Stop To Do ou Stop Doing: Qual Usar?

Devemos usar Stop To Do ou Stop Doing? Qual a diferença entre elas? Ainda é muito recorrente a dúvida sobre o uso de verbo no infinitivo ou com ing em inglês. Aqui na nossa página você encontra uma explicação completa sobre esse tema [nesse link, clique].

De qualquer forma, antes de conferirmos a diferença entre stop to do e stop doing, eu gostaria de te dizer que caso você queira conferir mais dicas de inglês além dessas, pode conhecer o nosso canal de inglês no Youtube. Atualmente são milhares de pessoas acompanhando as nossas aulas de inglês por lá. Tem gente do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e muito mais. Como sempre dizemos por aqui, escola de inglês e curso de inglês são importantes, mas blogs de inglês também [clique aqui para conhecê-lo]. Você com certeza não vai se arrepender!  😀

Stop To Do ou Stop Doing: Qual Usar?

O verbo stop comportante tanto a forma infinitiva quanto a o gerúndio. Contudo, é importante saber quando empregar um formato e quando empregar o outro. Abaixo elenco alguns exemplos retirados do Cambridge Dictionary. As traduções são de minha autoria. Vamos às dicas?

ING PARA AÇÃO QUE CESSA

Utilizamos o formato ing para relatar que uma ação continuada cesso.

Ex: It’s stopped raining.

[parou de chover]

Dificilmente um nativo da língua inglesa diria, para o caso acima, it stopped to rain. 

TÉRMINO DE UMA AÇÃO PARA INÍCIO DE OUTRA

Se por outro lado, o objetivo é indicar que uma ação cessou para dar início a outra, opte pela forma infinitiva.

Ex: We stopped to have something to eat.

[paramos para comer algo]

Então, a ideia é: você vai relatar que uma ação cessou e ponto final? Utilize ing. Você vai comentar que uma ação cessou para outra ação iniciar logo na sequência, isto é, ambas não poderiam ocorrer ao mesmo tempo? Opte por to. Mais uma vez: se você adotar a forma infinitiva, fica, automaticamente, subentendido que você citará a ação iniciada.

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta