Home Dicas para Aprender e Estudar Inglês Aprender Inglês ouvindo música

Aprender Inglês ouvindo música

by Daniel Silva
0 comment

Você gosta de ouvir música? Eu simplesmente sou fanático por música! Desde os tempos do colégio quando toquei em uma banda, sempre fui apaixonado por música. Para falar a verdade, antes mesmo disso. Não sei se porque meu pai também sempre gostou de música, eu e meus irmãos somos hoje viciados em música. O vício é tamanho que só nessas quatro primeiras linhas não sei quantas vezes escrevi a palavra música.

Mas enfim, aprender Inglês ouvindo música não é novidade para ninguém. Listamos abaixo alguns motivos para você entrar nessa!

Ouvir música para melhorar a pronúncia e familiarizar com sons

Se para algumas pessoas aprender a pronúncia de palavras em Inglês pode ser muito complicado, aprender inglês com músicas é um catalizador incrível. Isso porque reproduzir o que está sendo dito, contato que a gente dê uma olhadinha na letra oficial da música para assegurar quais palavras estão sendo ditas, é um passo para familiarizar com fonemas muito comuns da língua inglesa. Sabe aquele amigo que fica só no embromation e você morrer de rir quando ele começar a cantar algo “em Inglês”? Mesmo no caso do amigo que inventa palavras, tentar reproduzir a letra de uma música é uma ótima forma para assimilar o som das palavras em Inglês.

Música em Inglês para expandir o vocabulário

Música como estímulo para a aprendizagem é uma das ferramentas mais eficazes quando reconhecemos que há a possibilidade de expandirmos o nosso vocabulário a partir dela. Além de você ter a oportunidade de ouvir palavras que já conhece, há a chance de aprender palavras novas e o melhor: adotar como referência onde você aprendeu uma palavra e fortalecer a memorização. De nada adianta aprender uma palavra hoje e não se preocupar em lembrar a sua pronúncia e significado. Em outro texto aqui no Inglês no Teclado comentei sobre uma das minhas técnicas preferidas que é sempre associar onde aprendi uma palavra ou expressão – tem tudo a ver com memorização! Confira mais sobre essa minha explicação nesse artigo.

Música para se acostumar com collocations banais

Sabe porque certas palavras sempre parecerem estar associadas a outras como se fossem gêmeas siamesas? É porque estão sempre associadas,  são o que chamamos de collocations, isto é, combinações de palavras que costumeiramente aparecem juntas, ainda que existam sinônimos os quais  poderiam muito bem substituir essas mesmas palavras em uma frase. Ouvir música para aprender Inglês é abrir as portas para collocations “banais”, isto é, ainda que seja praticamente impossível distinguir collocations recorrentes e outras não, do contrário não seriam collocations, saber ao menos as básicas das básicas pega muito bem e através da música isso pode ficar ainda mais fácil. Isso tudo se resume a compreender a língua estrangeira um milhão de vezes melhor!

Advertisement
Música para quebrar o gelo e aprender Inglês

Se tem uma coisa que aprendi desde novinho foi o poder que a música exerce sobre nós durante a execução de alguma tarefa repetitiva. Ainda que alguns especialistas apontem que a música pode influenciar o nosso desempenho negativamente em função da desatenção que ela nos desperta em virtude da agitação e embalo que ela tende a nos causar, aprender inglês ouvindo música é uma combinação mais que perfeita. Serve como combustível ideal, principalmente nos momentos em que estamos tentando compreender alguma coisa e sentimos que o tédio começa a bater após minutos ou horas nos esforçando para entrar na cabeça.

Aprender Inglês ouvindo música

Aprender Inglês ouvindo música: combinação perfeita!

Uma sugestão que costumo dar à quem me pergunta sobre como aprender inglês ouvindo música é ouvir às rádios estrangeiras que falam Inglês. Você pode usar aplicativos como o Tune In e procurar a rádio que mais lhe agrada de acordo com o estilo musical e até mesmo o local.

Além disso, ouvir a música que você gosta com a letra em mãos é um bom começo. No próprio Youtube é possível encontrar diversos vídeos onde a música toca simultaneamente à letra da música.

Que tipo de música e banda/cantor você costuma ouvir para aprender inglês? AC/DC? Bruno Mars?

Então isso, muita boa sorte e keep up the good work!

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy