Home Gramática da língua inglesa Futuro Simples: WILL X BE GOING TO

Futuro Simples: WILL X BE GOING TO

by Daniel Silva
0 comment

WHAT’S UP GUYS?
Qual a diferença entre WILL X BE GOING TO? Dando sequência aos nossos estudos sobre os tempos verbais, especificamente ao tempo verbal Simple Future, veremos alguns detalhes importantes sobre como podemos usá-lo. Antes disso, no entanto, gostaríamos de te convidar para conhecer o canal do Inglês no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas inscritas no nosso canal. Tem gente do Brasil todo, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Holanda e muito mais! O melhor de tudo é que os vídeos são gratuitos e para todos os níveis [clique aqui para conhecer].
Como aprendemos nas lições passadas ( caso não consiga lembrar, volte nos outros posts), podemos usar a combinação BE + GOING + TO para expressar o futuro em Inglês. A grande questão é:
Quando usamos WILL e quando usamos BE GOING TO? Ou seja, como resolver o dilema WILL X BE GOING TO? Antes de você continuar lendo esse texto, sugiro que você assista o nosso vídeo abaixo, pois a explicação através do vídeo costuma ser muito mais clara do que por meio de palavras. Logo na sequência, leia a explicação do artigo. Dá o play!

Bom, muitas são as pessoas que frequentemente me fazem essa pergunta. Por tanto, resolvi escrever um texto com o intuito de elucidar ao máximo o dilema WILL X BE GOING TO. Confira os exemplos abaixo!
Podemos usar tanto “WILL” quanto “BE GOING TO” para nos referir à algo planejado ou a algo que acreditamos ter grande chance de acontecer como em:
Ex: We will talk to Mario next week.
Geralmente usamos WILL quando opinamos sobre algo que pode acontecer, baseados em nossas experiências como em:
Ex: ‘Should I ask Paul?’ ‘No he won’t want to be distuberd.’
Por outro lado, quando opinamos sobre algo que pode vir a acontecer, mas dessa vez nos baseamos em evidências, optamos por usar BE GOING TO como em:
Ex: Tommy is outside in the rain. He’s going to get sick.
Agora, gostaria de apresentar algumas das principais (se não a principal) circunstâncias em que devemos ficar atentos ao uso de “WILL” e BE GOING TO.
Quando estamos conversando com alguém e realizamos uma decisão no momento da conversa, ou seja, quando relatamos a nossa decisão que acabamos de tomar, usamos WILL.
Ex: Hey Bob! I’ll help you with this duty!
Se estivermos decididos quanto a algo que iremos fazer no futuro (antecipadamente planejamos algo) usamos BE GOING TO como em:
Ex: I’m going to travel to Bahia next Monday
Ex: I’m going to collect the children at eight o’clock.
Formalmente, optamos por usar WILL em vez de de BE GOING TO mesmo quando estamos fazendo alguma referência a um evento que foi previamente planejado como em:
Ex: the metting will beging at seven o’clock.
Como vocês podem notar, existem várias situações distintas nas quais WILL e BE GOING TO são usados. Citei aqui as principais situações. Não se preocupem se no começo vocês ficarem perdidos, pois com o passar do tempo todos acabam acostumando!
Agora que você aprendeu sobre WILL X BE GOING TO, aproveita para seguir o Inglês no Teclado no Facebook e não perder nenhuma dica de Inglês gratuitamente e super preciosa! A gente sempre avisa por lá quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉
[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy