Home Gramática da língua inglesa O Que São Indefinite Pronouns? (Pronomes Indefinidos do Inglês)

O Que São Indefinite Pronouns? (Pronomes Indefinidos do Inglês)

by Daniel Silva
0 comment

Você sabe o que são “indefinite pronouns“, ou seja, os pronome indefinidos do inglês? Aqui, em nossa página, já tratamos sobre eles de modo indireto – por meio de citações a exemplos que ilustram o seu emprego. Contudo, ainda faltava um artigo completo que falasse de modo mais panorâmico sobre essa importante classe gramatical.

De toda forma, antes de estudarmos sobre os indefinite pronouns, eu gostaria de te fazer um rápido convite. Confira as nossas aulas de inglês online no Youtube. Milhões de pessoas já conferiram o nosso trabalho por lá , e milhares estão inscritas. Essa é uma excelente oportunidade para você melhorar a sua pronúncia e a sua escuta.

O Que São Indefinite Pronouns?

Os pronomes indefinidos são assim chamados por conta do antagonismo que estabelecem com os pronomes definidos. São palavras que não dizem respeito a alguém, a alguma coisa ou a dado evento em específico. Não à toa recebem a “pecha” de indefinidos. A ideia do pronome indefinido é a de se referir a algo de modo geral, sem, por exemplo, “fulanizar” ou especificar (dar maiores detalhes). Ou seja, opta-se pelo sentido abstrato (e não concreto da coisa). A indeterminação / vagueza se faz presente.

Quais São os Indefinite Pronouns?

Os pronomes indefinidos são obtidos através da junção de palavras – normalmente um afixo combinado a um radical. No Quadro abaixo, identificamos a construção de alguns exemplares.

ASPECTO TRATADO EXEMPLO DE AFIXO RADICAL PRONOME INDEFINIDO SIGNIFICADO
COISA Some Thing Something Algo / alguma coisa
PESSOA Any One / Body Anybody Alguém / qualquer pessoa
LOCALIZAÇÃO No Where Nowhere Lugar nenhum
TEMPO Any Time Anytime A qualquer hora / momento
MANEIRA Some How / Way Somehow / Someway De alguma forma

Os pronomes indefinidos do inglês não são todos compostos dessa forma. Há palavras como all, each e several que não seguem a regra citada acima (quanto aos complexos morfológicos).

Advertisement

Já falamos de modo mais completo sobre esse tema no vídeo abaixo. Dá o play!

Alguns pronomes indefinidos admitem tanto o singular quanto o plural. No caso de palavras formadas por some, any, no  e every, o verbo que ocorre após elas deverá estar no singular [como já explicado nesse artigo —-> clique aqui].

Ex: Everyone makes mistakes.

[todos cometem erros]

Pode parecer estranha a afirmação de que o verbo estará no presente quando, em português, há a manifestação do verbo no plural “cometem”.  A conjugação do verbo make no exemplo acima, no formato makes, condiz com o que ensinamos sobre o uso no tempo verbal presente simples (no singular). Para conferir mais, a respeito disso, [basta clicar—> aqui].

Recomendo que você confira cada um dos textos abaixo em que explico sobre o uso de pronomes indefinidos do inglês:

  1. Some, Any, No e None: como usar em Inglês (explicação);
  2. Few, Little, Less, Fewer: como usar e diferença (explicação);
  3. Something, Anything e Nothing;

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo para que possamos te ajudar. Não se esqueça de conferir as nossas aulas de inglês online no Youtube. Nosso canal já conta com milhares de pessoas inscritas.

Advertisement

You may also like

Comentários

Leave a Comment

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Política de privacidade

Privacy & Cookies Policy