Home Gramática da língua inglesa Como usar: DON’T!

Como usar: DON’T!

by Daniel Silva
0 comment

Desde as primeiras aulas de Inglês, aprendemos sobre os famosos verbos auxiliares. Se você ainda não sabe o que são verbos auxiliares, aproveite para aprender de uma vez por todas, basta fazer uma rápida pesquisa no blog.

Muitas vezes, somos surpreendidos por palavras ou expressões que desconhecemos ou até mesmo nos deparamos com aplicações informais de termos em contexto consideravelmente intrigantes.

Neste artigo, daremos uma olhada em um contexto específico no qual a contraction form de do + not (don’t) é empregada sem o uso de qualquer outro verbo, ou seja, isoladamente.

Esta pode ser uma surpresa para muitos já que costumamos a aprender que os verbos auxiliares são empregados associados a outras palavras (com exceção das chamadas short answers).

Acontece que existe um caso, nada bizarro, porém de caráter impulsivo, no qual a forma don’t! (isto mesmo, com caráter exclamativo) ocorre.

Advertisement

O primeiro caso ocorre quando, por exemplo, ao término de uma discussão muito estressante entre casais, num dado momento, estão ambos em silêncio.

Alguém resolve dizer algo e é repentinamente interrompido pelo outro, que diz:

– Don’t!

A intenção foi repassar a sensação ou o sentimento do tipo “não dê continuidade a isto”, “não começa”. Ou ainda, “não quero ouvir isto” ou simplesmente “pare!”.

Mais especificamente, para o sentido contido em “pare!”, “don’t!” ocorre com muita frequência quando a intenção é justamente evitar que algo ocorra.

Imagine agora que o seu cão tem alergia a peixe.

Um belo dia você, andando pela sua casa,  vê uma criança prestes a alimentar o seu cachorro com um peixe.

Desesperado para com aquela situação inusitada, você então resolve gritar:

– Don’t!

Nesse caso: “pare!” ou simplesmente “não” podem ser aceitas como traduções diretas.

O que ocorre na verdade é que quando pessoas empregam a estrutura “don’t!” é como se omitissem o restante de uma frase como em:

Ex: Don’t [do it]

Aprendeu a como usar DON’T em Inglês? Confira outros posts no blog Inglês no Teclado e aproveite para expandir cada vez mais o seu vocabulário em Inglês! Somos apaixonados pela língua inglesa – simplesmente nos dedicamos a esse blog desde 2009. São diversos posts sobre gramática, gírias, expressões, escuta, pronúncia e leitura através dos quais você aprende Inglês a hora que quiser, do jeito que você quiser e de onde você quiser!

Curta a nossa fanpage oficial no Facebook para não perder nenhuma das nossas novidades e ficar por dentro de outros artigos geniais sobre a língua inglesa!

Também estamos no G+, conheça a nossa página oficial aqui.

No Youtube, começamos a divulgar vídeos para te auxiliar a estudar Inglês de uma maneira super prática e isenta de chatices que empatam em muito o aprendizado. Se inscreva em nosso canal oficial para não perder nada e assistir a cada um dos nossos vídeos sobre o estudo da língua inglesa!

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy