Não existe almoço grátis! Cada um paga pelo despacho de sua bagagem – foi o que disse um deputado do partido Novo. Mas o que significa almoço grátis? O que uma refeição teria a ver com o transporte de malas dos passageiros? Eu sei, super confusa essa comparação. No entanto, saiba que ela é descabida. O parlamentar fez uso da expressão “free lunch” do inglês por meio de uma tradução indevida. O que ocorrer é que, no mundo corporativo, esse jargão é utilizado com muita frequência em Inglês, e não em Português. Entretanto, como já expliquei aqui no blog [nesse artigo, clique], há um fenômeno bem interessante que passa pelo tema pseudo expressões do português.
Basicamente, o que fazemos é pegar uma combinação de palavras do inglês e traduzi-la ao pé da letra – dando a sensação de que ela existe em português. Para entender mais a respeito disso [clique aqui].
De qualquer forma, o que quero dizer nas linhas anteriores é que adotamos uma expressão do inglês ao pé da letra. A expressão é usada para exprimir o sentido de “de graça” como já foi explicado aqui no blog [nesse artigo, clique]. É o que diz Milton Friedman [nesse vídeo, clique].
Ex: Sorry, Bob. There’s no such thing as a free luch.
[foi mal Bob, mas nada é de graça nesse mundo]
Ex: I’m afraid I have to warn you there’s no such thing as a free lunch.
[lamento informá-lo que nada é de graça]
Ex: There is no such thing as a free lunch, pal.
[não há nada de graça, amigo]
Ex: You know very well there’s no such thin such as a free thing.
[você sabe muito bem que nada é de graça]
Então, é isso. Entendeu o significado de FREE LUNCH? Por favor, antes de partir, curta a nossa página oficial no Facebook. Isso é muito importante para o nosso trabalho. Ajuda a gente, é rapidinho (link abaixo do meu nome). 😉