Home Gramática da língua inglesa WOULD RATHER e Would you mind: como usar

WOULD RATHER e Would you mind: como usar

by Daniel Silva
0 comment
Hi there!
Hoje daremos continuidade ao nosso estudo sobre WOULD.
Muitas pessoas devem estar surpresas com o fato de eu não ter apresentado (até então) a classificação ou categoria para o uso do verbo modal WOULD. Muitos devem estar pensando: qual a razão para ele não ter dito Conditional tense até então?
A razão é muito simples. O mais importante é sabermos utilizar o verbo modal WOULD e não apenas sabermos que trata-se da chamada Conditional Tense ou como no Português, Futuro do Pretérito e Futuro do presente.
Prestem bastante atenção, o que estou dizendo é que devemos focar em como usar would, isto é,  na forma correta de utilizar tal verbo modal e não apenas sabermos “Isso é Simple Present, aquilo é Simple Past, Simple Future, Conditional Sentence” e por aí vai…
Nesse artigo, falo como podemos podemos usar WOULD, maneiras que anteriormente não foram apresentadas.
Como usar would  para oferecer algo
Podemos utilizar WOULD quando queremos ser educados no momento em que oferecemos algo a alguém:
Ex: Would you like some soda?
Ex: Would you like a piece of cake?
Como usar would  para saber se há alguma objeção
Podemos usar WOULD quando precisamos saber se alguém se importa/ se importaria com algo que venhamos a fazer. Isso pode ser feito através da combinação WOULD YOU MIND.
1. Would you mind taking a picture of us?

2. Would Jessica mind cleaning up the bathroom tonight?

3. Would he mind if I arrived 5 minutes later?

4. Do you think he would mind if I went to his party?
Nas frases 1 e 2 há o verbo to mind (importar) e logo em seguida temos outro verbo to take. Como já aprendemos nos textos passados, não utilizamos o verbo no infinitivo nesse tipo de construção. Optamos pela chamada base form. No entanto, gostaria de chamar atenção de todos para um detalhe super importante.
  • mind taking
  • mind cleaning up

Como é possível notar, temos dois verbos (um verbo seguido do outro). Existe uma regra que diz que quando um verbo for seguido de outro verbo (exceto os verbos modais), como no exemplo  mind + take, o segundo verbo deverá estar na forma ing

Mais alguns exemplos:

  • Would you mind playing…?
  • Would she mind running…?
  • Would they mind cooking..?
  • Would he mind studying…?

No exemplo 3, logo após o verbo to mind, surgiu a palavra if (se), portanto, não há razão para a aplicação da regra ing. Outro detalhe super importante é que o verbo to arrive (chegar, como chegar em algum lugar) está no passado (Simple Past Tense form).

Advertisement

Veja:

if I arrived 5 minutes later?

É como no Português: ele se importaria se eu chegasse 5 minutos mais tarde?

No exemplo 4 foi feita uma combinação entre Simple Presente Tense e Conditional Tense.
Simple Present Tense representado por: Do you think
Conditional Tense representado por: he would mind

Isto é: você acha que ele se importaria…

Muita atenção nas frases acima! A combinação would mind (importaria) é muito útil e frequentemente usada por nativos da Língua Inglesa.
Podemos utilizar would através da combinação WOULD RATHER. A combinação would rather é utilizada para expressar preferências, decisões, escolhas. Vejamos os exemplos abaixo:
1. 

Question:  Would you rather go to Caetano’s Concert or Betania’s?

Answer: I would rather go to Betania’s Concert.

2. 

Question:  Would you rather buy a red car or a blue one?

Answer: I‘d rather buy a blue one.

3.

Question: Would you like to go out tonight?

Answer: I would rather go out tomorrow.
Como eu disse, o uso de would rather está vinculado às preferências, então quando quisermos expressar nossas escolhas como em: eu prefiro…podemos optar por usar would rather.
Repare que os verbos são empregados na chamada base form.
Detalhe importante:

Na pergunta de número 3 não foi utilizada a combinação would rather na pergunta o que não nos impossibilita de utilizar tal combinação na resposta. Você gostaria de sair hoje a noite? Resposta: Eu preferiria….

Se você curtiu esse post sobre como usar would rather e would you mind , confira os nossos vídeos do Inglês no Teclado no Youtube para aprender Inglês do jeito que você quiser!

[vc_button title=”Ver canal do Youtube” target=”_self” color=”red” href=”https://www.youtube.com/channel/UCpQlroCo9UpR1ONqNqUksLQ”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy