Home Dicas de Pronúncia e Listening em Inglês Como pronunciar TH em Inglês: dicas e macete infalível

Como pronunciar TH em Inglês: dicas e macete infalível

by Daniel Silva
1 comment

Já perdi a conta de quantas pessoas me perguntam todos os dias sobre como pronunciar TH em Inglês. Meu próprio pai possui uma dificuldade extrema para pronunciar a palavra thanks, ele pronuncia algo como sanks – som de ‘s’. Já expliquei diversas vezes sobre o som do th para ele, mas acho que o velho não se importa muito se está correto ou não a pronúncia do th que ele propõe. Também acho que se trata de um pouco de vergonha. Enfim, cada um faz o que bem entender.

Aqui no Inglês no Teclado, a intenção é sempre cooperar e ajudar quem possui interesse pela língua inglesa e, pensando nisso, resolvi fazer um dos meus primeiros vídeos para justamente auxiliar milhares ( senão milhões) de pessoas que tentam todo os dias aprender Inglês.  Não vale zoar, hein?

→ Já seguiu a nossa fanpage oficial no G+? Clica aqui para ajudar a gente a divulgar o nosso trabalho!

O que é o TH em Inglês?

Como muito bem aponta o Wikipedia o th é um dígrafo, ou seja, palavra composta de elementos gregos “di” de dois e “grafo” de escrever. Assim, usamos duas letras que simbolizam um fonema, isto é, um traço sonoro que possibilita diferenciarmos as palavras. Outros dígrafos são:

  • ch
  • gh
  • ph
  • sh
  • wh
Quão importante é o som do TH?

O som do th é muito importante e saber proferi-lo corretamente pode o salvar de muitas confusões. Isso porque uma palavra pronunciada inadeuqdamente justamente porque a pronúncia do th não foi executada corretamente pode dar lugar a uma outra palavra no entendimento de quem escuta.

Advertisement

Entretanto, reconheço que o som do th vem sofrendo inúmeras transformações ao longos dos anos. Lembro quando trabalhei em um restaurante nos Estados Unidos com gente de tudo que é país. Nossa! Como era difícil para muitos colegas de trabalho pronunciar o som do th. Por exemplo, a palavra clothes era pronunciada como close. Se, por alguma razão, tivessem que dizer closing, muito provavelmente diriam closing.

O próprio Dialect Blog aponta sobre essa questão da transformação e especula a influência que imigrantes vêm exercendo sobre a maneira como pronunciar th em Inglês . Cidades como Nova York, Londres e Dublin são mencionadas como possíveis cenários onde essas mutações podem ser evidenciadas.

Tá. E Como pronunciar o som do TH em Inglês?

O th possui dois sons, o que significa dizer que não podemos associar o dígrafo th a apenas um único e absoluto som. Apesar de o passo para se adquirir domínio na pronúncia th, ser único e exigir uma modificação singela depois de aprendido o macete que vamos ensinar, devemos ficar atentos a essas duas possibilidades de como pronunciar o th em Inglês.

Erros comuns ao pronunciar o som do th

É comum quem está tentando aprender o som do th associá-lo a sons que possuímos na nossa língua (exatamente como o meu pai faz). Evite confundir a pronúncia do th com o som da letra s e da letra f.  São os erros mais comuns que percebo aprendizes cometendo. Além é claro de equivocadamente tentar usar a letra d. Lembre-se o som do th é único e não existe na nossa língua.

Exercício para treinar o som do TH em Inglês

Se você quer muito ficar craque e aprender de uma vez por todas a como pronunciar TH em Inglês conheço um exercício trio-e-queda para praticar e adquirir perfeição na pronúncia th.

Antes de assistir ao vídeo, você conhece o desafio da sopa de massinha com salsinha em Inglês?

Funciona assim. Substitua o som do ‘s’ em cada palavra que ele estiver presente na frase sopa de massinha com salsinha pelo som do TH.

Então. fica assim:

THopa de MaTHinha com THalTHinha

A ideia é conseguir intercalar outros sons com o som do th para ficar super craque. Isso porque é praticamente inevitável que isso não ocorra quando você for elaborar uma frase em Inglês, isto é, palavras com th e outras sem.

Só uma ressalva:  não vale sair cuspindo por aí!

icon_lol

 

como pronunciar th em inglês

Como pronunciar TH em Inglês: sopa de massinha

 

Agora dá play no vídeo e não esquece de deixar a sua opinião que, parafraseando Heraldo Pereira,  é sempre sinal de prestígio com o seu acesso.

Ah! Só mais uma coisa (prometo que é a última), segue o canal do Inglês no Teclado no Youtube que logo logo teremos vários vídeos legais como esse para você aprender Inglês cada vez mais!

Palavras com th presentes nesse vídeo:

  • This
  • That
  • These
  • Those
  • There
  • They
  • Thing
  • Tooth

Exercícios para praticar o som do th:

  • thopa de massinha com salsinha
  • sopa de mathinha com salsinha
  • sopa de massinha com thalthinha

 

Frases e combinações com th para você treinar o que aprendeu no vídeo (além da sopa de massinha com salsinha):

Ex: That Thing.

Ex: These things take time.

Ex: These things happen.

Ex: These are the days of our live.

Ex: Think through math.

Ex: The thorny thicket.

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

1 comment

naotenho@uol.com.br'
Nao tenho dez 20, 2016 - 04:32

As pessoas que tem lingua presa faz isso com os pes nas costas kkk

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy