Home Gramática da língua inglesa This, That, These e Those: como usar (explicação)

This, That, These e Those: como usar (explicação)

by Daniel Silva
1 comment

This, That, These e Those: como usar (explicação) – As palavras, ou melhor, pronomes demonstrativos this, that, these e those são extremamente importantes e por isso são, geralmente, ensinados nos primeiros dias de uma aula de inglês. Você sabe qual a diferença entre eles? Nesse novo artigo do Inglês no Teclado vamos aprender a usar cada uma deles corretamente, desde o fundamental ao uso avançado que reparo fazer muita falta para estudantes de inglês. Sugerimos, entretanto, que você primeiro assista o nosso vídeo em que falamos sobre esse assunto! Dá play!

Antes de entrarmos nesse assunto propriamente dito, gostaríamos de te convidar para conhecer o canal do Inglês no Teclado no Youtube. Já são milhares de pessoas nos seguindo por lá que contam com a nossa ajuda todos os dias para aprender inglês. Nível básico, intermediário, avançado e proficiente. Gente do Brasil, Angola, Portugal, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e muito mais! E o melhor de tudo: vídeos de graça que vão lhe ajudar a desenvolver a pronúncia e escuta de uma maneira incrível [clique aqui para conhecer].

This, That, These, Those: regra básica

A regra básica ensinada nas escolas de inglês e cursos de inglês é que usamos this e these para nos referirmos a uma coisa ou coisas próxima (s) de nós. Como dizemos em português: esse e esses, respectivamente. Da mesa forma, usamos that e those se nos referimos a uma coisa ou coisas distantes de nós. Aquele e aqueles, respectivamente.  Observe o quadro abaixo para entender o que dita essa regrinha básica de inglês.

Artigo definido Contexto Exemplo Tradução
This objeto perto, coisa nas redondezas, pessoa próxima I love this coat Amo esse casaco
These objetos pertos, coisas nas redondezas, pessoas próximas These bikinis look rad Esses biquinis são demais
That objeto longe, coisa distante, pessoa afastada Is that Bob? Aquele é Bob?
Those objetos longes, coisas distantes, pessoas afastadas Who are those guys? Quem são aqueles caras?

Então, essa é a regra para this e these e that e those. Como você já deve ter percebido, usamos this para apenas uma coisa, pessoa ou objeto, isto é, está atrelado ao singular. Da mesma forma these é usado quando nos referimos a mais de uma coisa, pessoa ou objeto.

Seguindo essa mesma regra, podemos optar por that ou those. E claro, há a questão da distância que deve ser levada em conta.

Advertisement

Se você estiver se perguntando, mas como sei o que é longe e o que é perto? Isso realmente vai depender do seu bom senso, assim como ocorre na nossa língua. Você tem que ficar ligado quando a pronúncia dessas palavras. Todas elas contam com a pronúncia do th. É imprescindível pronunciar essas palavras corretamente, por isso sugerimos que você veja o vídeo super curto abaixo em que explicamos o som do th em inglês (inclusive no caso dessas palavras). Dá play!

Ordem de This, That, These, Those

Agora que já vimos o sentido geral dos demonstrativos bem como suas pronúncias, vamos ver como usá-las em uma frase em inglês. Veja que a ordem com a qual posicionamos essas palavras pode mudar em inglês.

Ex: This is an old house.

[essa é uma casa velha] 

Ex: This house is old.

[esta casa está velha] 

Ex: These are my dogs.

[esses são meus cães]

Ex: These dogs are mine.

[estes cães são meus]

Para aprender quando usamos usar my e mine em inglês [clique aqui].

THIS E THAT PARA ENFATIZAR

Também é possível usarmos os demonstrativos this e that para enfatizar em inglês. Esse é um uso que costuma confundir estudantes de inglês que estão apenas acostumados com o básico sobre This, That, These e Those.

Digamos que um amigo seu (casado) tem brigado muito com a esposa. Um dia a briga foi tão feita que ele lhe disse algo como:

Ex: I’m this close to divorcing my wife.

[estou a isso daqui de divorciar da minha esposa]

Ele quis dizer que faltava muito pouco para se separar da sua esposa. É muito comum nativos da língua inglesa fazerem o gesto abaixo para representar que falta ou faltou muito pouco para algo acontecer. A palavra this indica o quão pouco.

This, That, These e Those

Uma amiga sua estava com uma faca de churrasco na mão e fez um movimento brusco (gesticulava enquanto falava sobre algo).  Por descuido ou distração, a faca passou muito perto do seu braço.  Nesse caso você pode usar “this close” para indicar a proximidade com a qual a faca passou de você.

Agora vamos pensar a seguinte situação. Jornais e revistas estão dizendo que você é muito rico, muito mesmo. Um belo dia um jornalista lhe entrevista e você lhe dá a vontade de dizer que você não é tão rico quanto dizem. Você pode dizer em inglês:

Ex: I am not that rich.

[não sou tão rico assim] 

A palavra that aqui foi usada justamente com a intenção de indicar que você você não é tão rico quanto dizem por aí. A parte that rich faz referência a todo luxo que dizem você gozar. Veja um exemplo clássico da língua inglesa:

Ex: It’s not that important.

[não é tão importante assim] 

DESAMBIGUAÇÃO: This, That, These e Those

É necessário que incluamos na nossa explicação, alguns detalhes que não são muitas vezes mencionados por professores de inglês. Um deles diz repeito a desambiguação de This, That, These e Those.  Por exemplo, apesar de apontarmos acima o uso de that com o sentido de aquele, nem sempre isso procede.  Quando há uma discussão em inglês, é muito comum alguém dizer algo como:

Ex: That’s not true.

[isso não é verdade] 

Veja que optamos por traduzir como “isso”, apesar de aprendermos nas primeiras linhas desse artigo que usamos o demonstrativo that com o sentido de aquele/ aquela. Outro detalhe é que podemos usar this, that, these e those com o sentido de naquele, naqueles, daquele, daqueles e por aí vai. Observe:

Ex: I remember those days fondly, although they are long gone now.

[me lembro daqueles dias com carinho, apesar de já fazer muito tempo] 

Ex: Later that month they attended another party at Maidenhead.

[na sequência, naquele mesmo mês, eles compareceram a uma festa na Maidenhead]

Outros casos em que a regra básica que apresentamos no começo desse texto pode não fazer sentido:

  • That’s great! = isso é ótimo! / que ótimo!
  • Why is that? = porque isso?
  • That’s a good idea = essa é uma boa ideia
  • That one is my favorite = esse é o meu favorito

Então é isso. Espero que essa explicação sobre  this, that, these e those tenha lhe ajudado a compreender como usar os pronomes demonstrativos em inglês. Caso você tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo. A gente faz questão de responder. Para contar com a nossa ajuda e aprender inglês de verdade, melhorando a sua pronúncia e escuta, se inscreva no nosso canal do Youtube. São milhares de seguidores do mundo todo que assistem as nossas dezenas de vídeos pelo Youtube [clique aqui para conhecer]. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

1 comment

manoelcarlosfs@gmail.com'
Manoel Carlos ago 19, 2016 - 00:29

Não consigo abrir o pdf do artigo abaixo:
http://inglesnoteclado.com.br/2016/08/this-that-these-e-those.html

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy