Home Gramática da língua inglesa Explicação sobre WOULD: veja como usar WOULD

Explicação sobre WOULD: veja como usar WOULD

by Daniel Silva
0 comment

 

Nos textos passados, falamos sobre estruturas de frases com Would, mais especificamente perguntas com o verbo modal WOULD.

Nessa explicação sobre would, veremos como podemos usá-lo, ou seja, situações nas quais, geralmente, empregaríamos esse verbo modal.

Antes de continuar o nosso estudo, gostaria de alertá-los sobre um detalhe de suma importância, por mais que transmita uma ideia de obviedade.

Iremos responder a uma pergunta usando WOULD quando na pergunta for utilizado would. A razão para esse alerta é que frequentemente ouço pessoas cometendo o erro de não prestar atenção no tempo verbal ou verbo auxiliar a ser usado na resposta.

Advertisement

Dito isso, lembremos de alguns pontos importantes que vimos nos textos passados. O verbo modal WOULD é naturalmente um verbo auxiliar. Portanto, quando usarmos would em perguntas, vamos empregar, basicamente, a seguinte estrutura:

WOULD + (pronome pessoal) + (verbo) + (complemento)

Algumas pessoas podem estar pensando o que vem a ser esse tal de complemento?

Apenas criei essa denominação para facilitar o nosso entendimento, veja um exemplo abaixo:

Ex: Would you buy a yellow car?

Após o verbo buy (comprar), tudo o que vem em seguida seria rotulado, de acordo com o esquema acima, um complemento. Quer dizer que sempre deveremos ter um complemento? Não! É aquela ideia do objeto que vemos constantemente na gramática. Comprar o que? a yellow car.

A ideia aqui não é de obrigatoriedade mas sim de esclarecer ao máximo o que queremos dizer.

Vejamos agora algumas formas de usar WOULD.  Podemos usar would de diversas maneiras interessantes. Abaixo cito algumas delas.

1. Como usar Would – pré condição para tomada de decisão

Podemos usar would, fazendo referência a algo ou a alguma situação inexistente que talvez gostaríamos que existisse levando em conta certa pré-condição. Como em:

Ex: If I had a million dollars, I would live in New York City.

A frase acima foi dividida em duas. A primeira frase composta por if (se) tem a intenção de apresentar uma condição, nesse caso um milhão de dólares. Obrigatoriamente nesse tipo de construção, o verbo to have apresenta-se no passado (had). Basicamente: se eu tivesse…

Na segunda frase (I would live in New York) apresentamos o que seria feito caso a condição (posse de um milhão de dólares) fosse satisfeita.

Quer dizer que esse tipo de construção está limitada ao uso do pronome pessoal I? Não, poderão ser usados outros pronomes assim como nomes, como no exemplo:

Ex: If Carla had a million dollars, she would live in New York City.

Um  detalhe importante é que podemos inverter a ordem das frases: Carla would live in New Yok, if she had a million dollars.

2. Como usar Would – relatando planos futuros que lhe foram contados

Outra situação em que podemos usar would é quando alguém chamado Peter lhe conta a respeito de um plano futuro (como passar a temporada de natal em Paris):

Ex: I will be in Paris at Chistmas.

E então você relata a mim o que lhe foi dito: Peter said he would be in Paris at Christmas.

Interessante notar é que nesse caso WILL tornou-se WOULD. Você consegue entender o motivo para tal alteração? Daniel disse: Estarei em Paris no Natal (I will be)

Então você relata: Daniel disse que estaria em Paris no Natal (would be)

Se você gostou da explicação sobre WOULD, tem que conferir todos os nossos outros posts sobre como usar would! Além disso, você pode conferir todos os nossos vídeos no Youtube e aprender Inglês de uma forma super prática!

[vc_button title=”Ver canal do Youtube” target=”_self” color=”red” href=”https://www.youtube.com/channel/UCpQlroCo9UpR1ONqNqUksLQ”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy