Muitos podem estar se perguntando a razão de eu escrever sobre tal palavra apenas agora. A intenção é simplesmente dar um enfoque ao pronome e seu respectivo uso.
Muitos alunos me perguntam o que vem a ser o “it”. Outros, já possuem a resposta na ponta da língua e fazem questão de dizer:” it é usado apara animais e coisas indefinidas”.
Será mesmo que o pronome pessoal it contém apenas tais sentidos? Você muito provavelmente já sabe a minha opinião e resposta.
O it é muito mais do que isso. Ele representa situações (não necessariamente indefinidas), frases e palavras que podem ser substituídas, a fim de se evitar repetições desnecessárias ou exageradas.
Cito abaixo alguns exemplos utilizando, dessa vez, diferentes verbos:
2. to bark = latir
Para o primeiro exemplo abaixo estamos nos referindo a um pássaro e para o segundo exemplo a um cachorro.
Ex: It sings beautifully;
Ex: It barks every time someone opens that door.
Agora preste bastante atenção nas frases acima e nas explicações abaixo.
Em vez de dizer it sings beautifully ou it barks every time, poderíamos ter dito:
Ex: The bird sings beautifully
Ex: The dog barks every time someone opens that door.
Optamos por substituir the bird assim como the dog pelo pronome “it”. Vejamos um exemplo diferente. Considere o seguinte verbo:
4. to rain = chover
Ex: It rains in Salvador every Summer.
Nesse último exemplo, estamos nos referindo quanto a uma condição climática de um certo local. Em Português, diríamos “chove todo verão em Salvador”. Nesse caso o pronome tem a função de indicar uma condição. Existem vários outros exemplos os quais eu poderia citar, mas acredito que à medida que formos avançando, as coisas ficarão mais claras e o entendimento através do Português (como uma ferramenta) ficará para o “milionésimo” plano.
Para finalizar, vejamos mais um exemplo: