Home Gramática da língua inglesa Como Usar ING Em Inglês (5 Formas Importantes)

Como Usar ING Em Inglês (5 Formas Importantes)

by Daniel Silva
0 comment

Exemplos de verbos e frases com ing em inglês. Quem é que nunca se perguntou como usar ing em inglês? Se você ainda não entendeu COMO USAR ING EM INGLÊS, espero que esse breve resumo, o qual apresentaremos abaixo, seja suficiente para você ter uma vista mais panorâmica do seu uso. Se ainda assim você permanecer com alguma dúvida sobre o uso do ing, deixe o seu comentário abaixo. A gente faz questão de ajudar todos os nossos leitores.

Antes disso, no entanto, gostaríamos de te convidar para conhecer o canal do Inglês no Teclado no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas seguindo a gente por lá. Essa é uma ótima oportunidade para você aprender inglês online e o melhor: aprender inglês de graça. Tem gente do Brasil todo turbinando o inglês de maneira gratuita e você com certeza não vai querer perder as nossas dicas de inglês [clique aqui para conhecer].

Agora, vamos dar uma olhada no uso das letras ing em inglês. Lembre-se: inserimos a combinação ing em verbos.

ING PARA FALAR DE AÇÕES QUE ESTÃO EM ANDAMENTO

Usamos verbos com ing em inglês quando a intenção é comentar algo que ocorre exatamente no momento da nossa fala. Ou seja, comentamos uma ação que está ocorrendo bem no momento em que falamos dela. É o chamado present continuous ou presente contínuo.

Ex: I’m watching TV

Advertisement

[estou vendo TV]

Ex: Jack is taking a shower right now.

[Jack está tomando banho nesse momento]

Ex: Are you working?

[você tá trabalhando?]

Ex: Daniel is reading an article in the newspaper.

[Daniel está lendo um artigo no jornal] 

ING PARA FALAR DE AÇÕES QUE ESTAVAM EM ANDAMENTO

Além de usamos o ing em situações que estão ocorrendo no momento da nossa fala, podemos inserir essa pequena combinação de letras para falar de ações que estavam em andamento, isto é, não estão mais. É o chamado past continuous ou passado contínuo. Nesse caso, montamos a frase com uma das opções abaixo:

  • was + verbo [ing] com pronomes pessoais ou nomes no lugar de {he, she, it, I}
  • were + verbo [ing] com pronomes pessoais ou nomes no lugar de {we, you, they}

Ex: Bob  was washing the dishes.

[Bob tava lavando os pratos] 

Ex: They were seeking help

[eles estavam procurando por ajuda]   

ING PARA FALAR DO FUTURO

É possível usarmos ing no inglês como parte do tempo verbal present continuous sem que necessariamente se trate de uma ação e andamento – como vimos no começo desse artigo. Nesse caso lançamos mão do present progressive para falar do futuro. Observe como isso é super interessante:

Ex: We are having a party tomorrow.

[teremos uma festa amanhã]

A palavra tomorrow (amanhã) indica que só podemos estra falando de uma festa que ocorrerá no dia seguinte.

Ex: I’m meeting my mother this this weekend.

[vou encontrar a minha mãe esse fim de semana] 

Ex: I’m cleaning the house on Monday.

[vou limpar a casa na segunda] 

ING NO TEMPO VERBAL PRESENT PERFECT CONTINUOUS

Uma forma interessante de usar ing no inglês é associando essa combinação de letras com verbos em tempos verbais perfeitos. Já falamos sobre como usar a combinação de letras no tempo verbal presente perfeito [nesse vídeo, clique].

Ex: I’ve been looking for you.

[estive procurando por você] 

Ex: I’ve been studying english since I was 5.

ING NO TEMPO VERBAL PAST PERFECT CONTINUOUS

Assim como no presente perfeito, é possível usarmos ing em inglês como parte do tempo verbal passado perfeito, justamente para embutir a ideia de algo em progresso, contínuo. Para aprender mais a respeito desse tempo verbal [clique aqui].

EX: He had bee seeing someone before they got married.

[ele estava saindo com uma pessoa antes deles se casarem]

Ex: I had already been studying English for five years when I moved to Canada.

[eu já vinha estudando inglês por cinco anos quando me mudei para o Canadá]

Então é isso. Essas foram cinco formas de usar ing em inglês as quais você deve ter em mente. É evidente que existem outras maneiras, mas iremos citá-las ao longo dos próximos artigos. Caso você tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo, A gente faz questão de responder todos os nossos leitores. Para continuar aprendendo inglês de graça, conheça o nosso canal oficial no Youtube. Essa é uma ótima maneira de você aprender inglês online [clique aqui para conhecer]. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”green” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy