Home Phrasal Verbs em Inglês, Chunks e Collocations Falar sobre o tempo em Inglês: expressões essenciais

Falar sobre o tempo em Inglês: expressões essenciais

by Daniel Silva
0 comment

Falar sobre o tempo em Inglês:Falar sobre o tempo em Inglês: expressões essenciais – Faz tempo que quero escrever esse artigo para sintetizar aspectos extremamente importantes ao falarmos sobre o TEMPO EM INGLÊS. É que existem inúmeras expressões, mas não encontrei até o momento um texto que tentasse contemplar expressões muito usadas em Inglês relacionadas ao tempo.

Nesse novo artigo do Inglês no Teclado, além de enumerar três expressões essenciais para quem quer falar Inglês de maneira correta e confiante, irei explicar minunciosamente como usar cada uma delas, além de citar exemplos. Também sugiro que você faça o download do pdf desse texto. Nunca sabemos até quando ele estará disponível, não é mesmo? Se garanta!  😉

Antes disso, no entanto, gostaria de lhe convidar para conhecer o canal oficial do Inglês no Teclado no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas seguindo a gente por lá. Tem gente do Brasil todo. Essa é uma ótima oportunidade para você continuar aprendendo inglês [clique aqui para conhecer].

Confira abaixo se você as conhece e se realmente domina o emprego de cada uma delas. Aprenda a como falar sobre o tempo em Inglês como gente grande e impressione as pessoas com o seu Inglês!

Falar sobre o tempo em Inglês: expressões essenciais

Um detalhe que esqueci de mencionar é que nesse texto falaremos sobre o tempo no sentido de horas, dias, meses, anos e por aí vai. Se você quiser aprender a falar sobre o tempo (chuva, sol, etc) recomendo que você leia o artigo: Como Falar Sobre o Tempo Em Inglês De Maneira Fluente [clique aqui].

Advertisement
como falar sobre o tempo em inglês

Como falar sobre o tempo em Inglês: aprenda expressões essenciais. Imagem de: Simon Gush.

Agora, se o que você está procurando é o assunto desse artigo, mão à obra e boa leitura! Não esquece de seguir a gente no Facebook! Sempre avisamos por lá quando há textos novos por aqui. Ajuda a gente: clique AQUI e curta a página oficial do Inglês no Teclado.

It takes: take para falar sobre o tempo gasto em Inglês

Saber usar a combinação it + take é imprescindível para quem quer falar Inglês. Pode parecer exagero, mas não é. Veja alguns exemplos e na sequência a explicação.

Ex: I usually take 5 minutes to get to school.

Ex: She usually takes 20 minutes to get to work.

Ex: My mother usually takes two minutes to get dresses.

Repare que nas frases acima empregamos o tempo verbal simple present ou presente simples em Inglês. Por isso para o grupo composto por pronomes pessoas (he, she e it) o verbo foi modificado aderindo a letra ‘s’ ao final de take. Para o presente simples, temos:

  • He, she , it ——> takes
  • I, you, they, we —–> take

Também podemos empregar it + take em outros tempos verbais:

Ex: It took me 3 minutes to fix the car. [passado simples]

Ex: It will only take a few minutes. [futuro simples]

Agora vamos falar sobre uma versão dessa estrutura que costuma confundir bastante estudantes da língua inglesa. Antes disso, veja os exemplos abaixo:

Ex: It usually takes 2 minutes to feed a dog.

Ex: It takes 6 minutes to walk to school.

Repare que não especificamos quanto tempo alguém leva para fazer algo, estamos generalizando. Ou seja, de modo geral, é o tempo que se leva. Estamos fazendo uso da terceira pessoa.  Assim, supõe-se que geralmente (usually) leva-se 2 minutos para alimentar um cão e 6 minutos para chegar na escola a pé.

Até então, tudo bem, já que fizemos uso de it + take e é natural que o verbo to take seja escrito como takes em se tratando de simple presente, como vimos acima.

Agora, compare os exemplos acima com os exemplos abaixo:

Ex: It takes me 5 minutes to get to work.

Ex: It takes my father three to four hours to fix a car.

Ex: It never takes my wife less than 30 minutes to get ready for work in the morning.

A diferença nesse caso é que como especificamos quanto tempo alguém leva (mencionamos: me, my father, my wife) é comum estudantes da língua inglesa não usarem take no formato takes, isto é, não adicionarem a forma correta do verbo to take ao usar o objeto indireto me. Isso porque se embolam com a regra aplicável aos pronomes pessoais no caso do presente simples.

  • He, she , it ——> takes
  • I, you, they, we —–> take

Por isso, costumo ouvir:

Ex: It take me 2 hours… [correto: it takes me 2 hours…]

Ex: It take me 1 minute… [correto: it takes me 1 minute…]

Em outro texto já falamos sobre como usar it + take para se referir ao tempo. Você pode conferir a explicação completa——> (clicando aqui).

[x] Year’s Times para falar sobre o tempo em Inglês

Uma maneira interessante de falar sobre o tempo em inglês é por meio da combinação x year’s time. Muita atenção aqui com o uso do apóstrofo. Para falar da duração do tempo do ponto de vista da projeção em anos, basta mencionar o número de anos como parte de x year’s time em que a letra x representa o número.

Ex: What will our languages be like in 500 year’s time?

[como será a nossa língua daqui a 500 anos?]

Ex: Samantha collected 100 stamps in 10 year’s time.

[Samantha colecionou 100 selos em dez anos]

Ex: In 10 years’ time we may benefit from research that is being done today.

[daqui a dez anos poderemos nos beneficiar de pesquisa feita nos dias de hoje]

TIME IS UP

É muito comum estudantes usarem a palavra over para se referirem ao esgotamento do tempo disponível. Entretanto, sugiro que você aprender a usar up para indicar que o tempo acabou.

Ex: Turn in your papers, students; time is up.

[entreguem os seus papéis aluno, o tempo acabou]

Ex: OK, everyone, time’s up – hand in your tests.

[OK pessoal, o tempo acabou – entreguem as suas provas]

Ex: I barely finished my exam before time was up.

[eu mal terminei a minha prova antes do tempo acabar] 

Então é isso. Essas foram três formas essenciais de falar sobre o tempo em inglês. Para ficar ligado nas nossas próximas dicas de inglês, conheça o nosso canal oficial no Youtube. São diversos vídeos de inglês para todos os níveis: básico, intermediário, avançado e proficiente. Essa é uma ótima chances para você continuar aprendendo inglês com a nossa ajuda [clique aqui para conhecer]. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui. Ajuda a gente é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”green” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy