Home Gramática da língua inglesa Advérbios em inglês: terminação ly

Advérbios em inglês: terminação ly

by Daniel Silva
0 comment

Advérbios em inglês: terminação ly

Drive safe ou drive safely? Go fast ou go fastly? Stars shine bright ou stars shine brightly? Qual a forma correta? Você sabe?

O advérbio safe se trata de exemplo de flat adverb. Nesse caso, o advérbio possui a mesma forma que o seu adjetivo associado. Ou seja, o advérbio mantém a mesma forma que o seu adjetivo correspondente. Flat adverbs existem há muito tempo – o que ocorre é que, com o passar dos anos, haja vista modificações impostas à língua, alguns flat adverbs deixaram de existir – com algumas exceções, como é o caso de fast. Observe o seguinte exemplo:

Ex: Time goes fast.

Acima, falamos do tempo – que ele não é como uma tartaruga .

Advertisement

Além disso, para certos advérbios, surgiu a possibilidade de empregá-los na forma associada ao adjetivo sem a incorporação do sufixo -ly ou com o uso do sufixo -ly (isso mesmo, duas opções para uma única palavra).

Alguns outros exemplos de advérbios do inglês associados a verbos:

  • slow  – go slow;
  • easy – take it easy;
  • right – do right.

Mas e o sufixo -ly? De que forma ele atua? Repare:

Para o caso de slow, ainda é possível realizarmos a combinação slow + ly  formando slowly. Até mesmo safe, através da combinação safe + ly = safely, não estaria incorreto. Outro exemplo é o binômio bright x brightly. Diz uma música famosa:

Ex: Shine bright like a diamond.

De qualquer forma, para o caso das palavras tight e tightly devemos ter em mente a ocasião correta para usá-las. Assim como near e nearly. No exemplo abaixo, falamos do término do dia:

Ex: The day is drawing near.

[o dia está acabando]

Ex: The day is nearly over.

[o dia está próximo ao fim]

Cabe o alerta que nem toda palavra terminada em -ly é um advérbio do inglês. É o caso de friendly. Ora essa palavra atua como adjetivo e expressa o sentido de receptivo, amigável, bonzinho, amistoso.

Ex: Is your dog friendly?

Ora atua como um substantivo:

Ex: A friendly between the Crew and Minnesota United scheduled for Sunday could potentially spread the virus between clubs.

[um amistoso entre a equipe e o Minnesota United, marcado para o domingo poderia potencialmente espalhar o vírus entre os clubes]

Aprendeu a como usar advérbios em Inglês? Aprendeu sobre advérbios terminados em ly em Inglês? Confira outros posts no blog Inglês no Teclado e aproveite para expandir cada vez mais o seu vocabulário em Inglês! Somos apaixonados pela língua inglesa – simplesmente nos dedicamos a esse blog desde 2009. São diversos posts sobre gramática, gírias, expressões, escuta, pronúncia e leitura através dos quais você aprende Inglês a hora que quiser, do jeito que você quiser e de onde você quiser!

Curta a nossa fanpage oficial no Facebook para não perder nenhuma das nossas novidades e ficar por dentro de outros artigos geniais sobre a língua inglesa!  😉 

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy