Home Gramática da língua inglesa Can no Futuro: Qual o Futuro de Can?

Can no Futuro: Qual o Futuro de Can?

by Daniel Silva
0 comment

Você muito provavelmente em algum momento já se perguntou: qual o “futuro de can” em Inglês? ou talvez: como usar can no futuro? Pois é caros leitores. Nós, meros mortais e eterno estudantes da língua inglesa (me incluo nesse bolo), tendemos sempre a procurar uma equivalência perfeita entre as línguas, um paralelismo que nem sempre existirá entre o inglês e português.

Antes de adentrar nesse mérito, eu gostaria de te convidar para conhecer o canal do Inglês no Teclado no Youtube. São milhares de seguidores acompanhando o nosso trabalho por lá todo dia e essa é uma ótima oportunidade para você aprender inglês online e esclarecer todas as usas dúvidas. No momento há gente do Brasil, Estados Unidos, Austrália, Canadá e muito mais acompanhando o nosso trabalho por lá [clique aqui para conhecer].

Can no Futuro: Qual o Futuro de Can?

No vídeo abaixo fizemos uma explicação super completa sobre os usos mais comuns do verbo modal can tanto na sua forma afirmativa quanto negativa. Sugerimos que você o assista para complementar o seu entendimento sobre ele. Dá o play!

De qualquer forma, devemos relembrar alguns aspectos importantes sobre ele. Usamos can para expressar habilidade no sentido de ter algum dom ou talento para algo.

Ex: Can you cook?

Advertisement

[você sabe cozinha?]

O interessante é que na nossa língua costumamos dizer “sabe” e em inglês optamos por can para exprimir a ideia de habilidade.

A gente inclusive traduz o verbo modal can com o sentido de poder em contextos relacionados a pedidos e solicitações (possibilidade):

Ex: Can you help me?

[você pode me ajudar?]

Outra maneira muito habitual de usar can é com o sentido de capacidade, mas se referindo a algo pontual com o sentido de conseguir.

Ex: Can you hear me?

[você pode me ouvir?]

Também é possível traduzir a frase acima como “você consegue me ouvir?”. Pois bem. Acho que essa rápida revisão já é suficiente para falarmos sobre o futuro de can em inglês, isto é, como usar can no futuro. Essa dúvida tormenta estudantes de inglês em função de questionamentos como, por exemplo:

  • como eu digo não poderei comparecer na reunião em inglês?
  • como eu digo não conseguirei te ajudar em inglês?

Devemos lembrar que uma das regras de ouro da gramática da língua inglesa determina que não podemos combinar verbos modais, o que nos impede de dizer coisas como:

Ex: I won’t cant… [incorreto]

Ex: She will not can.. [incorreto]

Ex: Bob won’t can… [incorreto]

O que podemos fazer para contornar essa impossibilidade é substituir can por be able to que expressa o mesmo sentido em determinados contextos. Como já explicamos [nesse vídeo, clique] Be Able To, não é um verbo modal, apesar de exprimir o sentido de capacidade como can e could em inglês, como também já explicamos [nesse artigo, clique]

Logo, você pode dizer (no presente):

Ex: I am not able to hlep you = I can’t help you.

[não posso te ajudar] 

De fato, no dia-a-dia, é muito mais comum ouvirmos as pessoas usando o verbo modal can em vez de be able to em se tratando do exemplo acima.

No futuro a frase acima vira:

Ex: I won’t be able to help you.

[não vou conseguir lhe ajudar = não poderei lhe ajudar] 

Ou seja, uma vez que be able to e can podem ser usados de maneira intercambiável e can não possui um formato próprio para o futuro, optamos por usar will be able to como se fosse o futuro de can.  Entendeu? Se trata de um macete, um artifício que adotamos em função dessa limitação de can no futuro.

Be able to comporta o uso de will para conferir a ideia de futuro, diferentemente de can que não. É que o verbo auxiliar will atua no verbo to be o qual compõe a estrutura be able to.

Ex: Unfortunately, I won’t be able to attend the meeting.

[infelizmente não poderei comparecer a reunião] 

Ex: Jack and I won’t be able to stop by your house tomorrow.

[Jack e eu não conseguiremos dar uma passada na sua casa amanhã] 

Ex: Will you be able to help me later?

[você conseguirá me ajudar mais tarde?]

Para aprender mais sobre como usar will be able to e muitos outros exemplos [clique aqui]. Para continuar ligado nas nossas dicas de inglês, conheça todo o nosso arsenal de vídeo aulas de inglês no Youtube. Essa é a melhor maneira de você continuar aprendendo inglês online [clique aqui para conhecer]. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui como artigos e textos novos. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

 [vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

[imagem desse texto: EarthTones]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy