Home Dicas de Pronúncia e Listening em Inglês PHRASAL VERBS: o que são phrasal verbs e como usar

PHRASAL VERBS: o que são phrasal verbs e como usar

by Daniel Silva
0 comment

Você sabe o que são PHRASAL VERBS? Nesse novo texto do Inglês no Teclado vamos falar sobre verbos especiais do Inglês que costumam deixar muitos estudantes de inglês de cabelo em pé. Também pudera, só pelo fato de inexistirem na nossa língua já é um motivo suficiente para gerar muita confusão. Se você está aprendendo Inglês ou quer aprender inglês online não esquece de curtir a página do Inglês no Teclado no Facebook. A gente sempre avisa lá quando há novidades por aqui, não apenas sobre pharsal verbs, também falamos de expressões idiomáticas, esquisitices da língua inglesa e outros tópicos super importantes para quem quer se tornar fluente em Inglês.

Phrasal verbs em Inglês

Se ao final desse artigo você tiver alguma dúvida ou quiser esclarecer algum assunto, deixe o seu comentário abaixo. A gente faz questão de responder todos os nossos leitores!

O que são Pharsal Verbs?

PHRASAL VERBS são verbos compostos de duas ou mais palavras. São traduzidos como verbos frasais em função de conterem mais de uma palavra em sua constituição.  Daí porque dizer que se parecem com frases. Verbos frasais podem ser formados por preposições ou não. Alguns exemplos de preposições que podem fazer parte de um phrasal verb em Inglês são: up, down, on, off e with.

É normal verbos frasais causarem estranheza no começo do estudo da língua inglesa, já que na nossa língua verbos são constituídos por uma única palavra.

Advertisement
  • Comprar
  • Estudar
  • Limpar

Você já pensou em usar um verbo com mais de uma palavra? Apesar de soar estranho, saiba que isso é possível na língua inglesa.

Erros com Phrasal Verbs

O erro mais comum cometido por estudantes da língua inglesa é tentar analisar os significados das palavras presentes em um phrasal verb separadamente. Isso porque como a primeira palavra do verbo frasal é um verbo, conduzem tentativas do tipo “a primeira palavra significa tal coisa” então o sentido geral do phrasal verb só pode ser…..

Esse deve ser um dos maiores senão o maior crime cometido por quem quer aprender Inglês, se basear no significado da primeira palavra do verbo frasal para desvendar o seu sentido.

A soma dos significados de cada palavra do phrasal verb também é incapaz de revelar o significado do phrasal verb.

  • GIVE UP = Dar + cima = dar em cima (errado)
  • PUT UP WITH = colocar + cima + com = colocar em cima (errado)
  • CALL OFF = chamar + desligar = chamar até desligar (errado)

Como dito, a primeira palavra que constitui o phrasal verb é um verbo (give, put e call) e leva muitos a caírem no erro de efetuar traduções, comparações ou deduções como mostramos.

Como aprender Phrasal Verbs?

Dado que não é possível, deduzir o significado de um phrasal verb a partir das palavras que o formam, a única forma de saber o que significam é por meio da memorização. Quanto mais phrasal verbs você sabe de cor, menores são as chances de você ser pego de surpresa. Não é recomendável que você tente aduzir o significado de um phrasal verb por meio do contexto, pois inclusive essa abordagem pode te colocar em uma situação complicada e muitas vezes delicada.

Assim, recomendamos que você memorize o maior número de phrasal verbs possível. Aqui no Inglês no Teclado estamos sempre falando de verbos frasais na nossa sessão Phrasal Verbs em Inglês, Chunks e Collocations. Somos viciados em phrasal verbs e logo logo vamos divulgar o texto ” Os mil Pharsal Verbs Mais Usados Da Língua Inglesa”, por isso sugerimos que você fique ligado na nossa página oficial do Inglês no Teclado e curta ela [acessando aqui].

Como usar Pharsal Verbs em Inglês?

De modo geral, existem dois tipos de phrasal verbs, os chamados phrasal verbs separáveis ou transitivos e os phrasal verbs intransitivos. 

Ex: Throw  away the papers = throw the papers away

[jogue fora os papéis/ jogue os papéis fora]

Ex: Take off your shoes = take your shoes off

[tire os sapatos]

Viu como nos exemplos acima ‘the papers’ e ‘your shoes’ vieram depois do verbo frasal ou entre as palavras que os constituem?

No caso do verbos frasais classificados como intransitivos, as palavras que o constituem ficam grudadas e não envolve o objeto.

Ex: Wake up, Bob!

[acorda Bob!]

Ex: Stand up, please.

[fique em pé, por gentileza]

Ex: The plane took off.

[o avião decolou]

Passado, futuro: tempo verbal do Phrasal Verb

As regras aplicáveis ao pharal verb são as mesmas que seriam aplicáveis ao verbo que o constitui. Como dissemos, o verbo frasal é constituído pela estrutura verbo + outra palavra.  Logo, se o verbo que compõe o phrasal verb é regular as regras em se tratando do passado serão as mesmas . O futuro assim como o past participle também serão os mesmos.

Ex: I give up – tempo verbal: presente simples

[eu desisto] 

Ex: I gave up – tempo verbal: passado simples

[eu desisti]

Ex: I have given up – tempo verbal: presente perfeito com past participle

[eu desisti]

Ex: I will give up – tempo verbal: futuro simples

[eu irei desistir]

O que fizemos foi o seguinte. Como o verbo que constitui o phrasal verb give up é o verbo to give, todas as alterações para cada tempo verbal serão feitas de acordo com o verbo to give. Se você usasse o verbo to give (que contém o sentido de dar) em uma outra frases qualquer, as alterações que se aplicam a ele também se aplicariam a um verbo frasal constituído por ele. Isso no faz concluir o seguinte: todas as regras aplicáveis à verbos em Inglês são as mesmas aplicáveis a verbos frasais os quais são constituídos por esses mesmos verbos.

Verbos Frasais x Verbos preposicionados

Verbos frasais são frequentemente confundidos com verbos preposicionados (prepositional verbs). Por isso vale muito a pena ficar ligado no que iremos dizer abaixo.

Qual a diferença entre phrasal verbs e prepositional verbs? é o que muito estudantes da língua inglesa questionam. Como muito bem colocado pelo pessoal do site www.sk.com.br:

“A principal diferença entre phrasal verbs e prepositional verbs ocorre no plano sintático: quando transitivos, os phrasal verbs, também chamados de separable, exigem a colocação do objeto entre o verbo e a preposição sempre que o objeto for um pronome, enquanto que prepositional verbs, também chamados de inseparable, não permitem a colocação do objeto entre o verbo e sua preposição. Exemplos:

  • Phrasal Verb: They called up the man = They called the man up = They called him up  —  Eles telefonaram para o homem.
  • Prepositional Verb: They called on the man = They called on him  —  Eles visitaram o homem.”

Assim, seguindo o raciocínio dos autores,’ the man’ está entre as palavras call e up que constituem o verbo frasal call up, ao passo que no segundo exemplo (usando verbo preposicionado) não foi possível efetuar essa separação, essa inserção de um objeto entre call e on.

Outra diferença também comentada por esses mesmos autores e que eu evidencio como uma das mais marcantes é quanto a pronúncia. No caso de phrasal verbs enquanto a sílaba tônica (a ênfase) recai sobre a preposição, no caso de prepositional verbs a acentuação fonética se limita ao verbo.  Escute no áudio abaixo o que queremos dizer com isso:

Ex: They called up the man. (uso de phrasal verb)

Ex: They called on the man. (uso de prepositional verb)

Então é isso. Essa foi uma breve explicação sobre phrasal verbs e espero que agora se alguém te perguntar o que são phrasal verbs você saiba responder de uma maneira mais técnica e menos superficial. Se você quer muito aprender Inglês online e gostaria de receber mais dicas gratuitas do Inglês no Teclado, curta a nossa página oficial no Facebook. A gente sempre avisa por lá quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho mesmo!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy