Home Gramática da língua inglesa CAN: Como usar can em Inglês

CAN: Como usar can em Inglês

by Daniel Silva
0 comment


HOW IS IT GOING?

Em um dos artigos passados, dei início ao estudo dos verbos modais em inglês. No artigo de hoje, aprenderemos como e em quais situações podemos usar o modal verb CAN, mais precisamente como usar can em Inglês.

Basicamente, can pode ser utilizado em dois contextos distintos. Antes de falarmos sobre isso, no entanto, gostaríamos de te convidar a conhecer o canal do Inglês no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas nos seguindo por lá. Tem gente do Brasil todo, Estados Unidos, Inglaterra, Canada, Austrália e muito mais. Essa é uma ótima oportunidade para você aprender inglês de graça e aprimorar tanto a sua pronúncia quanto a escuta [clique aqui para conhecer].

Inclusive já falamos sobre como usar can em inglês por meio da vídeo-aula abaixo. Super vale a pena conferir o vídeo antes de continuar a ler esse artigo. Primeiro, sugerimos que você assista a nossa aula abaixo e depois leia o texto caso você ainda tenha alguma dúvida. Dá o play!

Expressando habilidade e/ ou capacidade 

Advertisement

Alguns exemplos:

Ex: Can you play the piano? (habilidade)

Yes, I can play the piano.

Ex: Can you play soccer? (habilidade)

No, I can’t play soccer.

Ex: Can you lift your arm? (capacidade)

No, I can’t lift my arm.

Expressando permisão (solicitação), favor ou possibilidade 

Ex: Can you do me a favor? (favor)

Yes, I can.

Ex: Can I drink a glass of water? (solicitação)

Yes, you can.

Ex: Can you come here tomorrow? (possibilidade)

No, I can’t.

Ex: She cannot stay out after 10 PM. (permissão)

Notou a palavra ‘cannot’? Muitos leitores devem estar questionando um possível erro do blogueiro. “Será que o blogueiro mais uma vez esqueceu de separar a palavras e o que ele queria dizer na verdade era “can not”?

Não caros amigos! Este não é um erro do blogueiro. Existem muitas controvérsias sobre o verdadeiro uso da palavra cannot. Muitos experts da língua insistem em dizer que há uma diferença no sentido e uso entre  ‘can not’ e ‘cannot’.

Outros dizem que se trata de uma palavra arcaica muito utilizada no Inglês britânico. Não vislumbro qualquer diferença relevante. Agora que você aprendeu a como usar can em Inglês, confira os vídeos do Inglês no Teclado no Youtube e aproveite para engrandecer o seu conhecimento sobre Inglês cada vez mais. São todos gratuitos e você ainda tem a opção de esclarecer dúvidas. Viu que demais? Conheça e se junte aos milhares de seguidores do Inglês no Teclado!  😉

[vc_button title=”Ver canal do Youtube” target=”_self” color=”red” href=”https://www.youtube.com/channel/UCpQlroCo9UpR1ONqNqUksLQ”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy