Nesse texto, falaremos sobre estruturas com a palavra wish.

Em especial, o uso da palavra wish para expressar lamentações, arrependimentos , remorsos, frustrações etc.

Sim! arrependimento e frustração são palavras diferentes e possuem obviamente sentidos distintos, portanto veremos como trabalhar com essas duas ideias.

O verbo to wish contém o sentido de ‘desejar’, ‘querer’. No entanto, estarei diferenciando duas formas de utilizá-lo quando a idéia é demonstrar arrependimento ou até mesmo frustrações.


Combinação WISH + SIMPLES PAST (frustrações)

Podemos utilizar a combinação da palavra wish + frase no passado simples para expressarmos frustrações quanto a situações inexistentes. É como se quiséssemos que algo fosse diferente do que é.

Vejamos:

Advertisement

Ex: I wish I had a car.

Ex: I wish I was happy [I wish I were happy]

Ex: They wish they could go to school.

Ex: Bob wishes he studied more.

Como podemos notar, construímos frases no passado simples mas nos referindo ao presente, isto é, ao atual momento.

Caso a intenção seja expressar arrependimento de algo que não fizemos no passado mas gostaríamos de ter feito, por exemplo, podemos elaborar frases da seguinte forma:

Ex: I wish I had kissed her that day.

Ex: They wish they had traveled to Bahia on their last vacation.

Ex: Maria and Bob wish they had talked to their parents about the broken jar.

A diferença é que para uma situação no passado, utilizamos o tempo verbal past perfect. Esta é a razão pela qual estabelecemos a construção had + past participle.

Devemos ficar muito atentos!

Quando nos referirmos a algo relacionado ao presente (situação atual) devemos optar por utilizar a combinação wish + simple past.

Já quando a ideia for expressar algo relacionado ao passado mesmo que curto (como no dia anterior) iremos utilizar wish + past perfect.

Veja no vídeo abaixo uma explicação completa sobre o uso de Wish. Não esquece de se inscrever em nosso canal do Youtube!

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy