Home Gramática da língua inglesa Forma Comparativa em Inglês: explicação (comparative form)

Forma Comparativa em Inglês: explicação (comparative form)

by Daniel Silva
0 comment

Forma Comparativa em Inglês: explicação (comparative form) – Apesar das centenas de artigos de gramática em Inglês disponíveis no Brasil, faltava um texto que muitos internautas frequentemente procuram no Inglês no Teclado: a forma comparativa em Inglês. É que esse assunto é realmente essencial para quem quer falar Inglês. Por isso prometo que nesse artigo irei tentar contemplar todos (ou a maioria) dos aspectos sobre a chamada COMPARATIVE FORM ou uso dos comparativos em Inglês. Peço que você tenha paciência e leia o texto todo porque como a intenção é consagrar os mínimos detalhes sobre esse assunto, esse sacrifício vai te deixar realmente preparado não apenas para provas, mas para a vida real.

Antes de entrarmos na explicação propriamente dita, eu gostaria de lhe convidar para conhecer o canal do Inglês no Teclado no Youtube. No momento são milhares de pessoas assistindo as nossas aulas de inglês por lá. Essa é uma maneira incrível de você aprender inglês online e não gastar um centavo com isso. Tem gente do Brasil todo e de outros cantos do mundo também. Como sempre dizemos por aqui, escolas de inglês e cursos de inglês online são importantes, mas blogs de inglês também [clique aqui para conhecê-lo]. Você com certeza não vai se arrepender.

Forma Comparativa em Inglês: Adjetivos curtos e longos

Em Inglês, para que a forma comparativa seja usada da forma correta, é preciso que você diferencie adjetivos longos e curtos. Quantas letras possui a palavra em questão?

É que apesar de no português simplesmente dizermos “mais bonito” ou “menos caro”, fazendo uso das palavras “mais” e “menos” acompanhadas de um adjetivo como “caro” e “barato”, não é assim que funciona em inglês.

Então, como dissemos, é imprescindível que você esteja certo quanto a classificação do adjetivo, se curto ou longo. Alguns exemplos de adjetivos curtos em inglês:

Advertisement
Adjetivo Curto Significado
Pretty Bela
Smart Esperto
Cheap Barato
Cute Gracinha

Agora confira alguns exemplos de adjetivos longos em inglês:

Adjetivo Longo Significado
Expensive Caro
Agressive Agressivo
Violent Violento
Racist Racista

Forma Comparativa em Inglês: Uso do ‘more’ e ‘less’ com adjetivos longos

Na nossa língua costumamos dizer coisas como:

  • mais barato – menos barato;
  • mais violento – menos violento;
  • mais racista – menos racista;

Constatamos que para construir a forma comparativa em Português, basta usamos as palavras mais ou menos. Em Inglês, as palavras equivalentes são: more (mais) – less (menos). Contudo, apenas usamos essas palavras em se comparando de uma comparação com dois elementos, duas pessoas, duas coisas, dois grupos. Acima disso, temos a forma superlativa que enseja outra regra.

Além disso, não basta empregarmos o termo more ou o termo less com quaisquer adjetivos, já que eles apenas poderão ser usados com os adjetivos longos.

  • more expensive – less expensive;
  • more agressive  – less agressive;
  • more violento – less violent;
  • more racist – less racist;

Forma Comparativa em Inglês: adjetivos curtos

Como vimos acima, para compararmos duas coisas, duas pessoas, dois grupos, isto é, dois elementos empregando adjetivos longos, basta adotarmos as palavras more (mais) ou less (menos). O caso dos adjetivos curtos exige de você saber o maior número possível de adjetivos curtos e a sua forma comparativa propriamente dita.

Adjetivo Curto Forma Comparativa
Pretty Prettier
Smart Smarter
Cheap Cheaper
Cute Cuter

 

Assim, podemos dizer em inglês:

Ex: Maria is pretty.

[Maria é linda]

Ex: Maria is prettier than Jenifer.

[Maria é mais linda do que a Jenifer]

Logo, evidenciamos que prettier = mais linda. A palavra than exerce a função de “do que” na frase acima. Assim, você seguir alguns passos bem simples ao lidar com esse tema.

  1. Se trata de um adjetivo longo ou curto?
  2. Sendo um adjetivo longo, o combinamos com more ou less;
  3. Sendo um adjetivo curto, devemos usar a sua forma comparativa propriamente dita;

Pode parecer loucura isso, mas quando se está habituado com o procedimento e já se sabe de maneira memorizada a forma comparativa propriamente dita dos adjetivos curtos em inglês, tudo fica mais fácil. À propósito, já explicamos em um outro texto aqui no Inglês no Teclado um pouco mais sobre esse assunto e super vale a pena ler o outro artigo para se inteirar do assunto [clique aqui para acessá-lo]. No Face

Para continuar aprendendo inglês online com a nossa ajuda, conheça as nossas aulas de inglês no Youtube. Elas certamente vão lhe ajudar a entender melhor os meandros da língua inglesa. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr]

[imagem desse texto]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy