There is, There Are, There was e There were: como usar – Aqui no blog Inglês no Teclado adoramos falar sobre gramática da língua inglesa, mas também somos apaixonados por outros tópicos que nada tem a ver com gramática. De qualquer forma, nesse novo texto daremos um explicação completa sobre como usar There is, There Are, There was e There were. Além disso, iremos explicar a diferença entre there is e there e a diferença entre there was e there were. Se ao final desse texto você curtir a explicação não esquece de curtir a nossa página oficial no Facebook. A gente sempre avisa por´lá quando há novidades por aqui.
Antes de ler esse texto, sugerimos que você veja o nosso vídeo em que falamos sobre esse assunto. Pode ser que fique muito mais claro e menos massantes. Dá play!
Todas as combinações abaixo contém o sentido de existir ou haver. É que na nossa língua temos o costume de dizer “tem leite na geladeira” ou “tem um cara te aguardando na frente da casa”. Na língua inglesa, não empregamos o verbo to have (equivalente a ter).
Repare que quando dizemos “tem gente” ou “tem leite” o que queremos dizer, seguindo o rigor e ditames gramaticais da língua portuguesa, é:
Esse é o primeiro ponto a ser entendido caso você realmente queira aprender a como usar there are e todas as outras variações. Assim, quando alguém lhe disser que there is, there are, there was e there were significam existir e haver, lembre-se da explicação que dei sobre o uso do verbo ter em nossa língua.
Ocorre, entretanto, que usamos o par there is e there assim como o par there was e there were em situações diferentes. Vejamos primeiro como usar there is e there are.
A diferença entre there is e there are reside no sujeito ou pronome pessoal à ser usado com a expressão. De maneira geral, dizemos que usamos there is para o singular e there are para o plural. Entretanto, o melhor mesmo a fazer é memorizar que usamos a seguinte estrutura:
there is + alguma coisa
Veja alguns exemplos com there is e como é super fácil montar frases com there is:
Ex: There is a dog on the sofa.
[há um cachorro no sofa = tem um cachorro no sofá]
Ex: There is a cat on the carpet.
[há um gato no tapete = tem um gato no tapete]
Ex: There’s a new presidential candidate.
[há um novo candidato à presidência]
Ex: There is a boy watching TV.
[há um garoto assistindo TV = tem um garoto assistindo TV]
Não estranhe se você se deparar com o formato there’s. Se trata de uma contração (aglutinação) que efetuamos entre there + is formando there’s. Ou seja, there is = there’s.
O que você tem que tomar cuidado é se lembrar de usar o artigo ‘a’ em Inglês que seria equivalente a ‘um’ ou ‘uma’ quando for completar o “alguma coisa” presente na estrutura acima. Esse é um erro muito comum de estudantes da língua inglesa. Por isso estaria errado dizer algo como:
Ex: There is butterfly on your shoulder [errado, diga: there is a butterfly on your shoulder]
[há uma borboleta no seu ombro]
Ex: There is a water [errado, diga: there’s water]
[há água]
Observação importante: o uso dos artigos ‘a’ e ‘an’ não é vitalício. Podemos montar frases em que coisas consideradas incontáveis (como água), dispensam o uso desses artigos na estrutura acima. Justamente como fizemos nesse último exemplo. Outros exemplos que dispensam o uso de artigos definidos são:
Para montar frases com there is na negativa use a combinação there is not. A estrutura acima recebe a palavrinha not.
there is not + alguma coisa
Apesar de eu ter dito que para montar frases na negativa com there is é necessário o uso da palavra ‘not’ formando there is not, na língua inglesa, por questões de praticidade e informalidade é possível usarmos as variações (que significam exatamente a mesma coisa):
Ex: There isn’t water.
[não há há água = não tem água]
Ex: There isn’t anyone here.
[não há ninguém aqui = não tem ninguém aqui]
Ex: There isn’t enough of it.
[não há o suficiente]
O interessante da estrutura com there is é que, como acabamos de ver, incluímos a partícula not para embutir o sentido de inexistência (não tem). Entretanto, há também a opção de usar there is no que confere o mesmo sentido de there is + not.
Ex: There is no time.
[não há tempo]
Ex: There’s no such thing.
[não tem nada disso]
Agora, tome cuidado para não usar a negativa em duplicidade. Dizer algo como:
Ex: There isn’t no time. [errado]
Está incorreto. Ou você diz there isn’t time ou você diz there is no time. Nunca use a negativa de forma dobrada. Opte por um formato ou outro.
Não há segredo. Para usar there is na negativa escolha entre there isn’t e there’ no. Simples assim.
Se você quiser saber como usar there are em Inglês, a regra que vimos para there is também é aplicável para essa estrutura. O que muda é que, nesse caso, estamos nos referindo ao plural. Observe os exemplos:
Ex: There are many apples in the fridge.
[há muitas maças na geladeira = têm muita maça na geladeira]
Ex: There aren’t kids in the school.
[não há crianças na escola = não têm crianças na escola]
Ex: There are no homosexual members.
[não há membros homossexuais = não têm membros homossexuais]
Viu como montar frases com there are é super fácil?
Se você quer saber como usar there was e there were, saiba que após ler a explicação acima essa parte vai ser mamão com açúcar. É que a mesma regra de there is e there are é usada para there was e there were. O que vai mudar é que naquele caso estávamos estudando o presente. Se dissemos “tem maça na geladeira” agora iremos aprender a dizer “tinha maça na geladeira”. Repare:
Ex: There was a dog on the sofa.
[havia um cachorro no sofa = tinha um cachorro no sofá]
Ex: There was a cat on the carpet.
[havia um gato no tapete = tinha um gato no tapete]
Ex: There was a new presidential candidate.
[havia um novo candidato à presidência]
Ex: There was a boy watching TV.
[havia um garoto assistindo TV = tinha um garoto assistindo TV]
Ex: There was water.
[havia água = tinha água]
Viu como é super fácil montar frases com there was em Inglês? A única lamentação que podemos fazer é que no caso de there is, poderíamos simplificar e there is virava there’s. Nesse caso, não há contração. Teremos que sempre escrever there was. Como eu disse, todo o restante da regra que vimos no caso de there is e there are é válido para there was e there were. Um único detalhe é que nesse caso existem constrações na negativa.
Observe frases com there was na negativa e frases com there were na negativa:
Ex: There wasn’t anyone here.
[não havia ninguém aqui = não tinha ninguém aqui]
Ex: There weren’t many surprises.
[não houve muitas surpresas]
Ex: There weren’t too many players.
[não havia muitos jogadores]
Ex: There wasn’t a cat in the kitchen.
[não havia um gato na cozinha = não tinha um gato na cozinha]
Podemos resumir todas essas estruturas em uma tabela para nos dar uma visão mais geral de como usa-las e nos auxiliar quanto a memorização.
Estrutura | Tradução | Características | Exemplo | Tradução |
There is | há, tem, existe | presente e singular | There is room | Há espaço |
There are | há, têm, existem | presente e plural | There are more chairs | Há mais cadeiras |
There was | havia, tinha, existia | passado e singular | There was a taxi waiting outside the hotel | Tinha um táxi esperando na frente do hotel |
There were | havia, tinham, tinham | passado e plural | There were too many people | Tinha gente demais |
Você já deve ter percebido que regras que valem para uma estrutura se aplicam às outras. No caso de perguntas isso também procede. Ou seja se você quiser fazer perguntas com There is, There Are, There was e There were, empregará a mesma regra com todas elas. O que vamos fazer agora é alterar a ordem das palavras nas respectivas estruturas.
Is there + alguma coisa
Para perguntas com There is, There Are, There was e There were modifique e obtenha:
Compare os grupos. Percebeu como alteramos a ordem das palavras? A estrutura composta por verb to be passará a atuar como um verbo auxiliar em perguntas com there is, there are, there was e there were. Observe os exemplos:
Ex: Is there a chance that Bob could pass that exam?
[há alguma chance do Bob passar naquela prova?]
Ex: Why are there millions of socialists in the US?
[porque há milhões de socialistas no Estados Unidos?]
Ex: Was there a meeting?
[houve uma reunião?]
Ex: Were there irregularities in Brazil’s 2014 elections?
[houve irregularidades na eleições de 2014 no Brasil?]
No segundo exemplo optei por usar a palavra ‘why. Reparou como consegui alterar o sentido da frase? Se eu quiser posso muito bem remover ‘why’ da frase, mas daí altero o sentido da pergunta.
Ex: Are there millions of socialists in the US?
[há milhões de socialistas nos Estados Unidos?]
Você também pode construir perguntas com is there na negativa ou qualquer outra das estruturas. Basta usar a contração com a palavrinha not para fins de praticidade.
Ex: Isn’t there anyone waiting for me outside?
[não tem ninguém me esperando do lado de fora?]
Ex: Weren’t there kids at the party?
[não tinha criança na festa?]
Nos próximos textos iremos dar uma explicação mais avançada sobre como usar There is, There Are, There was e There were em Inglês e se você quiser ficar ligado nesse novo artigo, curta a nossa página oficial no Facebook. A gente sempre avisa por lá quando novos textos estão disponíveis. Essa é uma forma de você ficar por dentro das nossas dicas de Inglês. Ajuda a gente, é rapidinho!
[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]
Você já teve aquele momento em que alguém disse algo que realmente mexeu com você?…
A expressão "dar um jeitinho", muito comum no português brasileiro, tem diferentes formas de ser…
Hi guys! Tudo bem? Hoje decidi passar rapidamente aqui, no portal inglês no teclado, sobre…
Você já ouviu alguém usar uma frase como "Some friend she is" e ficou na…
Você já percebeu que, ao ouvir uma música em inglês, sua boca começa a se…
Loanwords, ou palavras emprestadas, são um fenômeno linguístico fascinante que acontece quando uma língua incorpora…
Este site utiliza cookies.