Home Gramática da língua inglesa Diferença Entre Verbo Auxiliar E Principal

Diferença Entre Verbo Auxiliar E Principal

by Daniel Silva
0 comment

verbo auxiliar e principal

  • Qual a diferença entre verbo auxiliar e principal?
  • O que é verbo auxiliar em inglês? O que é verbo principal em inglês?
  • Quando usar o verbo auxiliar? Quando usar o verbo principal?

Essas são algumas das perguntas que mais nos fazem no nosso canal oficial do Youtube.

Quando iniciamos os nossos estudos do inglês, logo somos apresentados às duas denominações: verbo auxiliar x verbo principal. Você sabe qual é a diferença entre eles e domina o uso de verbo auxiliares? Antes de falarmos sobre esse assunto, gostaríamos de te convidar para conhecer o nosso canal oficial no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas nos seguindo por lá. Tem gente do mundo todo. São milhares de brasileiros localizados aqui mesmo no Brasil, tem gente dos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e muito mais. Essa é uma ótima oportunidade para você aprender inglês gratuitamente. São vídeo-aulas para todos os níveis: básico, intermediário, avançado e proficiente [clique aqui para conhecer]. Mas voltando ao tema desse artigo, é super importante você saber a diferença e como usá-los corretamente.

Diferença Entre Verbo Auxiliar E Principal

Verbos auxiliares, diferentemente de verbos principais, não são conjugados. Há, entretanto, uma pequena exceção que se trata do verbo to be. O verbo to be pode ser usado tanto como verbo principal quanto verbo auxiliar [clique aqui para aprender]. Alguns verbos auxiliares muito conhecidos são:

  • Verbo to be (am, is, are – was e were)
  • Do ou Does
  • Did
  • Have ou Has
  • Had

Características dos verbos auxiliares

O verbo auxiliar possui esse nome, pois ele justamente auxilia/ajuda o verbo principal em uma frase. Na frase abaixo, marcamos de azul os verbos auxiliares e de laranja os verbos principais.

Advertisement

Ex: Do you like chocolate?

[você gosta de chocolate?]

Ex: Did you eat chocolate?

[você comeu chocolate?]

Ex Have you eaten chocolate lately?

[você têm comido chocolate recentemente?]

Ex: Had she eaten chocolate before she left?

[ela havia comido chocolate antes de partir?]

Como podemos notar, em se tratando de perguntas, o verbo auxiliar (em azul) vem logo no começo da pergunta. É que na nossa língua não há necessidade de usarmos verbos auxiliares.

Ex: Do you like chocolate?

[you = você, like = gosta, chocolate = chocolate]

Na língua inglesa o verbo gostar não pede “de” como em “de chocolate”.  Observe que se não soubéssemos da regra que nos obriga usar verbos auxiliares logo no começo de perguntas, poderíamos nos arriscar a dizer: you like chocolate?. Há de fato a possibilidade de não usarmos verbos auxiliares em perguntas, causando a omissão deles. Leia mais a respeito disso [nesse artigo, clique]. ,

De qualquer forma, como vimos acima, para a maioria dos casos, perguntas carecem de verbo auxiliar. Para descobrir quando não usar verbos auxiliares em inglês [leia esse artigo, clique aqui].

Outra característica de verbos auxiliares é que eles podem ser combinados com a palavra not para embutir o sentido da negativa. Além disso, também podem ser contraídos com a palavra not como em de água = d’água.

  • Do not = don’t
  • Does no = doesn’t
  • Did not = Didn’t
  • Have not = Haven’t
  • Had not = Hadn’t

 

Ex: Don’t you like chocolate?

[você não gosta de chocolate?]

Ex: Didn’t you eat chocolate?

[você não comeu chocolate?]

Ex Haven’t you eaten chocolate lately?

[você não têm comido chocolate recentemente?]

Ex: Hadn’t she eaten chocolate before she left?

[ela não havia comido chocolate antes de partir?]

Além disso, verbos auxiliares na forma negativa não aparecem apenas na forma de perguntas. Veja o procedimento a ser seguido:

Ex: You don’t  like chocolate.

[você não gosta de chocolate]

Ex: You didn’t eat chocolate.

[você não comeu chocolate]

Ex  You haven’t eaten chocolate lately.

[você não têm comido chocolate recentemente]

Ex:  She hadn’t eaten chocolate before she left.

[ela não havia comido chocolate antes de partir]

E os verbos principais? O que são?

Acho que a essa altura do campeonato você já deve ter percebido o que são verbos principais. Se você propositadamente esquecer que o verbo auxiliar da frase é um verbo, rapidamente irá indicar o verbo principal da frase. Nas frase acima vimos alguns exemplos: gostar e comer, todos na cor laranja. Os verbos principais quando auxiliados pelos verbos auxiliares ocorrem, na sua maioria, em um formato conhecido como forma base ou forma basal. Assim, eat é a forma basal do verbo to eat (comer). Há, evidentemente, exceções como os past participles (eaten) e os present participles que são duas conjugações especiais dos verbos principais que também podem ocorrer em perguntas, frases afirmativas e frases negativas.

Como Usar Cada um dos verbos auxiliares?

Aqui no Inglês no Teclado já falamos sobre como usar cada um dos verbos auxiliares da língua inglesa em um único texto [clique aqui para ler]. Também lhe sugerimos assistir os nossos vídeos no Youtube, porque eles podem lhe abrir a mente de uma vez por todas [clique aqui para conhecer]. Conseguiu entender a respeito da diferença de verbos auxiliares e principais? Na nossa página oficial do Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui. Para ficar por dentro de todas as nossas dicas de inglês, curta a nossa página oficial no Facebook. Essa é a melhor forma de você se manter atualizado quanto ao nosso conteúdo gratuito. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy