Home Gramática da língua inglesa O Que São Possessive Adjectives? (Explicação de Adjetivos Possessivos)

O Que São Possessive Adjectives? (Explicação de Adjetivos Possessivos)

by Daniel Silva
0 comment

O Que São Possessive Adjectives? Muitos estudantes de inglês procuram informações sobre “adjetivos possessivos” ou sobre como usar my, your, his, her, its, our, their. Aqui, em nossa página, você encontra diversas dicas sobre possessive adjectives. Se esse é o seu primeiro acesso a essa página, seja muito bem-vindo (a). Estamos no ar desde 2009. Em nosso canal no Youtube você encontra todas as nossas aulas de inglês online. Vale a pena dar uma olhadinha.

O Que São Possessive Adjectives?

Possessive Adjectives são palavras usadas para informar a posse ou a relação de posse ou vínculo que alguém tem em relação a algo. Os possessive adjectives atuam como adjetivos, já que qualificam – concedem informação adicional sobre algo. Abaixo veremos quais são os possessive adjectives da língua inglesa.

Quais são os Adjetivos Possessivos do inglês?

Os adjetivos possessivos do inglês são: my, your, his, her, its, our, their. É comum estudarmos estas palavras vinculadas aos seus respectivos pronomes pessoais, mas, por enquanto, vamos focar exemplos.

Exemplos de como usar Possessive Adjectives

Se você parar para pensar, perceberá que há quase uma equivalência perfeita entre as palavras acima as que adotamos em nossa língua.

Ex: My mother is angry at you.

Advertisement

[minha mãe está brava com você]

Ex: My dog is thirsty.

[o meu cão está com sede]

É por isso que dizemos que o possessive adjective fornece informação adicional sobre algo (considerando o animal um objeto). A informação é: não me refiro a qualquer cão, mas ao meu cão – ao cão que pertence a este com quem vós fala.

Um detalhe interessante é que para tanto meu quanto minha utilizamos a mesma palavra. No entanto dela e dele assume as formas, her e his, respectivamente. Observe:

Ex: His car was arrested.

[o carro dele foi apreendido]

Ex: Her dress is beautiful.

[o vestido dela é lindo]

Para dizer o plural de dele ou dela, isto é, deles, diga: their.

Ex: Their house is big.

[a cada deles é grande]

Ex: Their sister is happy.

[a irmã delas está feliz]

Este último exemplo também poderia ser traduzido como a irmã deles está feliz (em vez de ‘delas’).

Observe que o adjetivo possessivo do inglês vem sempre antes do substantivo (antes de dog, car, dress). Mesmo que eu use palavras como dela ou dele – que  são posicionada posteriormente ao substantivo – “carro” primeiro e “dele” depois, ou “vestido” primeiro e “dela depois” – eu tenho que respeitar a regra do inglês. Nunca diga “car his” para carro dele – é his car.

Existe o adjetivo possessivo que exprime o sentido de seu, sua, seus e suas (uma única palavra para tudo isso). Você tem que ficar atento quando adotamos uma única palavra com mais de um sentido como no caso de meu (meu ou minha) – que vimos acima. A melhor maneira de memorizar isso e fazendo as suas anotações.

Ex: Your brother is handome.

[seu irmão é bonito]

Ex: Your books are dirty.

[seus livros estão sujos]

Ex: Your backpack is too heavy.

[sua mochila está demasiadamente pesada]

Ex: Your dolls are are lined up.

[suas bonecas estão alinhadas]

Vejamos um pouco sobre como usar our em inglês. Use essa palavra para exprimir o sentido de nosso, nossa, nossos ou nossas.  Viu como o inglês é mais fácil do que o português? Uma única palavra para tudo isso.

Ex: Our parents are sad.

[nossos pais estão tristes]

Ex: Our clothes are polluting the environment.

[nossas roupas estão poluindo o meio ambiente]

O adjetivo possessivo its é o que mais faz confusão na cabeça dos estudantes de inglês. Vejamos alguns exemplos de como usá-lo no dia-a-dia.  Primeiramente, cabe distinguir os significados das palavras it e its (sem apóstrofo).  A palavra it é usada, dentre outras coisas, para  substituir termos como cão, livro, vida, situação complicada, dia chuvoso, etc. Observe que não citamos pessoas nos exemplos.

Ex: The bird sings beautifully.

[o pássaro canta lindamente]

Posso modificar a frase acima e substituir pássaro pela palavra it.

Ex: It sings beautifully.

[ele canta lindamente]

Caso eu deseje falar da pata do pássaro, posso dizer:

Ex: The bird’s leg is broken.

[a pata do pássaro está quebrada]

No entanto, posso, também, me referir à pata quebrada do pássaro, da seguinte maneira:

Ex: The bird’s leg is broken.

[a pata do pássaro está quebrada]

Ex:  Its leg is broken.

[a pata dele está quebrada]

Embora, mais acima, tenhamos aprendido que para dizer dele optamos por his – isso é aplicável apenas para humanos do sexo masculino (apesar de pessoas que costumam personificar animais não liguem muito para essa regra). Da mesma forma, se me refiro a uma empresa e desejo dizer ‘dela’, opto por its. O plural, para casos que não se refiram ou não a humanos é their. Seria o caso de falar das patas dos pássaros.

Ex:  Their legs are broken.

[as patas deles estão quebradas]

Então, é isso. Ficou com alguma dúvida sobre o que são ou como usar possessive adjectives, é só deixar a sua mensagem abaixo para que possa de ajudar – combinado?

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy