Home Gramática da língua inglesa Como Usar Subjunctive Mood (Present Subjunctive)?

Como Usar Subjunctive Mood (Present Subjunctive)?

by Daniel Silva
0 comment

Como Usar Subjunctive Mood Em Inglês? Você faz alguma ideia? Atendendo a pedidos vou disponibilizar uma explicação sobre esse tema aqui na nossa página, enquanto ainda não tiver tempo de falar sobre isso no nosso canal de inglês no Youtube. Prometo que assim que o vídeo estiver disponível, atualizo esse texto para todos os nossos leitores.

Antes de eu continuar com essa explicação sobre subjunctive mood, eu gostaria de te dizer que caso você queira conferir mais dicas de inglês além dessas, pode conhecer o nosso canal de inglês no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas acompanhando as nossas aulas de inglês por lá. Tem gente do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e muito mais. Como sempre dizemos por aqui, escola de inglês e curso de inglês são importantes, mas blogs de inglês também [clique aqui para conhecê-lo]. Você com certeza não vai se arrepender!  😀

Como Usar Subjunctive Mood?

O formato subjunctive mood é dividido em present subjunctive e past subjunctive. Nesse texto em particular vamos estudar a primeira versão, como checaremos nas nas próximas linhas. Utilizamos o subjunctive mood ou caso subjuntivo em inglês para dar recomendações, sugestões, palpites, ordens, instruções e coisas do tipo. O que geralmente confunde estudantes de inglês é quanto a flexão do verbo que ocorre após verbos frequentemente adotados no bojo do caso subjuntivo. Os verbos que normalmente aparecem nesse padrão são:

  • recommend = recomendar;
  • suggest = sugerir;
  • propose = propor;
  • demand = demandar;
  • insist = insistir;
  • prefer = preferir;
  • request = requerer;
  • urge = urgir;

O cuidado deve ser redobrado ao posicionar um verbo que ocorre após os verbos listados acima. Isso ocorro, pois como muito bem sabemos,no tempo verbal presente simples dizemos “She studies Math” ou “John loves Mary” – flexionando o verbo da frase segundo o pronome pessoal / sujeito da frase.

Ex: I am recommending that Mrs. Brown stay home until after her baby is born

Advertisement

Na frase acima alguém recomenda que a senhora Robinson permaneça em casa após o período do seu bebê ter nascido.

Uma estudante de inglês desaviado muito provavelmente escreveria stays já que Mrs. Brown = she, logo o verbo flexiona resultando em stays. Porém, em se tratando desse formato, não é assim que funciona. Apesar de que existem correntes contrárias a essa interpretação os quais avaliam ser possível sim flexionarmos o verbo.

De qualquer forma, no passado, em português, dizemos:

  • O recomendei que comprasse três pacotes de fraudas;
  • O sugeri que comprasse o livro;
  • A escola pediu que trocasse de uniforme;
  • Eles exigiram que a papelada fosse despacha;

Quando esse padrão se fizer presente, empregamos o verbo na forma base sem flexioná-lo, independentemente do sujeito que o acompanha.

Ex: I requested that she return to school in January.

Novamente temos acima um exemplo de subjuntive mood em que adotamos o uso de request that e o verbo na forma base (return), mesmo que feito o uso do pronome pessoal she.

Veja outros exemplos:

Ex: I strongly recommend that he study.

Ex: It is urgent that you go there.

Ex: It is vital that Jack speak English.

Ex: Bob recommended that you join the committee.

Ou seja, pouco importa o sujeito, em se tratando de urgência, recomendação ou necessidade, dentro da perspectiva do caso subjuntivo, o verbo permanece na forma base. Essa configuração também é muito recorrente com frase do tipo:

  • it’s important that;
  • it’s essential that;
  • it’s crucial that;
  • it’s a good idea that;
  • it’s vital that;
  • it is imperative that;

Contudo, nem sempre teremos a indicação desse tipo de frase. É o exemplo de:

Ex: It is a matter of urgency that aid reach the famine area.

[é urgente que a ajuda chegue na região de fome] 

Então é isso. Espero que você tenha curtido essas dicas sobre como usar subjunctive mood e present mood. Caso você tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo. A gente faz questão de responder todos os nossos leitores. Para contar com a nossa ajuda e continuar aprendendo inglês online, conheça o nosso canal de inglês no Youtube. No momento milhares de pessoas de todo o mundo acompanham o nosso trabalho por lá. Essa é uma excelente oportunidade para você aprender inglês online e ainda contar com a nossa cooperação para turbinar o seu conhecimento [clique aqui para conhecê-lo]. Você não vai gastar nada com isso e ainda tem a chance de melhorar a sua pronúncia e escuta. São vídeos para todos os níveis: básico, intermediário, avançado e proficiente. No Facebook, sempre avisamos quando há novidades por aqui como dicas, artigos e textos novos. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

[vc_button title=”Curtir Página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy