Home Dicas para Aprender e Estudar Inglês Aprendi Algo em Inglês e Agora Sinto Que Me Persegue

Aprendi Algo em Inglês e Agora Sinto Que Me Persegue

by Daniel Silva
0 comment

Aprendi Algo em Inglês e Agora Sinto Que Me Persegue – Você já teve essa sensação esquisita? Você acabara de aprender algo novo em inglês como uma palavra ou expressão e dali para frente, todo santo dia ou quase isso, essa palavra aparece para você. A impressão é semelhante à de uma perseguição, já que antes daquele dia você nunca tinha escutado ou visto aquele vocábulo e depois daquele momento pontual de aprendizado, esse troço parece ser atraído por você como um imã. Você decidi assistir a um filme e lá está a palavra nova. Resolve ouvir uma música e mais uma vez ela é citada. Desiste de ouvir canções, liga a TV em um talk show e, surpresa! Olha quem está lá novamente.  Não é super estranho?

Essa percepção é factível, mas calma, isso não acontece só com você, ou seja, não é um “privilégio exclusivo seu”. Essa intuição que temos está relacionada a alguns aspectos cognitivos de quem se dedica a estudar uma língua estrangeira.

OUVIR PALAVRAS EM BLOCO

Ouvir uma língua estrangeira é diferente de ouvir a língua pátria. Ao ouvir alguém falando português somos capazes de distinguir com mais clareza o que alguém nos diz, mesmo que o orador inclua na sua fala termos que desconhecemos por completo. Somos capazes de reproduzir palavra por palavra do que foi dito em português. Não que isso não ocorra em inglês, mas se você não possui o listening proficiente, é muito provável que o seu cérebro esteja habituado a lidar com palavras em bloco e fatalmente termos proferidos são “perdidos” ao longo da comunicação. Em meio ao bombardeio de milhares quiçá milhões de construções com palavras de uma língua estrangeira, é humanamente impossível querer decorar todas as possibilidades inimagináveis fruto de nossas experiências, até o dia em que você verdadeiramente se interessar por uma palavra dita “nova” para você. Você já pode ter se esbarrado com aquela palavra, mas é tão somente no dia em que você demostrar verdadeiro apreço por ela e principalmente a conectar a um contexto mais amplo como explicado [nesse artigo, clique] é que você irá realmente decorá-la, como dizemos em inglês – by heart.

ESQUECER O QUE FOI APRENDIDO

Outro ponto importante a ser ressaltado, dado o que foi dito acima, é um dos piores inimigos de quem estuda uma língua estrangeira: o esquecimento. Não se você já viu um filme chamado Limitless em que um cara toma uma pílula que lhe permite acessar 100% do seu cérebro e não apenas 20% como a maioria dos mortais. O cara vira um mega gênio de qualquer assunto, arte, finanças, assuntos amorosos, enfim, ele simplesmente consegue escavar diretamente do seu cérebro qualquer assunto que foi visto, por exemplo, há vinte anos uma única vez. Seria fantástico se de repente a gente não esquecesse mais nada do que aprendemos, não é verdade? De qualquer forma, todos devem combater o esquecimento, já que a fixação de vocabulário de modo permanente é fundamental para a nossa comunicação, seja ela por emissão ou captação.

DESINTERESSE PELO NOVO

Quantas vezes você se deparou com um termo desconhecido e por conta da pressa ou do desinteresse não conferiu o seu significado? Se você fizesse isso todas as vezes que descobrisse o novo, certamente contornaria essa sensação estranha de que uma nova palavra aprendida lhe persegue. Não permita que o desinteresse pelo novo lhe tome conta. Faça de tudo para dedicar alguns poucos minutos aprendendo sobre o significado das palavras. Quanto mais você se entregar de corpo e alma a língua inglesa, mas rápido atingirá a tão sonhada fluência e esse sentimento estranho ficará para trás.

Advertisement

Então é isso. Se também passa pela sua cabeça o questionamento “Aprendi Algo em Inglês e Agora Sinto Que Me Persegue”, entenda que essa percepção é na maioria das vezes uma sensação falsa que reflete em parte a combinação do esquecimento com o nosso desleixo ao lidar com o novo – sempre postergando o nosso interesse por desvendá-lo.

Para contar com a nossa ajuda e continuar aprendendo inglês online, conheça o nosso canal de inglês no Youtube. No momento milhares de pessoas de todo o mundo acompanham o nosso trabalho por lá. Essa é uma excelente oportunidade para você aprender inglês online e ainda contar com a nossa cooperação para turbinar o seu conhecimento [clique aqui para conhecê-lo].  No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui como dicas, artigos e textos novos. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir Página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

[imagem desse texto]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy