É IMPORTANTE APRENDER GRAMÁTICA EM INGLÊS – Por Quê?

Caros leitores, começo esse artigo que defino como É IMPORTANTE APRENDER GRAMÁTICA EM INGLÊS com um forte apelo: leve esse meu alerta a sério. Estudar gramática do inglês é fundamental. Muitos estudantes de inglês caem na bobagem de reproduzir discursos irresponsáveis contra esse tônica e acabam se auto sabotando, crendo que estão fazendo um excelente negócio. Abaixo indico 10 motivos pelos quais você deve  aprender gramática inglesa antes de mais nada.

Motivo #1 – Inglês de viagem não dá

No Youtube, gravei um vídeo com algumas dicas sobre como aprender inglês sozinho. O vídeo é [esse daqui, clique]. Percebi que algumas pessoas levantaram a bandeira a favor de não se estudar gramática e de que isso seria uma bobeira tremenda. Abaixo indico uma resposta interessante de quem, de forma contextualizada e, principalmente, real, apontou um motivo concreto sobre o porquê de se estudar gramática inglesa.

Gramática inglesa

Para quem opta por eleger a via “dê preferência à fala”, fica a dica. Não merece guarida a alegação de que é mais importante falar de qualquer jeito do que não falar nada. Você não está em uma condição de falta de recursos extrema para se limitar a falar “qualquer coisa”, principalmente, em um ambiente de negócios. Para quê passar vergonha se a única coisa que você tem que fazer é se esforçar? Sinceramente, não se trata de preconceito com quem fala errado, se trata de excesso de preguiça de quem prefere argumentar em vez de arregaçar as mangas. Isso não tem absolutamente nada a ver com os chamados grammar nazi (nazistas da gramática).

Motivo #2 – Cantar músicas corretamente

por que estudar gramáticaOutro motivo que destaco aos leitores está atrelado às canções. Não se trata de um argumento frágil do tipo “não cante errado perante as pessoas e passe vergonha”. Vai muito além disso. Aqui na nossa página já apontei as formas adequadas para se aprender inglês com músicas como, [nesse texto, clique]. Como eu já disse, o propósito não é você cantar bonitinho para se exibir perante os demais. A finalidade dessa proposição é você se habituar com as palavras do inglês e estar a par de como elas soam diante de diversos elementos como a própria melodia de uma canção.

Lembre-se sempre, a questão da escuta está intimamente associada à questão da falar. Isso porque você passa a ouvir melhor o que todos dizem, quando fala melhor. É uma via de mão dupla. Assim, preze por estruturar frases corretamente.

Motivo#3 – Tornar o seu estudo e aprendizado mais eficiente

POR QUE ESTUDAR GRAMÁTICAMuitas pessoas perdem a paciência ao estudar inglês por conta de uma postura equivocada que vai minando a sua paciência aos poucos. Enquanto certos indivíduos optam por negligenciar regras gramaticais, isto é, o seu domínio, outros percebem que “é melhor aprender agora, do que ter que aprender lá na frente de forma acumulada”. O que ocorre é que, por não ter facilidade com estruturas básicas do inglês, ao se deparar com algo desconhecido, João, teimoso e preguiçoso, desde sempre, perderá tempo aprendendo não apenas o que acabou de ter contato pela primeira vez, mas outro aspecto gramatical associado que já deveria saber há tempos. Assim, enquanto você só precisa descobrir um detalhe, João precisa aprender dois. Enquanto ele gastará tempo pesquisando sobre duas coisas, você precisará de tempo para pesquisar sobre apenas uma. Isso em um cenário otimista – já que ele, cansado com a sua pesquisa, poderá desistir de aprender sobre os dois elementos. É assim que se começa a destruir por completo e patinar com o estudo de uma língua estrangeira. Quem vive perguntado “por que é assim?”, possivelmente não detém uma base sólida de conhecimento gramatical da língua inglesa.

Motivo #4 – Formar uma base sólida para alçar voos mais altos

estudar gramática inglesaEm um estudo denominado English for specific purposes: fundamentos do ensino de inglês para fins específicos, de Márcio Luiz Corrêa Vilaça, o autor expõe que: um falante com bom conhecimento gramatical da língua inglesa pode necessitar de vocabulário para uma área profissional ou acadêmica específica.  Nesse sentido, se você deseja ou desejar trabalhar (um dia) em uma área específica que exige conhecimento técnico especializado como engenharia, medicina, psicologia, direito etc é essencial que já detenha um conhecimento considerável da gramática inglesa para melhor se guiar em seus estudos. Um dentista que detenha conhecimento parco de gramática inglesa, de certo, terá mais dificuldade para compreender tópicos da sua área de estudo. Ter sucesso na carreira também passa pelo nível de qualidade do seu inglês e, isso, tem tudo a ver com a sua postura perante a gramática.

Motivo #5 – Evitar a desistência

estudar gramática do inglêsEvitar a desistência de qualquer coisa que possa ser altamente benéfico para nós mesmos é imprescindível para o sucesso de qualquer empreitada. Eu sei que essa conversa pode soar um pouco clichê e, até, aludir ao discurso de auto-ajuda. Acredite, essa não é a minha intenção. No entanto, como eu sempre expliquei aqui no blog, o caminho para o atingimento de qualquer meta (sendo a fluência uma delas), não é suave, alegre e puramente prazeroso. Não é como o vento que bate na sua cara ao longo de uma viagem fantástica para o litoral. Ele é cheio de quebra-mola e com diversos obstáculos como buracos na estrada e pneu furado. Cabe somente a você pegar o touro pelo chifre. Assim, é melhor que você adote uma postura mais séria perante a gramática para, com o tempo, perceber que você fez a escolha certa ao não negligenciá-la como muitos relapsos sugerem. Eu sei que nada nessa vida é fácil, mas ó com o suor na cara você ficará com os louros da vitória. Nosso blog se compromete com o estudo da língua inglesa e estamos no ar desde 2009 ajudando milhares, quiça milhões, de pessoas a compreender os meandros da língua inglesa. Assim, se você precisar de ajuda pode nos acionar. Temos muito prazer em ajudar todos com o nosso trabalho.

Se você gostou desse texto, por favor ajude o nosso blog curtindo a nossa página oficial no Facebook. Essa é a melhor forma de divulgarmos o nosso trabalho. Ajuda a gente, é rapidinho!  😉

Download PDF

Comentários

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta