Home O que significa, como usar e traduções em Inglês Do Yourself A Favor: O Que Significa?

Do Yourself A Favor: O Que Significa?

by Daniel Silva
0 comment

do yourself a favorDo Yourself A Favor e vá estudar inglês! Brincadeirinha…..você sabe o que significa do yourself a favor? Tem certeza? Nesse novo texto vamos falar sobre uma maneira de se expressar em inglês muito curiosa.

Entretanto, antes de eu explicar o significado de do yourself a favor, eu gostaria de te convidar para conhecer o canal do inglês no teclado no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas assistindo as nossas aulas de inglês por lá. Tem gente do Brasil todo, Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e muito outros países. São vídeos para todos os níveis: básico, intermediário, avançado e proficiente. Como sempre dizemos por aqui, escolas de inglês e cursos de inglês online são importantes, mas blogs de inglês também [clique aqui para conhecê-lo]. Você com certeza vai adorar conhecê-lo!  😀

O Que Significa Do Yourself A Favor?

Se você pensar em uma possível tradução para essa maneira de se expressar se deparará com algo como “te faça um favor”. Ocorre que, ao menos em português, isso não faria muito sentido.

Em Inglês, nativos usam essa frase para alertar alguém que ela está comendo mosca, dando bobeira ou desatenta quanto a algo que lhe é prejudicial ou negativo. Ou seja, é como dizer para alguém “tenha dó de você mesmo”.

Do Yourself A Favor pode ser usada tanto em circunstâncias nas quais não há bom senso por parte de uma pessoa lerda (como forma de introduzir uma crítica ácida) ou até mesmo para dar um conselho do que ela deve fazer, sem que haja nenhuma intenção de criticá-la.

Advertisement

Acho que em Português costumamos dizer “faz um favor”, como nas frases:

  • faz um favor? Vá estudar inglês com um bom professor;
  • faz um favor para mim? Some da minha frente;
  • Faz um favor? Vê se eu tô lá na esquina.

Contudo, aqui cabe uma ressalva. Repare que em inglês a gente dá um comando no sentido de recomendar que a pessoa faça um favor para ela mesma. Além disso, nem sempre usaremos a versão em inglês com o objetivo de soar grosseiro ou compor uma crítica.

Exemplos com Do Yourself A Favor

Agora que você já captou o a ideia por trás desse chamamento, vamos conferir alguns exemplos em inglês. Primeiramente, confira o uso de do yourself a favor para críticas ácidas:

Ex: Geez! You’ve got a terrible dragon breath!  Do yourself a favor e go find treatment for that.

[santo Deus, você tem um tremendo bafo de leão! Vá procurar tratamento para isso. Fica a dica] 

Ex: Do yourself a favor and quit telling jokes. You’ve got to stop embaracing yourself.

[faz um favor? Pare de contar piadas. Você tem que parar de pagar mico] 

Agora, veja como usá-la sem nenhum traço de agressividade:

Ex: Why don’t you do yourself a favor and take a vacation this summer?

[por que você não se dá o luxo de tirar férias nesse verão?] 

Ex: Do yourself a favor. Quit smoking.

[tenha dó de você mesmo e pare de fumar] 

Ex: Do yourself a favor.  Practice safe sex.

[tenha dó de você mesmo e faça sexo seguro] 

Então é isso. Aprendeu sobre o “significado de do yourself a favor”? Caso você ainda tenha alguma dúvida, deixe a sua mensagem abaixo. A gente faz questão de responder todos os nossos leitores. Para continuar aprendendo inglês online, conheça o nosso canal de inglês no Youtube [clique aqui para conhecê-lo]. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir Página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy