Home Gramática da língua inglesa Past Perfect Continuous: Passado Perfeito Contínuo

Past Perfect Continuous: Passado Perfeito Contínuo

by Daniel Silva
0 comment

Como Usar o Past Perfect Continuous compôs as dezenas de perguntas que nos fizeram no nosso vídeo sobre o passado perfeito [clique aqui para ver]. Nesse novo artigo do blog Inglês no Teclado, vamos nos ater ao Passado Perfeito Contínuo. Em uma outra oportunidade, falaremos da diferença entre o passado perfeito e o passado perfeito contínuo.

Antes de iniciarmos a nossa explicação, no entanto, sugerimos que você assista o nosso vídeo abaixo. É super informativo e você economiza tempo. Dá play!

Se você gostou da explicação acima, conheça o no nosso canal oficial no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas inscritas por lá e contam com a nossa ajuda para aprender inglês diariamente. Tem gente do Brasil todo, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Inglaterra e muito mais! Essa é uma oportunidade única para você melhorar a sua pronúncia e escuta [clique aqui para conhecer].

Past Perfect Continuous (Passado Perfeito Contínuo): para que serve?

Você já se perguntou qual a utilidade do tempo verbal passado perfeito contínuo? A forma contínua, assim como o passado perfeito, é usada quando queremos indicar a ordem de eventos no passado. Assim, temos duas ocorrências no passado e queremos saber, em relação ao dia de hoje que você lê esse artigo, qual evento é mais antigo.

É evidente que em relação ao dia de hoje o evento mais antigo é o que ocorreu primeiro. Assim, usamos o past perfect continuous para justamente indicar a duração desse evento mais antigo.

Advertisement

É muito comum fazermos o uso do tempo verbal passado simples associado ao tempo verbal past perfect continuous para justamente indicarmos com clareza qual evento vem primeiro e qual evento vem depois.

Pense nos dois seguintes eventos:

Data Evento Tempo Verbal
01/03/2016 – 19/03/2016 você chega atrasado no trabalho, não respeita os prazos para entrega de relatórios, cria confusão com os colegas de trabalho, desrespeita o seu chefe etc. Passado Perfeito Contínuo
20/03/2016  Você é demitido Passado Simples
Dia de Hoje Dia em que relatamos a ordem dos eventos Combinação dos dois tempos Verbais

A tabela acima indica a dinâmica do uso do tempo verbal passado perfeito contínuo. Como podemos notar com facilidade, o primeiro evento que vai do período (01/03/2016 – 19/03/2016) compreende o período em que você “aprontou muito no trabalho”. Dessa forma, toda a ocorrência nesse período foi determinante para a sua demissão em 20/03/2016.

Estrutura Geral do Past Perfect Continuous

Para montar frases com o passado perfeito contínuo, você deve fazer uso da seguinte estrutura:

SUJEITO + HAD BEEN + PRESENT PARTICIPLE

No sujeito é possível usarmos pronomes pessoais como, por exemplo, {I, you, he}, e inclusive nomes como Jack, Bob, Daniel and Samantha. Basta você especificar o sujeito da ação. Pode se tratar inclusive de um alarme tocando (exatamente como explicamos no vídeo acima).  Para obter o present participle de um verbo, basta adicionar as letras ing a sua forma base (ou basal). Observe na tabela abaixo e compare as três formas.

Verbo na forma infinitiva Verbo na forma base Present Participle
To study Study Studying
To play Play Playing
To drink Drink Drinking

É por isso que podemos montar frases como:

  • He had been drinking…
  • She had been stuyding…
  • They had been playing…

Captou como é super simples a estrutura geral do present perfect continuous? Se você quiser montar perguntas com o past perfect continuous, também é super fácil. Basta posicionar o verbo auxiliar had logo no começo da pergunta. Assim, fica:

HAD + SUJEITO + BEEN + PRESENT PARTICIPLE

Adotando a estrutura indicada acima fica:

  • Had John been…?
  • Had they been…?
  • Had you been…?

Frases com o Past Perfect Continuous

Agora que já aprendemos a estrutura geral para o tempo verbal past perfect continuous, vamos dar uma olhada novamente naquele caso dos dois eventos: confusão no trabalho (evento 1) e demissão (evento 2).

Ex: Bob lost his job because he had been making trouble at the office.

Observe que usamos o passado simples para o evento mais recente e o passado perfeito contínuo para o evento mais antigo. Assim, como Bob vivia causando confusão no emprego, acabou sendo demitido.

Vejamos outro exemplo.

Ex: When the rain finally stopped, it had been raining for 8 hours.

Nesse caso estou afirmando que quando a chuva cessou (passado simples), já havia se passado oito horas de chuva contínua (passado perfeito contínuo).

Veja uma pergunta com o passado perfeito contínuo:

Ex: How long had you been studying before you finally took the test?

Aqui quem pergunta quer saber por quanto tempo você se dedicou aos estudos (passado perfeito contínuo) antes de você fazer a prova (passado simples).

Então é isso. Espero que essa explicação sobre o past perfect continuous lhe tenha ajudado de alguma forma. Para contar com a nossa ajuda e aprender muito mais, conheça o nosso canal oficial no Youtube. São dezenas de vídeos gratuitos que com certeza vão lhe ajudar a turbinar o seu inglês [clique aqui para conhecer]. Para ser avisado sobre novos artigos disponíveis, curta a nossa página oficial no Facebook. Sempre avisamos por lá quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

 [vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy