Home Gramática da língua inglesa Quando usar HOW MANY ou HOW MUCH?

Quando usar HOW MANY ou HOW MUCH?

by Daniel Silva
0 comment

Uma das primeiras coisas que geralmente aprendemos em um curso de Inglês é sobre quando usar HOW MANY ou MUCH. O primeiro contato com how much e how many ocorre quando o assunto é a definição de quantidades para exprimir amplitude, grandeza ou magnitude. Nesse texto vamos disponibilizar uma explicação direta sobre como usar HOW MANY e HOW MUCH em Inglês.

Não importa se estamos falando de metragem, volume, extensão ou numerário. Devemos todos aprender a como usar esse par de palavras muito úteis da língua inglesa. Então, confira a explicação abaixo e se ao final do artigo você tiver alguma dúvida sobre como e quando usar how much ou many em Inglês, deixe o seu comentário! A gente sempre faz questão de responder a todos os nossos leitores! Veja o nosso vídeo abaixo. Dá o play!

Quando usar HOW MANY ou HOW MUCH?

Apesar de a maioria dos estudantes da língua inglesa se apegarem a palavras como quanto, quanta, quantos e coisas do tipo, não é a tradução que costuma embaralhar a mente dos entusiastas, mas quando usar how many ou much em Inglês. O que ocorre é que muitos internautas preferem negligenciar um outro tópico da língua inglesa que está associado a esse no sentido de definir quando exatamente usar uma palavra ou outra. Isso mesmo! Estamos falando de palavras contáveis e não contáveis em Inglês, ou como dizermos: countable e uncountable words.  Por a caso faria sentido para você dizer coisas como:

  • um dinheiro, dois dinheiros, três dinheiros
  • uma água, duas águas, três águas, quatro águas

A palavra ‘dinheiro’ não costuma ser usada da forma que foi usada acima. Da mesma forma que raramente alguém diz uma água, duas águas, três água e por aí vai. A não ser que esteja se referindo a uma garrafinha de água mineral como em “por favor, mê vê duas águas” ou ao número de caimentos que um telhado possui.

quando usar how many ou how much

Como e Quando Usar How Many ou How Much

Se alguém disser ‘dois sucos’ ou ‘três leites’ a gente consegue inferir que o intento dela foi dizer ‘dois copos de suco’ ou coisas do tipo. Assim como no caso do leite. Isso poque você não consegue mensurar o leite se não estiver se referindo a alguma medida que determina o seu volume. Pode ser uma caixa de leite ou qualquer outra coisa do tipo.

Advertisement

Ao compararmos ambas as línguas, notamos que a língua inglesa é ainda mais rigorosa no sentido de seguir à risca a regra sobre palavras contáveis e não contáveis. Isso porque algumas palavras que são consideradas incontáveis não podem ser usadas da mesma forma que fazemos em português, isto é, ‘dois sucos’ ou ‘três águas’. A palavra permanecerá sempre no singular ou haverá o uso de algum artifício de linguagem para definir a quantidade exata. Isso implica que dizer “mê vê uma água” no sentido mais estrito da coisa também estaria errado na língua inglesa, já que água é considerada incontável então usar o artigo ‘uma’ em Inglês, ou seja, dizer ‘a water’ estaria equivocado.

A característica mais representativa dos substantivos incontáveis em Inglês é não usar artigos indefinidos (a x an). Alguns exemplos de uncountable nouns:

  • meat = carne
  • time = tempo
  • water = água
  • juice = suco
  • research = pesquisa
  • food = comida
  • information = informação
  • toothpaste = pasta de dente

Alguns exemplos de countable nouns:

  • day = dia
  • time = vez, hora
  • plate = prato
  • dog = cachorro
  • computer = computador
  • bottle = garrafa
  • people = pessoas
  • week = semana
Tá, mas quando usar how many ou how much em Inglês?

Agora que já demos uma pincelada rápida no assunto anterior, vamos dar uma olhada em como e quando usar how much e how many. A diferença entre how much e how many é que o quantifier How much deve ser usado para substantivos incontáveis, ao passo que o quantifier How many deverá ser empregado para substantivos contáveis. Essa é a razão de perguntarmos coisas como:

Ex: How much is it? (se quisermos perguntar o preço de alguma coisa)

Ex: How many days a week do you drink? (se quisermos saber quantos dias na semana você bebe)

Ex: How many times did they make mistakes? (se quisermos saber quantas vezes eles cometeram erros)

Ex: How much time do we waste each day at work? (quanto tempo desperdiçamos todo dia no trabalho)

Ex: How many apples are there? (se quisermos saber quantas maças há)

Quando Usar How Much ou How Many: a palavra é contável ou incontável?

Como você deve ter percebido até aqui, para saber quando usar how many ou much devemos ter ciência completa se uma determinada palavra é classificada como substantivo contável ou substantivo incontável.

A palavra time é contável ou incontável? Isso vai depender do sentido presente na palavra time. É que o dilema time é contável ou incontável é facilmente resolvido se você aceitar que ora ela é contável, ora é incontável. Isso mesmo! Tudo irá depender do sentido presente na frase.

Por exemplo, quando usamos a palavra time com o sentido de vez como em “quantas vezes” ela é contável. Da mesma forma que quando usamos a palavra time com o sentido de horas como em “quantas horas” ela também é contável.  Já quando usamos time com o sentido de tempo como em “quanto tempo gastamos” ela é incontável. Confira os exemplos abaixo:

Ex: How many times did you swipe your credit cards last year?

[quantas vezes você passou o seu cartão de crédito no ano passado?]

Ex: How much time do we spend commuting?

[quanto tempo a gente gasta indo de casa para o trabalho?]

Mas como saber se uma palavra é contável ou incontável?

Não há uma regra que lhe aponte como analisar uma palavra e dizer “essa é contável” e “essa é incontável”, você deverá memorizar. Como é impossível memorizar todos os substantivos da língua inglesa, um macete é você combinar how + palavra que você quer saber (sem o uso do símbolo mais) ou how many + palavra que você quer saber com o uso de aspas e jogar a combinação no Google Notícias. Por exemplo, para as palavras dogs, cats e water, ficaria:

  • “How much dogs”
  • “How many cats”
  • “How much water”

Exibir um número muito reduzido de resultados (e manchetes) com a combinação pode ser um bom indicativo de que a sua suposição não procede e exibir um número razoável é um bom indicativo.

Então é isso. Se você gostou da explicação sobre como usar much e many em Inglês e quando usar much e many em Inglês compartilhe com os seus amigos. Se você alguma dúvida sobre how many e how much deixe o seu comentário abaixo. A gente sempre faz questão de responder! Para ficar ligado nos próximos textos do blog Inglês no Teclado curta a nossa página oficial no Facebook! A gente sempre avisa por lá sobre novos artigos! Ajuda a gente é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy