RETROFIT significa o quê?

by Daniel Silva
0 comment

Lendo o jornal Folha de São Paulo, mais especificamente o caderno Mercado, deparei me com  uma matéria de manchete intitulada Dobra Recuperação de prédios para escritórios.

Baseado nessa matéria, resolvi escrever um artigo sobre o termo retrofit que vem aparecendo com bastante frequência seja em jornais, no mundo dos negócios ou no mundo da construção, de uma maneira geral.Como se vê, temos aqui mais um caso de Inglês técnico e em parte do chamado Business English.

Antes de mais nada, retrofit é um verbo e também um substantivo.

A palavra retrofit é um termo técnico utilizado principalmente no setor de construções, para designar uma modernização, reestruturação, ou ainda reorganização no que se refere a uma série de itens: sistema hidráulico, elétrico, de ar condicionado etc.
No Brasil, com a crescente escassez de terrenos, principalmente em pontos estratégicos como grandes centros comerciais, surgiu uma carência evidente de locais para o estabelecimento de novos empreendimentos o que, consequentemente, levou as construtoras a investirem  no chamado retrofit.
Há alguns anos, o processo de retrofitagem (jargão utilizados pelas empresas do setor imobiliário) era visto como fundamental para reconquistar a valorização de certas unidades. A prática iniciou-se na Europa e Estados unidos como parte dos processos de restauração de edifícios antigos e históricos. Porém, nos dias atuais, é também uma medida estratégica para contornar a ausência de locais técnica e financeiramente viáveis para a instalação de obras.

É dito que a revitalização de prédios se fez necessária sob uma nova óptica.

A ideia do “colocar o antigo em boa forma” é sempre avaliada, por empresas do setor, de forma rigorosa. Isto ocorre já que, muitas vezes, o retrofit acaba saindo mais caro do que derrubar o antigo edifício e construir um novo.

Hoje, no Brasil, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro são as capitais brasileiras nas quais o processo de retrofitagem se faz mais presente.

Advertisement
De fato, há de se ponderar ambos os aspectos positivos e negativos atrelados a retrofitagem. No entanto, como esta não é a intenção principal do blog, se não uma breve olhadela sobre o termo técnico, dou-me a liberdade em não fazê-lo.

Abaixo, uma ilustração explicativa sobre o que é retrofit retirada do Jornal Folha de São Paulo (caderno mercado – sábado – 06 de novembro de 2010):

 








(clique na imagem para amplia-la)

 

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy