Home Gramática da língua inglesa Como usar Either Neither e So

Como usar Either Neither e So

by Daniel Silva
0 comment

EITHER NEITHER E SOComo usar Either Neither So? foi a pergunta que nos fizeram no nosso canal oficial do Youtube. Enquanto não sai um vídeo sobre esse assunto, vamos simplificar por meio desse artigo por meio de uma explicação clara e completa.

Antes de falarmos sobre isso, gostaríamos de te convidar para conhecer o nosso canal oficial no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas nos seguindo por lá. Essa é uma ótima oportunidade para você aprender inglês online e o melhor: aprender inglês de graça. Escolas de inglês são importantes, mas blogs de inglês também. Por isso, aproveite essa oportunidade para contar com a nossa ajuda diária [clique aqui para conhecer].

Agora, voltando ao tema desse postComo usar Either Neither e So é uma pergunta simples, porém carece de uma explicação mais profunda. Vamos começar com o uso de either em inglês. À propósito já falamos sobre como usar either em um outro vídeo nosso no Youtube. Além disso, já falamos dessas palavras no contexto desse artigo. O vídeo que nos referimos é o vídeo abaixo. Vale a pena assisti-lo antes de continuar a ler esse artigo. Então, dá o play!

Como usar Either Neither e So?

De qualquer forma, saiba que podemos usar either de forma a concordar com alguém quanto a algum aspecto.

  • Um amigo diz que a mãe dele não é gorda – você diz que a sua também não. (aspecto: peso)
  • Um amigo diz que nunca será rico – você diz que também não (aspecto: condição financeira)
  • Um amigo diz que não foi em uma festa – você diz que também não foi (aspecto: presença)

Veja um exemplo:

Advertisement

Ex: Jack: I don’t like to play soccer. Daniel: I don’t either.

[Jack: eu não gosto de jogar futebol. Daniel: nem eu]

O requisito para fazermos uso de either nesses moldes é uma frase na negativa. Isso pode ser confirmado por meio do emprego de algum verbo auxiliar na negativa como, por exemplo:

  • don’t = do not
  • won’t = will not
  • didn’t = did not
  • hasn’t e haven’t = has not e have not

E inclusive frases contendo a palavra never (nunca) que embuti a ideia da negativa. Ocorre que essa sintonia nem sempre precisa ser entre duas pessoas como no diálogo acima. Uma mesma pessoa pode reconhecer que, dado um determinado aspecto, a sua condição é idêntica a de alguém. Ou seja, há uma equiparação em face de um aspecto que elegemos.

Ex: Jack: You will never make a million dollars, and I won’t either.

Jack, se referindo a ele mesmo (pronome pessoal I), diz que nunca fará um milhão de dólares por meio de will never. Antes disso, porém, aproveita para “reconhecer” que essa é a sua condição, caro leitor. Por isso usa o pronome pessoal you (você). Assim, Jack afirma primeiramente que você nunca fará um milhão de dólares e nem ele.

Vamos agora aprender a como usar neither em inglês para concordar ou colocar dois elementos/membros/situações sob a mesma condição.

Ex: Life without love isn’t easy, and life with love neither.

Aqui eu disse que a vida sem amor (life without love) não é fácil (isn’t easy) e que a vida com amor (life with lovetambém não é (neither). Isso porque a segunda frase simplesmente concordou com a segunda quanto a complexidade da vidam seja ela com ou sem amor. Ela não é fácil sob qualquer perspectiva. A segunda parte da reflexão está na afirmativa, razão pela qual optou-se por usar neither.

Assim, temos um breve resumo sobre either e neither.

  • A frase está na afirmativa? Combine a frase com neither;
  • A frase está na negativa? Combine a frase com either;

Até porque, dessa forma, evitamos a dupla negativa. De certo, não queremos que uma parte negue a outra, mas se complementem.

O uso de so faz um par com o uso de neither. Porém, cada uma dessas palavras atua de forma antagônica. Observe o exemplo:

Ex: Bob has to work on Sundays and so does Jack.

Aqui é afirmado que Bob deve trabalhar aos domingos e essa também é a condição de Jack (so does Jack).

Veja mais um diálogo entre Daniel e Samantha.

Ex: Daniel: I am hungry. Samantha: So am I.

Daniel diz que está com fome e Samantha evidencia que essa também é a sua situação por meio do uso de so.

Para o uso de so, a frase que inicia a fala deve estar na afirmativa. A palavra neither, como já dissemos, pede por uma frase na negativa. Veja o diálogo de Daniel e Samantha visto sob uma nova ótica:

Ex: Daniel I am not hungry. Samantha: Neither am I.

Nesse caso Daniel diz que não está com fome e Samantha aponta que ela também não. Repare que o uso de am por Samantha não se deve ao emprego de am na primeira frase de Daniel, mas sim porque ela fala dela mesma (usou o pronome pessoal I = eu).

Para montar frases com so e neither devemos revelar o verbo auxiliar presente na primeira frase da fala e empregá-lo na estrutura composta de so ou neither.

SO + VERBO AUXILIAR + NOME OU PRONOME PESSOAL
NEITHER + VERBO AUXILIAR + NOME OU PRONOME PESSOAL

Alguns exemplos de verbos auxiliares (também incluímos verbos modais nessa lista):

  • Verbo to be (am, is, are, was e were)
  • Do ou Does
  • Did
  • Will
  • Would
  • Should
  • Can
  • Could

Nem sempre identificamos o verbo auxiliar na primeira frase da fala da pessoa.

Ex: Peter: I love Mary. Jack: So do I.

Na primeira frase não identificamos o uso de algum verbo auxiliar. Por que, então, o personagem Jack usou o verbo auxiliar do? É que como a primeira frase está no presente simples (I love Mary) e não se trata do verbo to be (am, is, are, was ou were), nesse tempo verbal as opções que temos são do e does. Como Jack usou o pronome pessoal I, a regra dita que ele deverá ser combinado ao verbo auxiliar do. Veja com quais pronomes pessoais (ou nomes que podem ser substituído por ele) devemos usar cada um dos dois verbos auxiliares do presente simples:

  • Do – I, they, you, we
  • Does – He, she e it

Assim, você deve ficar ligado no verbo auxiliar para estruturar a frase com either neither e so. Ou ainda, no tempo verbal em questão, caso o verbo auxiliar não esteja presente na frase de maneira explícita.

Para continuar aprendendo inglês, conheça o nosso canal oficial no Youtube. Essa é uma ótima chance para você turbinar o seu inglês de vez. Escolas de inglês e cursos de inglês são importantes, mas blogs de inglês também. Confira diversos vídeos para todos os níveis [clique aqui para conhecer]. Para ficar ligado nos próximos artigos, curta a nossa página no Facebook. Sempre avisamos por lá quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy