Home Gramática da língua inglesa Simple Present e Simple Past: comparação e explicação

Simple Present e Simple Past: comparação e explicação

by Daniel Silva
0 comment

Continuando o nosso estudo sobre o tempo verbal Simple Past, hoje no blog Inglês no Teclado veremos mais alguns exemplos de como usá-lo. Vamos apontar alguns erros comuns e iremos conferir uma comparação entre Simple Present e Simple Past.

É muito comum notarmos pessoas/ alunos que estudam ou praticam de alguma forma o Inglês, cometendo erros ao expressarem um fato inerente ao passado, usando o passado simples em Inglês. Como assim?

Simples: como as pessoas possuem dificuldade em usar o tempo verbal Simple Past usam o Simple Present. São erros muito comuns, dentre eles: Yesterday I buy a red car.

A palavra yesterday presente na frase acima facilita a compreensão, então devemos nos situar no passado, mais precisamente ao dia anterior (yesterday = ontem).

  • verbo to buy: comprar
  • red = vermelho (a)

Voltando a mesma frase, temos:

Advertisement

Yesterday I buy a red car = Ontem eu comprar um carro vermelho.

Algo não faz sentido na frase acima. Pois é… é desse tipo de “navalhada” que estou falando. Portanto, sempre sugiro a todos que memorizem ao menos os principais verbos e suas respectivas conjugações no passado simples em Inglês. Sabendo que para o verbo to buy a forma no passado (Past tense form) é bought, a frase correta seria: 

Ex: Yesterday I bought a new car.

Agora sim faz sentido! Vejamos mais algumas “navalhadas” comuns ao elaboramos perguntas. Digamos que desejamos saber se o Paulo foi a uma boate ontem. Compare os dois exemplos abaixo:

Ex: Do you go to the night club yesterday?

Ex: Did you went to the night club yesterday?

Navalhada numéro 1: Nesse caso estamos perguntando algo referente ao passado (e que não tem mais nada a ver com o momento da nossa fala) e por isso devemos usar o verbo auxiliar did. Do & Does são usados apenas para questões inerentes ao presente.

Navalhada número 2: Começamos bem, foi utilizado o verbo auxiliar do passado simples em Inglês. Contudo, confira o verbo em questão (verbo to go).

“O que há de errado? Aprendemos que devemos usar o verbo no passado” Calma lá! Não podemos nos esquecer que ao realizarmos perguntas utilizando o verbo auxiliar did o verbo deverá estar sempre no presente, mais precisamente na base form. Ou seja, DID + verbo (no presente). 

É que, como vimos anteriormente, o verbo auxiliar “converte”, “joga”, “modifica” o verbo no presente para a sua forma no passado. Os verbos virão no passado quando NÃO utilizarmos o verbo auxiliar DID.

Veja dois vídeos do Inglês no Teclado sobre o Siple Present e Simple Past em que explicamos detalhes interessantes sobre esses tempos verbais:

 

 

Quer continuar acompanhando as próximas dicas de Inglês do blog Inglês no Teclado? Curta a nossa página oficial no Facebook. Estamos no ar desde 2009 com centenas de textos explicando as vários aspectos da língua inglesa para quem quer aprender Inglês pela internet e gratuitamente! Veja todos os nosso vídeos no nosso canal oficial no Youtube!

[vc_button title=”Ver vídeo Youtube” target=”_self” color=”red” size=”size_large” href=”https://www.youtube.com/channel/UCpQlroCo9UpR1ONqNqUksLQ”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy