Há algum tempo, escrevi, aqui, no blog inglês no teclado, um texto que recebeu muitos acessos, em especial de estudantes iniciais da língua inglesa (os chamados newbies). Pois bem. Naquela oportunidade, tratei sobre  as diferenças entre Inglês e Português que todo iniciante deve saber. Nessa nova dica, vou tratar de outras diferenças não mencionadas naquele artigo bem como semelhanças entre ambas as línguas.

No artigo de hoje, vamos conferir como dizer o verbo poder em inglês (tema extremamente polêmico, a meu ver). Essa será uma breve exposição com a intenção de dar uma breve contribuição ao tema.

VERBO PODER

Diz assim o nosso Código de Processo Penal ao tratar da chamada liberdade provisória (com ou sem fiança):

Art. 350.  Nos casos em que couber fiança, o juiz, verificando a situação econômica do preso, poderá conceder-lhe liberdade provisória, sujeitando-o às obrigações constantes dos arts. 327 e 328 deste Código e a outras medidas cautelares, se for o caso.

A pergunta que fica é: esse  ‘poderá’ que aparece na lei significa “está autorizado o juiz a assim proceder” ou esse ‘poderá’ significa “se trata de uma faculdade e não de uma obrigação do juiz, cabendo a ele decidir”?. Essa confusão mental, gerada pela falta de clareza advinda de um único termo da nossa língua, seria facilmente fulminada no âmbito língua inglesa, tendo em vista a existência dos termos may e can.

Advertisement

Muito embora eu reconheça as inúmeras discussões sobre essas duas palavras da língua inglesa – em função de poderem ser usadas muitas vezes de modo intercambiável, aqui, apresento aos leitores um detalhe.

Em caso de permissão (autorização) a palavra can faria esse papel (no inglês informal – situações do dia-a-dia). Em termos jurídicos, shall, por outro lado, é a minha recomendação.  Assim, para denotar faculdade (livre arbítrio) may, no meu entendimento, seria a alternativa correta.

Advertisement
Daniel Silva

Daniel Silva é brasileiro e mudou-se para o Canadá com sua família ainda criança, retornando ao Brasil após cinco anos no exterior. Desde então, o inglês se tornou uma parte essencial de sua vida diária. Ele já ensinou em diversas escolas de idiomas e é atualmente English Language Educator, além de ser o fundador do Portal Inglês no Teclado, criado em 2009. Para acompanhar todas as novidades e conteúdos exclusivos, siga-nos no Instagram::www.instagram.com/inglesnoteclado.

Recent Posts

“Is It Only Me Or”: O Que Significa e Como Usar?

Já ouviu algum gringo dizendo (perguntando para ser mais preciso) algo como "is it just…

2 meses ago

Quando “They” É Usado no Singular

Outro dia postamos um texto completo sobre como usar os pronomes pessoais da língua inglesa.…

2 meses ago

Make a Comeback: O Que Significa “Make a Comeback”?

Hi guys! Outro dia, lendo um texto me deparei com uma pequena expressão interessante, é…

2 meses ago

Como Usar “Be No Stanger To” Em Inglês?

Essa nova dica do Portal Inglês no Teclado tem a ver com uma solicitação que…

2 meses ago

Quando “Some” Não Significa Alguns Em Inglês

Já faz um tempo em que falamos do uso da palavra “some” do inglês e…

3 meses ago

O Que Significa “Call It Quits” Em Inglês?

O Que Significa "Call It Quits" Em Inglês? Na dica de hoje falaremos sobre uma…

3 meses ago