Home Gramática da língua inglesa Have There Been, There Have Been: como usar em inglês?

Have There Been, There Have Been: como usar em inglês?

by Daniel Silva
0 comment

Como usar HAVE THERE BEEN em Inglês? Como usar THERE HAVE BEEN e o que significa HAVE THERE BEEN ? são algumas das perguntas que mais me fazem no canal oficial do Inglês no Teclado no Youtube.

A propósito, atualmente são milhares de pessoas nos seguindo por lá. Tem gente do Brasil todo, Estados Unidos, Canadá Portugal, Angola, Austrália e muito mais. Essa é uma ótima oportunidade para você aprender inglês online e o melhor: totalmente de graça. São vídeo-aulas para todos os níveis de inglês, básico, intermediário e avançado [clique aqui para conhecer]. São aulas de inglês online muito diferenciadas.

Antes de você continuar a ler esse artigo, sugiro que você veja o nosso vídeo abaixo sobre esse tema. É muito esclarecedor mesmo. Dá o play!

Nesse novo post, vamos apenas dar uma explicação complementar em relação ao artigo no qual detalhamos sobre o uso de have been em inglês [clique aqui para checar]. É que muitos internautas nos pediram que falássemos sobre o uso da estrutura have been ou has been associada à palavra there.

Usamos there have been ou there has been (de acordo com o pronome pessoal da língua inglesa ou sujeito da frase) para expressar a existência ou inexistência de algo ao longo do tempo.

Advertisement

Como já explicamos [nesse vídeo, clique] sobre o uso de there associado ao verbo to be – lembrando que been é o past participle do verbo to be -, a ideia geral é a de existir ou inexistir. Na língua portuguesa, costumamos usar o verbo haver ou simplesmente usamos o verbo ter como em “tem comida na geladeira” ou “há muita gente doente”.

Ex: There have been no reports of missing victims by relatives.

[não há relatos de parentes sobre vítimas desaparecidas] 

Ex: There have been at least 9 violent attacks on women by Trump supporters.

[há no mínimo 9 ataques violentos cometidos por apoiadores de Trump contra mulheres] 

Para montar perguntas com there have been e there has been, basta você inverter a ordem das palavras e adotar have there been e has there been. Não se esqueça que posicionamos wh-questions anteriormente a esse tipo de estrutura. Observe:

Ex: How many school shootings have there been in 2016?

[quantos tiroteios em escolas ocorreram em 2016?]

Ex: Have there been reports of break-ins in Beaufort County?

[houve relatos de invasões no condado de Beaufort?]

Uma confusão muito frequente entre estudantes de inglês é sobre quando devemos usar there have been e quando usamos there has been.

Optar por have e has, corretamente, nas composições there have been e there has been é essencial para montarmos frases gramaticalmente corretas.

Para você não cair no vacilo ao optar por uma dessas formas, certifique-se do sujeito da sua frase e tente substituí-lo por um dos pronomes pessoais da língua inglesa. Se trata de uma única pessoa? Uma única coisa? Um único elemento? Isso lhe indicará qual a opção correta there have been x there has been.

Avançando um pouco sobre esse tema, um uso mais rebuscado em inglês sobre there have been, ocorre no âmbito das inversões. Já explicamos sobre as inversions em outros textos aqui do blog Inglês no Teclado e super vale a pena ficar por dentro desse assunto para não ser pego de surpresa. Um texto que disponibilizamos aqui no blog sobre esse assunto e é muito esclarecedor é [esse daqui, clique].

O interessante é que, apesar de empregarmos have there been e has there been, não se trata de uma pergunta – como somos forçados a crer , em decorrência da estrutura padrão aplicada em perguntas-, mas sim uma afirmação. A intenção aqui é, por meio desse expediente, adicionar ênfase, apontar quão relevante um dado aspecto é.

Ex: Rarely have there been two presidential candidates as unpopular.

Ex: Very rarely have there been any deaths caused by the virus.

Então é isso. Esse foi um artigo super curto sobre como usar there have been e there has been em inglês bem como as suas variações relacionadas a perguntas. Caso você queira esclarecer algum ponto que não foi mencionado nesse artigo, deixe o seu comentário abaixo. A gente faz questão de responder todos os nossos leitores. Para receber mais dicas de inglês, conheça o nosso canal oficial no Youtube. Continuar aprendendo inglês online com a nossa ajuda e colaboração é muito fácil e prazeroso [clique aqui para conhecer]. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy