Home Gramática da língua inglesa VERBO PODER EM INGLÊS – COMO É?

VERBO PODER EM INGLÊS – COMO É?

by Daniel Silva
0 comment

Há algum tempo, escrevi, aqui, no blog inglês no teclado, um texto que recebeu muitos acessos, em especial de estudantes iniciais da língua inglesa (os chamados newbies). Pois bem. Naquela oportunidade, tratei sobre  as diferenças entre Inglês e Português que todo iniciante deve saber. Nessa nova dica, vou tratar de outras diferenças não mencionadas naquele artigo bem como semelhanças entre ambas as línguas.

No artigo de hoje, vamos conferir como dizer o verbo poder em inglês (tema extremamente polêmico, a meu ver). Essa será uma breve exposição com a intenção de dar uma breve contribuição ao tema.

VERBO PODER

Diz assim o nosso Código de Processo Penal ao tratar da chamada liberdade provisória (com ou sem fiança):

Art. 350.  Nos casos em que couber fiança, o juiz, verificando a situação econômica do preso, poderá conceder-lhe liberdade provisória, sujeitando-o às obrigações constantes dos arts. 327 e 328 deste Código e a outras medidas cautelares, se for o caso.

A pergunta que fica é: esse  ‘poderá’ que aparece na lei significa “está autorizado o juiz a assim proceder” ou esse ‘poderá’ significa “se trata de uma faculdade e não de uma obrigação do juiz, cabendo a ele decidir”?. Essa confusão mental, gerada pela falta de clareza advinda de um único termo da nossa língua, seria facilmente fulminada no âmbito língua inglesa, tendo em vista a existência dos termos may e can.

Advertisement

Muito embora eu reconheça as inúmeras discussões sobre essas duas palavras da língua inglesa – em função de poderem ser usadas muitas vezes de modo intercambiável, aqui, apresento aos leitores um detalhe.

Em caso de permissão (autorização) a palavra can faria esse papel (no inglês informal – situações do dia-a-dia). Em termos jurídicos, shall, por outro lado, é a minha recomendação.  Assim, para denotar faculdade (livre arbítrio) may, no meu entendimento, seria a alternativa correta.

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy