Forma comparativa e superlativa dos adjetivos em Inglês – Nesse texto do blog Inglês no Teclado, você vai aprender a como usar a forma comparativa em Inglês e a como usar a forma superlativa em Inglês, também conhecidas como COMPARATIVE FORM e SUPERLATIVE FORM, respectivamente. A explicação será bem detalhada para que você tenha a chance de entender de uma vez por todas a como comparar em Inglês usando a estrutura correta. Se ao final desse texto você tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo. Faremos questão de responder a sua dúvida sobre forma comparativa em Inglês e/ou forma superlativa em Inglês o quanto antes. Além disso, sugerimos que você leia essa explicação sobre comparative form e superrative form mais de uma vez para fixar o conteúdo. Isso é muito importante para evitar que esse tópico caia no esquecimento, uma vez que ele é essencial para quem realmente quer falar Inglês.
Forma comparativa em Inglês: como comparar em inglês
Na língua portuguesa, costumamos dizer coisas como:
  1. O meu cachorro é mais bonito do que o seu.
  2. O meu carro está mais limpo do que o seu.
  3. Paula é tão rica quanto Maria.
  4. João é mais feio do que Pedro.
  5. O acidente do Rodrigo foi mais grave que o do Marcelo.
Ou seja, comparar coisas, pessoas ou situações é algo muito natural. Para fazer uma comparação, simplesmente adotamos um quesito como referência. Na frase 1 o quesito é a beleza, por isso afirmo que o meu cachorro é mais bonito do que o seu. Qual o quesito presente na segunda frase quando eu digo que o meu carro está mais limpo do que o seu? Limpeza! Na frase 3 temos o quesito riqueza, na frase 4 “feiura” e na frase 5 gravidade. Percebeu como é simples identificar o quesito? É como nas escolas de samba. Os narradores citam os critérios e os julgadores dão as notas que eles acham justas para cada um dos quesitos e, por comparação, umas se sobressaem mais do que as outras.
A forma comparativa em Inglês ocorre de maneira muito similar, com apenas um detalhe de diferença. Mas antes de falarmos sobre esse detalhe envolvendo a chamada comparative form, vamos dar uma olhada novamente nos quesitos acima. Fomos capazes de identificar os quesitos através das seguintes palavras grifadas:
  1. O meu cachorro é mais bonito do que o seu.
  2. O meu carro está mais limpo do que o seu.
  3. Paula é tão rica quanto Maria.
  4. João é mais feio do que Pedro.
  5. O acidente do Rodrigo foi mais grave que o do Marcelo.
forma comparativa em inglês

Aprenda sobre forma comparativa e superlativa dos adjetivos em Inglês.

Você concorda? A gente se baseou em palavras que estão qualificando pessoas/coisas/situações quanto a um quesito. Essas palavras são chamadas de adjetivos. Outros exemplos de adjetivos: fedorento x cheiroso, baixo x alto, escuro x claro,  caro x barato e assim sucessivamente. A questão toda é que esses adjetivos estão acompanhados de palavrinhas que podem intensificar (exemplo: mais), abrandar (exemplo: menos) ou equiparar (exemplo: tanto quanto) os seus respectivos sentidos. Veja:
  • mais bonito
  • mais limpo
  • tão rica quanto
  • mais feio
  • mais grave
A forma comparativa em Inglês também emprega essa estrutura. Porém, a comparative form apresenta dois caminhos que devem ser escolhidos (um ou o outro) quando se quer comparar em Inglês. Isso porque em nem todas as situações será possível usar as palavras ‘mais’ e ‘menos’. Isso costuma gerar muita confusão em estudantes da língua inglesa poque simplesmente optam por decorar como usar a forma comparativa em Inglês se baseando na nossa própria língua.
forma comparativa em inglês

Aprenda sobre a Forma comparativa e superlativa dos adjetivos em Inglês no blog Inglês no Teclado. Confira os exemplos!

A língua portuguesa deve ser usada apenas para identificar semelhanças e não como guia definitivo na hora de empregar a forma comparativa em Inglês. Esse é um erro muito grande, pois causa faltas graves quando comparamos coisas, pessoas ou situações em Inglês. A dificuldade da maioria das pessoas que fala Português reside na repulsa em entender que, a comparative form ora exige modificações na grafia de um adjetivo ora não.
É que essas alterações devem ocorrer para os chamados adjetivos curtos em Inglês. Citamos abaixo alguns exemplos de adjetivos curtos e os respectivos formatos que devemos adotar para efetuar a chamada COMPARATIVE FORM. Isso porque, como dito, no caso desses adjetivos, não iremos usar as palavras ‘mais’ e ‘menos’, mas sim a sua forma comparativa.
  • Tall  = alto – taller = mais alto
  • Short  = baixo – shorter = mais baixo
  • Cheap = barato – cheaper = mais barato
  • Happy = feliz – happier = mais feliz
É isso mesmo. Quando efetuamos essas modificações nas grafias das palavras embutimos o sentido de mais + alguma coisa. Sendo essa ‘alguma coisa’ constituído do adjetivo modificado relacionado ao quesito. Uma observação importante é que não existe uma modificação à ser feita no adjetivo para obtermos o sentido de menos alto, menos barato ou menos feliz.
Por isso, em se tratando de adjetivos curtos, chamados de short adjectives, você deve estabelecer um paralelismo do tipo o que significa dizer menos alto? Mais baixo! O que significa dizer menos barato? Mais caro! O que significa dizer menos feliz? Mais triste! Então, como inexiste uma forma de modificarmos o adjetivo curto com a intenção de impor o sentido de menos (como fizemos ao embutirmos o sentido de mais), você deve procurar o adjetivo oposto (antônimo) para encaixar o sentido pretendido.
Menos na forma comparativa em Inglês: como dizer menos caro, menos curto em Inglês?
Abaixo destacamos mais alguns exemplos para esclarecer melhor como isso funciona.
  • João é mais alto do que Pedro =  John is taller than Pedro.
  • Pedro é mais baixo do que João  = Pedro is shorter than Pedro.
Repare que dizer que A é mais alto do que B é o mesmo que dizer que B é mais baixo do que A. Esse é um artifício que usamos na língua inglesa já que, no caso dos adjetivos curtos, não é possível modificar o adjetivo a ponto de inserir o sentido de ‘menos’. Outra forma ainda mais fácil de contornar essa questão do ‘menos’ é você empregar a forma negativa, isto é, dizer: Pedro não é mais alto do que João. Ora, se Pedro não é mais alto do que João, Pedro só pode ser menos alto do que João = mais baixo do que João.

Ex: João is taller than Pedro = Pedro is shorter than João = Pedro is not taller than João.

Compreendeu essas correlações? Esse ponto é extremamente importante para quem quer aprender a usar a forma comparativa em Inglês. Se você não compreendeu isso, releia essa parte com mais calma e atenção quantas vezes for necessário. Se ainda assim, você não tiver entendido essa explicação sobre comparative form com adjetivos curtos, deixe a sua pergunta na seção de comentários!

A palavra ‘than’ executa o papel de ‘do que’. Muito atenção ao usá-la, pois a forma correta é ‘than’ com ‘a’ e não ‘then’ com ‘e’. A palavra then com ‘e’ contém o sentido de “e então” e outras coisas mais. Aqui estamos aplicando than com o sentido de “do que”. Veja mais alguns exemplos empregando adjetivos curtos.

Adjetivo Adjetivo Modificado (forma comparativa) Exemplo Tradução
cute cutter My baby is cutter than hers O meu bebê é mais fofo do que o dela
dirty dirtier These clothes are dirtier than those Essas roupas estão mais sujas do que aquelas
big bigger My dog is bigger than yours O meu cachorro é maior do que o seu
small smaller They bough a bigger house Eles compraram uma casa maior

 

Você deve estar se perguntando: quando eu for comparar em Inglês, como eu sei se o adjetivo é curto ou não? De modo geral, quando estamos trabalhando com adjetivos de poucas letras (como os apresentados acima) estamos lidando com adjetivos classificados como adjetivos curtos em Inglês. Há uma regra denominada grau dos adjetivos a qual define que adjetivos curtos possuem uma sílaba e adjetivos longos em Inglês contém duas ou mais silabas. Assim, fica mais fácil saber se estamos trabalhando com um adjetivo curto em Inglês que pede a sua modificação ou com um adjetivo longo que, ao executar a função comparativa, vem acompanhado de ‘mais’ ou ‘menos’ em Inglês.

Advertisement
Forma comparativa em Inglês com Adjetivos longos

A essa altura você deve estar questionando: mas você não disse que é impossível embutir o sentido de menos em Inglês? Eu disse que e se tratando das modificações que efetuamos no adjetivo, não é possível fazer alterações que vinculem o sentido de ‘menos’ como conseguímos efetuar com o caso de ‘mais’.

Repetindo: no caso dos adjetivos curtos, não é possível modificar o adjetivo a ponto de inserir o sentido de ‘menos’.

O tópico anterior era sobre adjetivos curtos. No caso dos adjetivos longos em Inglês é perfeitamente praticável embutirmos tanto o sentido de ‘mais’ quanto o sentido de ‘menos’ exatamente como fazemos na nossa língua – usando as palavras mais (more) ou menos (menos).

Ex: Today’s movie is more interesting than yesterday’s.

Ex: Which player is more valuable? Neymar or Messi?

Ex: Russia’s military is more advanced than you think.

Ex: Brazil is less vunerable than France to Islamic State attacks.

Repare que nesses últimos exemplos usamos as palavras more (mais) e less (menos) para alterar o sentido dos adjetivos. Simplesmente associamos assim:

  • more interesting
  • more valuable
  • more advanced
  • less vunerable
Esse é um aspecto extremamente importante dentro da discussão sobre forma comparativa em Inglês. Tudo se resume a observar se estamos lidando com adjetivos curtos ou adjetivos longos.
E como construir adjetivos curtos em Inglês? Como construí-los a partir do adjetivo?

Para construir adjetivos curtos, isto é, obter a forma comparativa do adjetivo curto em Inglês, se baseando no próprio adjetivo curto, existem alguma regras.

1. Para adjetivos precedidos de consoante-vogal-consoante, dobra-se a última letra e acrescenta-se ‘er’.

 

Adjetivo curto  Forma comparativa do adjetivo Exemplo Tradução
hot hotter The soup is hotter than the hot-dog a sopa está mais quente do que o cachorro-quente
 thin thinner Jack is thinner than Peter O Jack é mais magro do que o Peter
sad sadder She is sadder than Paul Ela está mais triste do que o Paul
wet wetter November will be wetter than normal Novembro será mais úmido do que o normal

 

2. Já no caso de adjetivos terminados em ‘y’ precedidos por consoantes, substituímos a letra ‘y’ por ‘i’ e acrescentamos a combinação das letras ‘er’.

 

Adjetivo curto  Forma comparativa do adjetivo Exemplo Tradução
pretty prettier My mom is prettier than yours Minha mãe é mais bonita do que a sua
 happy happier Jack is thinner than Peter O Jack é mais magro do que o Peter
angry angrier She looked angrier than ever Ela aparentava mais brava do que nunca
tasty tastier Gluten-free food products are getting tastier Produtos alimentícios sem glúten estão ficando mais apetitosos

 

Veja mais alguns exemplos adotando essa regra:

  • Clumsy (desengonçado) —-> clumsier (mais desengonçado)
  • Chubby (gorducho) —-> chubbier (mais gorducho)
  • Sleepy (sonolento) —-> sleepier (mais sonolento)

3. Há também o caso de adjetivos terminados em ‘e’, acrescenta-se ‘r’ ao final do adjetivo. Veja como fica:

Adjetivo curto  Forma comparativa do adjetivo Exemplo Tradução
nice nicer My jacket is nicer than yours Minha jaqueta é mais bacana que a sua
rude ruder John is ruder than Bob O Jack é mais grosseiro do que o Bob
large larger Pluto is larger than thought Plutão é maior do que se pensa
wise wiser I’m wiser than my teacher sou mais sábio do que o meu professor

 

ATENÇÃO! Há algumas exceções muito importantes em se tratando da forma comparativa e superlativa dos adjetivos em Inglês. É que alguns adjetivos não seguem as regras que apresentamos acima. Isso significa que apesar de alguns deles aparentarem se enquadrar em algumas das regras, isso não procede e a forma comparativa não pode ser construída/obtida como os outros casos que apresentamos.

Adjetivo Forma comparativa do adjetivo Exemplo Tradução
good better  I’m feeling better now  me sinto melhor agora
bad worse  It simply got worse simplesmente piorou
far farther  The bar is farther than expected o bar fica mais longe do que o esperado
many more I found more places to buy alcohol Encontrei mais lugares vendendo bebidas
little less My parents speak less English than I do meus pais falam menos Inglês do que eu

 

Forma superlativa em Inglês: como eleger um único como “mais xxxx de todos” ou “menos xxxx de todos” em Inglês?

Nas linhas anteriores, vimos como comparar quando temos dois elementos (pessoas, casas, animais, situações etc). Mas e se tivermos, por exemplo, três pessoas, cinco casas, quatro situações, dez grupos, enfim, para o caso em que, diante de um quesito, queremos eleger um elemento em detrimento dos demais? O mais bonito, o mais caro, a mais feia. Como dizer essas coisas em Inglês? Nesse caso vamos trabalhar com a forma superlativa dos adjetivos em Inglês. Apesar de se tratar de uma comparação, nesse caso, iremos selecionar um elemento em meio a um bolo, justamente como dissemos: o mais bonito, o mais caro, a mais feia.

forma comparativa e superlativa dos adjetivos em inglês

Forma comparativa e superlativa dos adjetivos em Inglês: não tenho nada para vestir!

Perceba como fizemos o uso dos artigos definidos ‘o’ e ‘a’ seguidos da palavra ‘mais’. Também faremos isso em se tratando de adjetivos longos em Inglês. Para o caso dos adjetivos curtos em Inglês faremos modificações como fizemos anteriormente.

Forma superlativa dos adjetivos curtos em Inglês

No caso de adjetivos curtos em Inglês, as modificações ocorrerão da seguinte forma:

1. Para adjetivos precedidos de consoante-vogal-consoante, dobra-se a última letra e acrescenta-se ‘est’.

Adjetivo curto  Forma comparativa do adjetivo Exemplo Tradução
hot the hottest She’s the hottest chick I’ve ever dated ela é a garota mais gostosa com quem fiquei
 thin the thinnest What is the thinnest Iphone? Qual é o iphone mais fino de todos?
sad the saddest What was the saddest moment in your life? Qual foi o momento mais triste da sua vida?
wet the wettest 2015 may be the wettest year on record 2015 pode ser o ano mais chuvoso já registrado

 

2. Já no caso de adjetivos terminados em ‘y’ precedidos por consoantes, substituímos a letra ‘y’ por ‘i’ e acrescentamos a combinação das letras ‘est’.

 

Adjetivo curto  Forma superlativa do adjetivo Exemplo Tradução
pretty the prettiest She’s the prettiest woman in town Ela é a mulher mais bonita da cidade
 happy the happiest My wedding was the happiest moment in my life O meu casamento foi o momento mais feliz da minha vida
angry the angriest This is the angriest he’s ever been Ela nunca ficou tão puto quanto dessa vez
tasty the tastiest What is the world’s tastiest job? Qual é o trabalho mais gostoso do mundo?

 

3. Há também o caso de adjetivos terminados em ‘e’, acrescenta-se ‘st’ ao final do adjetivo. Veja como fica:

Adjetivo curto  Form superlativa do adjetivo Exemplo Tradução
nice nicest He was the nicest kid in middle school Ele era o menino mas legal no ensino fundamental
rude rudest He’s not the ruddest person I know Ele não é a pessoa mais grosseira que conheço
large largest Is Jupitter the largest planet? Júpiter é o maior planeta?
wise wisest My mom is the wisest person I know Minha mãe é a pessoa mais sábia que conheço

 

Forma superlativa dos adjetivos longos em Inglês

Já os adjetivos longos irão adotar a estrutura superlativa: the most + adjective. Essa estrutura é muito simples uma vez que se assemelha bastante a estrutura que adotamos em Português. Veja alguns exemplos:

Adjetivo Forma superlativa do adjetivo Exemplo Tradução
dangerous the most dangerous That’s the most dangerous animal on earth  esse é o animal mais perigoso na terra
interesting the most interesting  It’s the most interesting book I’ve ever read é o livro mais interessante que já li
stupid the most stupid  He’s the most stupid person I know ela é a pessoa mais tapada que eu conheço
brilliant the most brilliant He is the most brilliant scientist I’ve ever met Ele é o cientista mais brilhante que já conheci
inteligent the most inteligent Maria is the most inteligent person on earth Maria é a pessoa mais inteligente do mundo
Resumo sobre a forma comparativa e superlativa dos adjetivos em Inglês

Vamos resumir o que aprendemos nesse texto sobre forma comparativa e superlativa dos adjetivos em Inglês. O primeiro passo antes de se comparar em Inglês, do modo como comparamos nesse artigo, é ter a plena certeza se estamos trabalhando com adjetivos curtos ou adjetivos longos. Isso porque como vimos para cada grupo de adjetivos adotaremos uma técnica diferente. Em se tratando de adjetivos curtos, as modificações ocorrem no próprio adjetivo, ao passo que adjetivos longos ensejam o uso das palavras more e most para obtermos as respectivas formas comparativas e superlativas em Inglês.

Nos nossos próximos artigos vamos falar sobre outras maneiras de comparar em Inglês que são igualmente importantes. Se você quiser ser avisado sobre quando esses novos textos estiverem disponíveis e receber outras dicas de Inglês, curta a nossa página oficial no Facebook. A gente sempre avisa por lá quando há coisa nova por aqui!

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy