Se você procura por dicas para escrever em inglês, ou seja, escrever bem em inglês, está no lugar certo.

Pode parecer estranha essa minha dica, mas vai por mim: ela é uma dica de ouro.

A gente aprende, em Português, que usar conectivos é super importante. Ou seja, todavia, no entanto, e, por outro lado, etc devem compor o nosso texto. No entanto, na língua inglesa não é assim que funciona. Para ser sincero, é justamente o contrário. Já tratei sobre conectivos / conectores e palavras de ligação do inglês aqui no blog e você pode conferir uma lista completa [clicando aqui]. Em inglês, quanto menos conectivos na sua escrita (e na sua fala) melhor. A nossa preferência por adotar esses termos vem da origem do nosso aprendizado, isto é, do Português. No entanto, em inglês, menos é mais. Por muito tempo eu percebi que a minha escrita não apresentava um desempenho tão bom quanto a minha fala. A minha escrita foi avaliada por meio de processos seletivos que participei (e também de testes como o promovido pela Universidade de Cambridge).

Ao longo de alguns anos, perdi o costume de escrever textos em inglês. Reparei, além disso, que bastava eu ser submetido a alguma espécie de exame de inglês escrito para perceber que as coisas não caminhavam bem. A minha redação estava enferrujada.  Após certo tempo lendo bastante em inglês (livros, revistas, sites etc), percebi esse detalhe “mágico”. Isso pode gerar em você a sensação de que as frases ficam soltas – e ficam mesmo. Esse é um aspecto particular do inglês, que é, em última análise, uma língua eminentemente informal. Os conectivos podem e devem ser usados, mas em número reduzido. O interessante mesmo é você lançar mão de trechos curtos com frases desprovidas dessas palavras. Não é desconectar a sua ideia, é tecer argumentos de forma simples e se linguagem rebuscada. O excesso de primor não vale no inglês.

Nesse sentido, quando decidi que era hora de melhorar a minha escrita, tomei a seguinte decisão. Preciso ler muita coisa em inglês e fazer uma análise comparativa das redações. Li sentenças de juiz em inglês, livros, notícias, reportagens, fiz um verdadeiro samba do crioulo doido. Por meio de todas as minhas leituras cheguei a seguinte conclusão: seja o mais simples possível. Não é preciso abusar de palavras de ligação para se fazer entender em inglês.

Advertisement

Lembro que a primeira vez que adotei essa estratégia em um processo seletivo a minha nota saltou de 75% para incríveis 95%. Se faça entender, porém sem pecar no excesso.

Dessa forma, se você quer muito escrever bem em inglês, sugiro começar pela seguinte estratégia: evite conectivos ao máximo. Good luck!

Advertisement
Daniel Silva

Daniel Silva é brasileiro e mudou-se para o Canadá com sua família ainda criança, retornando ao Brasil após cinco anos no exterior. Desde então, o inglês se tornou uma parte essencial de sua vida diária. Ele já ensinou em diversas escolas de idiomas e é atualmente English Language Educator, além de ser o fundador do Portal Inglês no Teclado, criado em 2009. Para acompanhar todas as novidades e conteúdos exclusivos, siga-nos no Instagram::www.instagram.com/inglesnoteclado.

Recent Posts

Texto Em Inglês: CHATGPT (Inteligência Artificial) e Exercícios

Se você procurar por texto em inglês e exercícios relativos à inteligência artificial, saiba que…

2 meses ago

“Is It Only Me Or”: O Que Significa e Como Usar?

Já ouviu algum gringo dizendo (perguntando para ser mais preciso) algo como "is it just…

9 meses ago

Quando “They” É Usado no Singular

Outro dia postamos um texto completo sobre como usar os pronomes pessoais da língua inglesa.…

10 meses ago

Make a Comeback: O Que Significa “Make a Comeback”?

Hi guys! Outro dia, lendo um texto me deparei com uma pequena expressão interessante, é…

10 meses ago

Como Usar “Be No Stanger To” Em Inglês?

Essa nova dica do Portal Inglês no Teclado tem a ver com uma solicitação que…

10 meses ago

Quando “Some” Não Significa Alguns Em Inglês

Já faz um tempo em que falamos do uso da palavra “some” do inglês e…

10 meses ago

Este site utiliza cookies.