Qual o som do ing em Inglês? Qual a pronúncia do ING em Inglês?
Me lembro daqueles tempos de criança quando estudava na escola da professora Adriana Iennaco. À época usávamos aquela fita cassete ou no máximo um CD. Acho que pegamos a reta final da fita e a maior parte do período usamos o CD – que diferença isso faz quando até mesmo o tal do pen drive (flash drive em Inglês) já está ficando para trás, não é mesmo?
Um dia, durante um exercício de escuta um dos alunos disse “estranho, achei ter ouvido o cantor pronunciar a letra G na palavra xxxxxing” e a professora respondeu – você também escutou?
Qual a palavra exatamente não me lembro, mas era composta pela forma ing, isto é, tinha o som do ing, terminava em ing.
Alguns rápidos exemplos para esclarecer:
Ex: He was begging.
Ex: She finishes cleaning at 6 p.m.
Desde novinhos temos tantas coisas para aprender, não é verdade? E o pior é que aquele mantra “quanto mais velhos ficamos, menos aprendemos” parece ser verdade. Que tristeza. De qualquer forma, é natural que muitas coisas fiquem para trás. Uma delas, em se tratando da língua inglesa é: a pronúncia do ing em Inglês.
Indo direto ao ponto, quando a letra g faz parte da composição ing ela não é muda. Isso mesmo, a letra g não é silenciosa.
O que ocorre é que a pronúncia da letra g nesse caso é algo tão natural e corriqueiro para nativos da língua inglesa que para nós, meros mortais, pode ser um bocado mais difícil perceber o som do g presente nos exemplos mencionados.
Entretanto, vamos trabalhar um exemplo em que a pronúncia da letra g agita mais intensamente as nossas células ciliares sensitivas. kkkkkkk 😆
Eu quis dizer, um exemplo em que é mais fácil captar a pronúncia da letra g. Anyway, Vamos usar a música Cool Kids da banda Echosmith que está fazendo um enorme sucesso. A vocalista tem uma boa dicção e através dessa música é possível captar “claramente” a pronúncia ing. Primeiro, siga as seguintes recomendações:
Não procure a letra da música no Google, fique em um ambiente silencioso e coloque o volume no máximo (no talo mesmo!).
No vídeo-clipe abaixo, fique atento aos seguintes intervalos e frases:
→ 1:42 – 1:44 – But they don’t know where they’re goinG.
→ 1:49-1:51 – In the fast lane, living life without knowinG. (ainda mais evidente)
À despeito de discussões que abordam como os efeitos culturais exercem influência sob a forma que as pessoas pronunciam as palavras, tenho para mim que é super válida a tentativa de pronunciar palavras como nativos costumeiramente pronunciam.
Se mesmo após esse vídeo, o som da letra G em palavras compostas pela terminação ing ainda estiver imperceptível para você, entenda que isso é muito natural! Saiba que não à toa muita gente quando começa a estudar Inglês, se acomoda e não dá especial atenção para detalhes. Comigo também foi assim!
O som do ing, ou mais precisamente do G, é muito suave, porém ele existe. Escute os três exemplos abaixo sendo o primeiro caracterizado pelo negligenciamento da pronúncia da letra g no som do ing. No segundo caso, exagero um pouquinho de fato, e no terceiro, o que na minha opinião seria o mais adequado (mais suave), tento reproduzir o que é dito pela vocalista.
1. Negligenciando o som do G por completo
Ex: But they don’t know where they’re going.
Ex: In the fast lane, living life without knowing.
2. Exagerando o som do G em ING
Ex: But they don’t know where they’re goinG.
Ex: In the fast lane, living life without knowinG.
3. Sugestão de pronúncia do ING
Ex: But they don’t know where they’re goinG.
Ex: In the fast lane, living life without knowinG.
Tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário no espaço abaixo! A gente quer muito saber!
Hi guys! Tudo bem? Hoje decidi passar rapidamente aqui, no portal inglês no teclado, sobre…
Você já ouviu alguém usar uma frase como "Some friend she is" e ficou na…
Você já percebeu que, ao ouvir uma música em inglês, sua boca começa a se…
Loanwords, ou palavras emprestadas, são um fenômeno linguístico fascinante que acontece quando uma língua incorpora…
A expressão idiomática "clear the air" é usada, em inglês, para indicar o ato de…
Quem nunca se viu em uma situação em que a melhor forma de conseguir o…
Este site utiliza cookies.