Home Como Dizer em Inglês “Nascer Em Inglês”: Como Dizer “Nascer Em Inglês”

“Nascer Em Inglês”: Como Dizer “Nascer Em Inglês”

by Daniel Silva
0 comment

Nascer Em Inglês

Como dizer “Nascer” Em Inglês? Já dizia Raul Seixas por meio da sua poesia: eu nasci há dez mil anos atrás…..Tudo tem um começo nessa vida e o nascimento é certamente o primeiro de todos. Você deve estar achando estranha essa minha pergunta: como dizer nascer em inglês? Mas é que realmente vale muito a pena falar desse tema. Essa é uma das maiores esquisitices com a qual podemos nos deparar na língua inglesa.

Antes de eu explicar como dizer nascer em inglês, gostaria de te convidar para conhecer o canal do Inglês no Teclado no Youtube. É  que escolas de inglês e cursos de inglês são importantes, mas blogues de inglês também. No momento, são milhares de pessoas nos seguindo por lá acompanhando as nossas aulas de inglês todo santo dia. Essa é uma ótima oportunidade para você continuar aprendendo inglês online, mesmo após o término da leitura desse artigo. Há pessoas do Brasil todo e de outros cantos do mundo [clique aqui para conhecer].

Como Dizer “Nascer Em Inglês”?

Primeiro, vamos analisar as seguintes frases em português:

  • Eu nasci em 1985;
  • Pedro nascerá em São Paulo;
  • Maria nasceu nos Estados Unidos.

Em todas essas frases, conseguímos constatar por meio do verbo nascer a presença da chamada voz ativa. Não conseguiu perceber? Compare os exemplos acima com as frases abaixo.

Advertisement
  • Eu compro pão todos os dias;
  • Eu viajei para São Paulo;
  • Eu trabalharei nos Estados Unidos.

Novamente, a voz ativa marca presença. Ela é revelada pela forma como usamos o verbo em cada frase, pouco importando o tempo verbal – passado, presente ou futuro. A voz passiva, por outro lado, é acompanhada do verbo ser como em:

  • Eu fui roubado;
  • A carta será encaminhada ao Papa;
  • A casa está sendo reformada.

Nesses exemplos eu sofri uma ação (fui roubado), a carta sofrerá uma ação (será encaminhada) e a casa está sofrendo uma ação (está sendo reformada). Esse padrão também ocorre na língua inglesa como já explicamos [nesse vídeo, clique] e [nesse vídeo, clique].

O uso da voz passiva talvez seja muito mais comum em inglês, até porque há casos em que adotamos a voz passiva em inglês de uma maneira que dificilmente adotaríamos em português. Em função dessa incongruência entre as línguas, muitas vezes o sentido geral de uma frase na voz passiva em inglês ao ser traduzido ao pé da letra para o português, fica fortemente prejudicado.

Um exemplo clássico disso é quando nos perguntamos como dizer nascer em inglês? Isso muito provavelmente nunca passou pela sua cabeça, mas nas frases inicias desse artigo em que fiz uso do verbo nascer, temos a impressão de que nós mesmos (muito habilidosos) conseguímos conduzir o nosso próprio “processo de nascimento”. É por isso que as frases estão na voz ativa em português.

Na língua inglesa é totalmente diferente, pois essa noção de nós mesmos conduzirmos o nosso nascimento inexiste, é algo inconcebível. Dessa forma, dizemos em inglês coisas como:

  • I was born in 1985 [frase1]
  • Jack and Bob were born in the USA [frase 2]
  • The baby will be born in Brazil [frase3]

Logo, se eu quero dizer que nasci no ano de 1985 devo optar pela frase 1, se desejo dizer que Jack e Bob nasceram nos Estados Unidos opto pela frase 2. Já na frase 3, afirmo que o bebê nascerá no Brasil. Vamos agora fazer uma análise mais profunda sobre essa questão. Se tivéssemos que traduzir as partes grifadas das frases acima ao pé da letra, teríamos:

  • was born = fui nascido
  • were born = foram nascidos
  • will be born = será nascido

Se uma médica deseja informar a uma mãe que a sua filha dará à luz a uma criança no mês seguinte, ela pode dizer:

Ex: Your daughter will bear a child next month.

Observe mais um exemplo do Longman Dictionary:

Ex: She might never be able to bear children.

No exemplo acima destacamos a infertilidade feminina, isto é, a dificuldade em engravidar por meio do verbo modal be able to o qual vincula a noção de se conseguir fazer algo. Há uma alta probabilidade (she might never) de uma mulher nunca conseguir dar à luz.

O verbo to bear contém a ideia de conceder vida a alguém. É por isso que na voz ativa dizemos bear [someone]. O foco do ato em si está na pessoa responsável por dar vida a alguém e não no ser que nasce.

Essa é a razão de, ainda que alguém sugira a tradução “ter um bebe”, termos que detidamente analisar as diferenças entre as línguas para, aí sim, captar as suas nuances.

O verbo to bear é um verbo transitivo e, em função dessa característica, conseguímos usá-lo na voz passiva (was/ were/ will be born). A estrutura como vimos nos vídeos citados é:

be + past participle

A palavra born é o particípio do verbo to bear e, dessa forma, justificamos a construção comumente adotada na língua inglesa.

  • I was born in 1985
  • Jack and Bob were born in the USA
  • The baby will be born in Brazil

Esse é o motivo de muitos professores de inglês responderem a pergunta “como dizer nascer em inglês?” com be born.  Para aprender sobre outros assuntos relacionados a gravidez e inclusive formas de dizer nascer em inglês [clique aqui].

Então é isso. Espero que a partir de agora, se alguém lhe perguntar como dizer nascer em inglês, você saiba responder essa pergunta com segurança. Para continuar ligado nas nossas dicas de inglês, conheça o nosso canal no Youtube. Lá você confere muitas outras dicas de inglês legais como essa e ainda tem a oportunidade de melhorar a sua pronúncia e escuta com as nossas aulas de inglês [clique aqui para conhecê-lo]. No Facebook, sempre avisamos quando há novos textos disponíveis. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy