Home Inglês Para Negócios e Trabalho “Bottom-up company” significa o quê?

“Bottom-up company” significa o quê?

by Daniel Silva
0 comment
Outro dia, assistindo a uma entrevista no The Economist ( link: http://www.economist.com/ na seção Tea With The Economist) o entrevistador utilizou uma combinação de palavras que até aquele dia eu desconhecia. Ele disse: Bottom-up company.
Resolvi então sair à procura dessa expressão e, além de entender o seu significado, buscar uma expressão em nossa língua que ao menos se aproximasse do seu verdadeiro sentido.

 No entanto, como sabemos, muitas palavras e expressões ligadas ao mundo dos negócios possuem origem na língua inglesa e o idioma vernáculo é mantido, como no caso das palavras: business, start-up, venture capital, joint-venture etc.

Para Bottom-up podemos entender que se trata de uma estratégia de investimento através da qual  empresas passam a ser reconhecidas pelos seus próprios méritos, independentemente dos setores em que estão inseridas e das condições econômicas atuais as quais estão sujeitas.
Explico. Um indivíduo que procura implementar esse tipo de estratégia geralmente leva em consideração a gestão da empresa, o seu histórico, o seu modelo de negócio, perspectivas de crescimento e outros fatores. Isto significa que o interessado nesta empreitada, não irá, diferente de outras situações, ponderar tendências econômicas assim como as do setor industrial, o qual faz parte a empresa, a ponto de abandonar a sua tática.  
Alguns adeptos desse tipo de estratégia entendem que certas empresas são superiores às suas rivais da ótica que possuem maiores chances de vir à superar em desempenho as suas concorrentes. Tudo isso, como previamente destaquei, a despeito de circunstâncias econômicas e setoriais.

De acordo com Gustavo Bressan- Analista Sênior de Negócios da Consultoria Biominas Bottom-up Companies seriam “empresas que buscam em sua própria história as soluções estratégicas a serem adotadas no agora.”

Assim, a expressão bottom-up estaria associada a uma estratégia de perspectiva de baixo para cima. Mas isso já é outro assunto.
O artigo de hoje foi apenas uma espécie de insight…

Advertisement

Pesquisem!

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy