e Object Pronouns

o que eu costumava dizer ao meus alunos nos meus tempos de professor é que o uso de object pronouns implica em receber uma ação ou sofrer uma ação. Se uma pessoa entrega um livro para a outra, a pessoa que recebeu o livro sofreu uma ação. Se minha mãe viu alguém no shopping, a pessoa que foi flagrada sofreu a ação. Essa é a ideia que você deve ter em mente. Se eu mandei e-mail para alguém, o destinatário, ou seja, a pessoa que recebeu o e-mail, sofreu a ação.

É que a palavra sofrer geralmente nos faz pensar em algo negativo ou até mesmo trágico, correto? A ideia aqui não é essa, mas simplesmente identificar quando exatamente devemos usar him, her, us, them e assim sucessivamente. Com essa ideia em mente fica muito mais fácil saber a diferença entre subject pronouns e object pronouns.  Imagine a seguinte situação. Uma pessoa está conversando comigo nesse exato momento e eu posso relatar essa ocorrência a você. Eu posso me referir a essa pessoa como ‘he’. Veja o exemplo abaixo:

Ex: He is speaking to me.

Na frase acima identifiquei o perpetrador como ‘he’. Eu identifiquei quem exatamente está cometendo o ato. Da mesma forma, eu sou a pessoa que  “sofre a ação”, isto é, assumo a parte passiva. Ele fala (he) e eu escuto (me). Dessa forma, para me referir a minha pessoa usei o pronome do objeto ‘me’.

Agora veja esse outro exemplo. Se a mãe do Bob está preparando o seu jantar, posso apontar isso por meio do pronome pessoal (she) indicando que ela é a pessoa ativa da ação e também mostrar quem aguarda ansiosamente por isso de maneira passiva (him).

Ex: She is cooking dinner for him.

Um outro exemplo para a gente finalizar a nossa explicação. Você também deve estar ciente do uso de pronomes do objeto combinado a preposição ‘with’.

Você viajou com um amigo para Nova York e quer expressar isso em Inglês. Você pode dizer:

Ex: I am in New York with him.

[estou em Nova York com ele] 

Observe, porém, que nesse caso ao optar por ‘him’, a pessoa que escuta esse seu comentário deve estar ciente de quem exatamente você está falando, do contrário é melhor identificar o indivíduo de maneira clara, utilizando o nome do amigo.

Uma regrinha que costuma ajudar bastante quando você estiver na dúvida se deve ou não usar o pronome do objeto em inglês é se atentar ao uso de preposições. Há uma preposição como em “talk to me” na frase?

  • with___
  • to___

Veja o exemplo abaixo:

Ex: I work with Bob.

[eu trabalho com o Bob] 

Vamos transformar o exemplo acima tomando por base o uso da preposição “with”.

Ex: I work with him.

[eu trabalho com ele] 

Encaixe um nome ou pronome do objeto correspondente e não o pronome pessoal. Exatamente como fizemos nos exemplos acima. É óbvio que nem sempre teremos uma preposição, como em outros exemplos previamente destacados. Você deverá avaliar a questão no sentido de quem pratica a ação x quem sofre a ação. Exatamente como explicamos.

Viu como é fácil?

Conseguiu entender como usar him, her, us, them e outros pronomes do objeto em Inglês? Se ainda assim você tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo. A gente faz questão de responder. Para ficar por dentro de dicas de inglês e contar com a nossa ajuda para aprender inglês de graça, se inscreva no nosso canal oficial no Youtube. Você com certeza vai adorar os nosso vídeos gratuitos e aprender muito!  😉

[vc_button title=”Ver canal do Youtube” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.youtube.com/channel/UCpQlroCo9UpR1ONqNqUksLQ”]

Advertisement

You may also like

Comentários

6 comments

m.borgespaiva@gmail.com'
Mariana nov 17, 2016 - 23:26

Boa noite! Eu tenho a seguinte dúvida: quando é porque se usa we e us.

Por exemplo :
The child loves us
The child loves we

valquirio@msn.com'
valquirio dez 10, 2016 - 16:55

Me, you, her ,him, us e them são chamados pronomes objetos. por que sempre aparecem como objeto direto ou indireto nas frases em ingles.. por isso vão sempre aparecer depois de um pronome sujeito ( subject pronouns) I you, he, she, it, we , you no plural e they, depois aprece um verbo e enfim o nosso querido amado e idolatrado pronome objeto object pronouns)

ex. O seu ex..kkk The child loves us The ( pronome sujeito) child ( nome pessoa) loves (verbo) e por fim o objeto us que aparece obrigatoriamente no lugar de we ( nós)

The child loves ( we) esse we aqui é uma aberração tem que usar o pronome objeto us por que ele está no lugar do objeto.

Lembra lá no ginásio!! Quem é a criança ama? nós está no lugar do objeto então em inglês usa se we. Espero ter ajudado

larissarceleste@gmail.com'
Larissa nov 22, 2017 - 20:13

Amei, eu faço curso de inglês entretanto logo que fiz a matrícula me nivelaram e estou com dificuldade por não me recordar de coisas básicas como object pronouns.

Agradeço por explicar o conteúdo tão bem <3

Daniel Silva nov 23, 2017 - 10:59

Obrigado Larissa e volte sempre!

marcosviniciussd99@gmail.com'
Marcos Duarte jun 16, 2019 - 15:56

Então pelo que eu entendi de forma simples , os que recebe a ação usa-se o object pronouns, e os que mandam a ação seja passiva ou não é por exemplo; she ou he? como se os object pronouns só fosse usado em 2° pessoa.
tenho duvida se dessa forma que entendo é certa também? por exemplo; she ins´t want what him come!

fernacam@gmail.com'
Pareto jul 18, 2019 - 00:22

A explicação esta no artigo da página.

A segunda frase está errada.

Leia e veja o vídeo que vai entender

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy