Home O que significa, como usar e traduções em Inglês Whatever: o que significa whatever, como usar e tradução

Whatever: o que significa whatever, como usar e tradução

by Daniel Silva
0 comment

Quantas vezes você já ouviu a palavra whatever sendo usada? Eu simplesmente escuto o tempo todo e nas mais diversas ocasiões. Inclusive em 2009 essa mesma palavra foi escolhida como a mais irritante da língua inglesa. Pensando nisso, resolvi escrever um texto super completo explicando sobre o significado de whatever em Inglês e como usar essa palavra. É que você pode recorrer ao dicionário e encontrar definições, mas observo que sempre acaba faltando um detalhe aqui outro ali que faz toda a diferença. Então, se você gostar desse texto ao final não esquece de compartilhar com os seus amigos essa informação! É sempre importante que as pessoas entendam a como usar as palavras em Inglês de uma forma plena.

O que significa Whatever e como traduzir?

De modo geral, podemos dizer que essa palavra gera uma percepção em quem a ouve ou usa de que algo não possui relevância ou força capaz de causar mudança, gerar maiores consequências. Um dos usos mais frequentes é quando queremos embutir o sentido de “independentemente”. Observe os exemplos abaixo:

Ex: Whatever decision she made I would support it.

[independentemente da decisão que ela tomasse, eu a apoiaria]

Ex: Whatever happens, we’ll meet at Jack’s house tonight.

Advertisement

[independentemente do que aconteça vamos no encontrar hoje a noite na casa do Jack]

Whatever para dizer o que bem entender

Outra forma interessante de usa-la em Inglês é com o sentido de “o que bem entender”, mas isso nem sempre está associada a ideia de grosseria ou descortesia.

Ex: Do whatever you want.

[faça o que você quiser]

Ex: Do whatever you please.

[faça o que você bem entender]

Ex: You can choose whatever you like.

[você pode escolher o que quiser]

Usando whatever para dizer etc em Inglês

Outra maneira de emprega-la em Inglês é com o sentido de “coisas do tipo”, isto é, o bom e velho etc. Você também pode optar por traduzi-la como “similares” e palavras ou expressões equivalentes. A criatividade fica com você. Confira os exemplos abaixo:

Ex: Use choped herbs, nuts, garlic, or whatever.  

[use ervas picadas, castanhas, alho ou coisas do tipo]

Ex: Please bring something to the party—beer, wine,  whatever.

[por favor traga algo para a festa – cerveja, vinho, coisas do tipo]

Como usar whatever para mostrar indiferença

Agora digamos que você esteja conversando com um amigo e os outros amigos estão partindo para algum lugar que vocês dois também irão. Entretanto, vocês resolvem ir um pouco depois e encontrar com o resto da turma posteriormente, simplesmente para conversar sobre algo que não diz respeito ao restante do pessoal. Veja o diálogo abaixo:

Você: We’ll catch up with you guys in a minute, OK?

[vamos encontrar com vocês daqui a um minutinho, OK?]

Membro do restante da turma: Whatever!

[você é que sabe]

Nesse caso ela está sendo sendo usada com o sentido de “pouco importa”, “tanto faz”, “dane-se”, você é quem sabe”. Apesar de na língua portuguesa encararmos isso como uma grosseria, isto é, se expressar no sentido de que para você pouco importa se a pessoa “vai agora ou depois”, na língua inglesa, apesar de esse tipo de resposta não ser tão bem vista, não chega a ser tão rude como no Português. Então, se alguém disser whatever nesse tipo de situação você não precisa ficar magoado.

o que significa whatever

Whatever: forma mais comum de dizer tanto faz em Inglês, pode irritar. Fonte.

É mais comum do que se pensa e é simplesmente uma forma de alguém mostrar indiferença. Mais alguns exemplos:

Ex: Yeah, well. Whatever.

[É, bem. Tanto faz]

Uma definição do Urban Dictionary diz que as pessoas usam essa palavra para finalizar uma discussão na qual elas estão erradas, sem admitir, contudo, que elas estejam de fato erradas.

Ex: Man, whatever.

[cara, tanto faz]

Whatever para o sentido de “qualquer que seja”

Além das fomas apresentadas acima faça uso desse vocábulo para embutir o sentido de “pouco importa o teor” ou “pouco importa a quantidade ou número”, ou seja, empregue essa palavra para dar a ideia de “qualquer” ou “quaisquer”. Geralmente, é acompanha de um substantivo formando a estrutura whatever + substantivo.

Ex: Whatever requests she makes will be granted.

[Quaisquer que sejam os pedidos dela, eles serão atendidos]

Ex: We’ll be ready at whatever time you get here.

[estaremos prontos a qualquer hora que você chegar aqui]

Ex: We shall be grateful for whatever help you can give us.

[ficaremos gratos por qualquer ajuda que você possa nos dar]

Whatever para o sentido de o mínimo que seja

Uma outra possibilidade de usarmos esse termo é com o sentido de “o mínimo que seja”, “quem quer que seja”, “nenhumzinho (a)” . Pode ser empregada para enfatizar a ausência do que se esperaria estar presente. Nesse caso a palavra aparece após um substantivo (diferentemente do caso acima em que ela aparecia anteriormente).

Ex: They received no help whatever.

[eles não receberam “isso daqui” de ajuda]

Ex: No campers whatever may use the lake before noon.

[nenhum campista, quem quer que seja, poderá usar o lago antes do meio dia]

Então é isso, se você gostou dessas dicas, não esquece de curtir esse texto no Facebook, porque a gente fica super satisfeito quando nosso leitores apreciaram alguma ou algumas das nossas dicas de Inglês. Se você quiser ficar por dentro de todas as nossas novidades e dicas para aprimorar o seu Inglês cada vez mais, curta a nossa página oficial no Facebook. Essa é a melhor forma de você ficar ligado com o Inglês no Teclado. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy