Home Dicas para Aprender e Estudar Inglês Verbo Google E Outros Verbos Em Inglês “Sem Tradução”

Verbo Google E Outros Verbos Em Inglês “Sem Tradução”

by Daniel Silva
0 comment

Você sabe o que significa o “verbo Google”?  A gente utiliza tanto essa palavra em inglês para nos referirmos ao motor de buscas de endereço www.google.com.br que nunca nos atemos a forma como ela é realmente usada no dia-a-dia. Google é um substantivo próprio – nome de uma empresa americana que nos ajuda muito a descobrir respostas e soluções para diversos problemas das mais variadas ordens. Mas você sabia que pode usar essa palavra como verbo? A gente conhece muitas marcas que viraram sinônimos de produtos como Bombril, Gillette e Xerox. Isso é chamado em português de metonímia. A metonímia é o uso de uma palavra no lugar da outra.

Não faz muito tempo que a palavra Google vem sendo usada no Brasil como sinônimo de pesquisar. Nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa, a consolidação desse termo não é nenhuma novidade. Se alguém lhe diz em inglês algo como go google it o que ela quer dizer é: jogue ‘it’ no buscador para desvendar a respeito dela. Lembrando que it faz referência a palavra, termo ou qualquer outra coisa que é do seu interesse obter mais informações.

No Brasil, a empresa proprietária da marca Google decidiu adotar uma estratégia de fixação do seu nome associada à sua razão de existir bem interessante. Embora essa não seja a primeira aparição da tech-company na telinha verde e amarela,  a nova propaganda bate no conceito “dá um google”.

Dificilmente um brasileiro memorizaria um neologismo como “Googlar” com o sentido de “pesquisar”. Certamente se provaria uma estratégia fracassada. A abordagem natural foi utilizar “dá um Google”, maneira descolada e bem informal adotada por muitos brasileiros quando não conseguem encontrar a palavra perfeita que sirva de tradução para um termo ou termos em inglês. A gente usa muito essa combinação “dá um …..” como parte de um comando. Tanto é assim, que dizemos:

  • dar um zoom [verbo zoom em inglês]
  • dar o play [verbo play em inglês]
  • trolar alguém [verbo troll em inglês]
  • fazer o check in [verbo check in em inglês]

Isso mostra que, mesmo existindo barreiras culturas ou limitações entre as línguas, o seu humano sempre dará um jeito de, por meio da sua criatividade e espontaneidade, contornar as dificuldades por ele encontradas ao longo da sua existência. Não se trata de comprometer hegemonia ou opção pela prevalência de uma língua em detrimento da outra. Em tempos de globalização tudo se adéqua às circunstâncias e a comunicação também faz parte disso.

Advertisement

O aluno de inglês não deve temer vocábulos em inglês sem traduções equivalentes, mas aprender a lidar com o novo, captar a ideia por trás de uma palavra seja ela um verbo, substantivo, adjetivo ou pertencente a qualquer outra classe de palavras. Essa postura faz bem ao seu amadurecimento intelectual, capacidade de discernimento e aprendizagem no longo prazo.

Então é isso. Para quem se pergunta pela tradução de Google, saiba que o verbo Google significa pesquisar por meio do próprio motor de buscas de mesmo nome. Para contar com a nossa ajuda e continuar aprendendo inglês online, conheça o nosso canal de inglês no Youtube. No momento milhares de pessoas de todo o mundo acompanham o nosso trabalho por lá. Essa é uma excelente oportunidade para você aprender inglês online e ainda contar com a nossa cooperação para turbinar o seu conhecimento [clique aqui para conhecê-lo].  No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui como dicas, artigos e textos novos. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir Página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

[imagem desse texto]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy