THIS OU THAT: Qual A Diferença? Qual Escolher? – Já tratei sobre essas palavras no vídeo abaixo e sugiro que você o veja para uma explicação completa sobre o assunto. É que nesse artigo vou pontuar algumas situações específicas sobre o uso dessas duas palavras. Então, dá o play!

 

REGRA DA DISTÂNCIA E OBJETO ÚNICO: THIS OU THAT?

Sim, a regra principal diz respeito às coisas, objetos, animais, pessoas, que estão próximas de nós no momento da fala (como a palavra ‘isso’ ou “esse” do Português). Dessa forma, se nos referimos a apenas 1 elemento, optamos por this. Por outro lado, se nos referimos a algo distante (1 único elemento também), adotamos that. Se você vai ter que apontar, utilize that.

Ex: This cat.

[esse gato]

Advertisement

Ex: That cat.

[aquele gato]

Ex: That last test was a lot easier than this one.

[aquela prova passada foi muito mais fácil que essa]

REGRA DA REFERÊNCIA: THIS OU THAT?

Se você está contando uma história e, em sua narrativa, falou de um homem em específico, é possível fazer alusão a ele pela combinação this + sujeito (por exemplo) como this man, this guy, etc. São meros exemplos, você pode se referir a algo ou a alguém, considerando que o ouvinte sabe de quem ou do quê você se refere. No entanto, não existe uma linha bem definida – quando nos referimos a esse alguém ou  – se devemos optar por this ou por that.  Até porque, nativos, vira-e-mexe, optam por that em vez de this (fazendo uma verdadeira salada de frutas na mente de quem busca diferenciar essas palavras com isso / esse e aquilo / aquele). Muitas vezes, em se tratando de conceitos vagos / indeterminados, extremamente abstrato, prevalece o uso de that em detrimento de this. Ou seja, inexiste esse paralelismo absoluto que falantes nativos do Português insistem em construir.

Ex: We extend our deepest condolences to this man’s family and friends.

[nós estendemos as nossas mais sinceras condolências à família e amigos desse homem]

Ex: I’d like to pass on my sincere sympathies to that man’s family.

[eu gostaria de expressar as minha sinceras condolências à família desse homem]

THAT PARA EXPRESSAR IRRITAÇÃO

Por mais que algo esteja próximo a você, é possível optar por that para expressar irritação ou discordância.

Ex: Is that my pen you’ve got there?

[por acaso essa é a minha caneta?]

THAT PARA EXPRESSAR MAGNITUDE

Ex: Our tomatoes never get as big as that.

[nosso tomates nunca ficam tão grandes assim]

Ex: I’m not that rich.

[não sou tão rico assim]

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy