Home Aprender Inglês com Música e Séries de TV MIND OVER MATTER – O Que Significa?

MIND OVER MATTER – O Que Significa?

by Daniel Silva
0 comment

Tradução de mind over matterO Que Significa Mind Over Matter na música Maneater? Você sabe? Essa é uma canção clássica (super antiga), mas que ainda faz sucesso entre muita gente nos dias atuais.

Uma definição diz: mind over matter is a longtime expression suggesting that the power of thought can override physical processes. 

Dessa forma, a minha sugestão de tradução para o conceito acima é: mind over matter é uma expressão antiga a qual sugere que o poder do pensamento é capaz de anular o processo físico.

Vejamos, assim, um exemplo do Longman Dictionary o qual diz:

Ex: I’m scared, yes, but it’s a case of mind over matter.

Advertisement

Por outro lado, acho que a sugestão supramencionada não ficou tão clara. Enfim, o que você tem que saber é que a palavra over (parte da expressão popular) simboliza contraposição / contraponto entre a mente e o objeto de discussão (processo de perder peso, vencer uma luta, passar em uma prova difícil etc). Ou seja,  é possível se valer do poder da menta para controlar sentimentos ou uma situação desagradável. Na nossa língua, podemos pensar em: agir com a razão ou pensar com a cabeça.

Vamos conferir alguns exemplos? Todos foram tirados de páginas da internet. As sugestões são de minha autoria. Espero que você goste. De qualquer forma, caso você queira sugerir uma alternativa para traduzi-la, é só comentar abaixo.

Ex: The most important thing, It’s mind over matter. When your mind is strong, it doesn’t matter what happens.

[a coisa mais importante é a mente acima de tudo. Quando a sua cabeça está boa, não importa o que aconteça]

Ex: It’s just mind over matter, man.

[é só pensar com a cabeça, cara]

Ex: Age is an issue of mind over matter.

[a idade é uma coisa da cabeça e não do fato em si]

Ex: Our final lesson is all about the importance of focus, of mind over matter.

[a nossa lição final é basicamente sobre a importância de manter foco, de usar a cabeça]

Ex: Is mind over matter a real thing?

Pois bem. Voltando à música que citei no começo desse artigo, temos:

Mind over matter

Ooh, the beauty is there but a beast is in the heart

Aqui o cantor usa “mind over matter” com a finalidade de alerta. Ou seja, avisar a um cara desavisado que a mulher pela qual ele está encantado não é flor que se cheire. Soa como: abre o olho, se toca, pensa com a cabeça e por aí vai. Ele alerta o cidadão que, embora a beleza da moça seja seja evidente, há um monstro escondidinho no coração da sedutora.

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy