A expressão idiomática “pay one’s dues” é frequentemente usada em contextos que envolvem esforço, perseverança e reconhecimento de mérito. Ela denota que alguém passou por dificuldades, trabalhou duro e, como resultado, conquistou um certo nível de reconhecimento, respeito ou direitos merecidos em uma área específica.

Isso mesmo! “Pay one’s dues” significa passar por um período de esforço, dedicação ou sacrifício, muitas vezes em uma organização ou em busca de uma meta, antes de alcançar reconhecimento, sucesso ou privilégios. É uma expressão que enfatiza o conceito de que o sucesso não é concedido de forma gratuita, mas é conquistado por meio de trabalho árduo e comprometimento.

Muito embora não haja uma expressão idiomática exata em português que corresponda a “pay one’s dues,” é possível transmitir o mesmo significado com algumas alternativas. Abaixo, destacamos três maneiras de expressar essa ideia em português:

  • “Pagar o preço”;
  • “Ralar”;
  • Dar duro;
  • “Fazer por merecer”.

Essas expressões em português, como “pagar o preço,” “ralar” e “fazer por merecer,” captam o mesmo conceito de passar por esforço e dedicação antes de alcançar o sucesso ou reconhecimento merecido. Elas são úteis para transmitir a ideia de que o esforço e a perseverança são necessários para alcançar objetivos significativos.

Ex: He worked tirelessly for years in the company, starting at the bottom and gradually moving up the ranks. Finally, he became the CEO, showing that he paid his dues to earn that position.

Advertisement

[ele trabalhou incansavelmente por anos na empresa, começando do zero e subindo gradualmente na hierarquia. Finalmente, tornou-se o CEO, demonstrando que ele deu duro para conquistar essa posição]

Viu só como utilizar “pay one’s dues” em inglês? Bora continuar a aprender inglês online com o portal inglês no teclado? Confira as nossas aulas de inglês no Youtube. Já são milhares de pessoas acompanhando a gente por lá todos os dias. Será um prazer recebê-lo (a) por lá. 

Advertisement
Daniel Silva

Daniel Silva é brasileiro e mudou-se para o Canadá com sua família ainda criança, retornando ao Brasil após cinco anos no exterior. Desde então, o inglês se tornou uma parte essencial de sua vida diária. Ele já ensinou em diversas escolas de idiomas e é atualmente English Language Educator, além de ser o fundador do Portal Inglês no Teclado, criado em 2009. Para acompanhar todas as novidades e conteúdos exclusivos, siga-nos no Instagram::www.instagram.com/inglesnoteclado.

Recent Posts

Texto Em Inglês: CHATGPT (Inteligência Artificial) e Exercícios

Se você procurar por texto em inglês e exercícios relativos à inteligência artificial, saiba que…

3 meses ago

“Is It Only Me Or”: O Que Significa e Como Usar?

Já ouviu algum gringo dizendo (perguntando para ser mais preciso) algo como "is it just…

10 meses ago

Quando “They” É Usado no Singular

Outro dia postamos um texto completo sobre como usar os pronomes pessoais da língua inglesa.…

10 meses ago

Make a Comeback: O Que Significa “Make a Comeback”?

Hi guys! Outro dia, lendo um texto me deparei com uma pequena expressão interessante, é…

10 meses ago

Como Usar “Be No Stanger To” Em Inglês?

Essa nova dica do Portal Inglês no Teclado tem a ver com uma solicitação que…

10 meses ago

Quando “Some” Não Significa Alguns Em Inglês

Já faz um tempo em que falamos do uso da palavra “some” do inglês e…

10 meses ago

Este site utiliza cookies.