Você, alguma vez, já notou que perguntamos, em português, “está prestando atenção?” quando a ideia é saber se alguém está escutando atentamente o que dizemos / relatamos? Pois é. Existe um verbo em inglês que soma o sentido de ouvir com prestar atenção. É o verbo “to listen”. Quando a gente simplesmente escuta algo não significa que estamos prestando atenção (direcionando toda a nossa concentração a determinado som). Para essa situação – de simplesmente ouvir sem fixar a nossa atenção ao total, a ponto de compreender algo, isto é, processar os dados e convertê-los em informação, dizemos “hear”.

Por outro lado, a palavra “listen” contém uma conotação de ouvir de modo apurado – como se estivéssemos disposto a captar algo entre linhas ou interprestar determinado dado de modo a, como dito, convertê-lo em uma informação. É por isso que adotamos o verbo “to listen” na aulas de inglês, uma vez que a ideia não é simplesmente captar sons, mas sim aprender algo novo de maneira a empregá-lo no dia a dia.

Nesse sentido, repare na distinção entre esses dois verbos. No caso de “listen” despendemos energia e, numa ato voluntário, direcionamos a nossa atenção aos ouvidos em busca de coletar algo mais elaborado. Todavia, no caso de “hear”, nem sempre se trata de algo voluntário. Muitas vezes simplesmente escutamos algo por acidente – não é verdade?

Pois bem. Feita essa rápida explicação sobre a diferença entre “listen” e “hear”, saiba que há, ainda, uma questão envolvendo a regência desses verbos, ou seja, o modo como cada um é empregado juntamente a outras palavras. O verbo “listen” pede a preposição to, ao passo que “hear” não.

Ex: Listen to your heart.

Advertisement

[ouça o seu coração]

Ex: Can you hear me now?

[você consegue me ouvir agora?]

Há situações em que a preposição to – em listen to – não aparece. É o caso de não especificarmos em que exatamente estamos prestando atenção. Entretanto, ao indicarmos a fonte do som, é necessário o uso da preposição. Então, é isso. Entendeu a diferença entre hear e listen? Para esclarecer eventuais dúvidas, comente abaixo e responderemos assim que possível. Confira nossas aulas de inglês online no Youtube. Tem milhares de pessoas aprendendo inglês com a gente, por lá.

Advertisement
Daniel Silva

Daniel Silva é brasileiro e mudou-se para o Canadá com sua família ainda criança, retornando ao Brasil após cinco anos no exterior. Desde então, o inglês se tornou uma parte essencial de sua vida diária. Ele já ensinou em diversas escolas de idiomas e é atualmente English Language Educator, além de ser o fundador do Portal Inglês no Teclado, criado em 2009. Para acompanhar todas as novidades e conteúdos exclusivos, siga-nos no Instagram::www.instagram.com/inglesnoteclado.

Recent Posts

Texto Em Inglês: CHATGPT (Inteligência Artificial) e Exercícios

Se você procurar por texto em inglês e exercícios relativos à inteligência artificial, saiba que…

3 meses ago

“Is It Only Me Or”: O Que Significa e Como Usar?

Já ouviu algum gringo dizendo (perguntando para ser mais preciso) algo como "is it just…

10 meses ago

Quando “They” É Usado no Singular

Outro dia postamos um texto completo sobre como usar os pronomes pessoais da língua inglesa.…

10 meses ago

Make a Comeback: O Que Significa “Make a Comeback”?

Hi guys! Outro dia, lendo um texto me deparei com uma pequena expressão interessante, é…

10 meses ago

Como Usar “Be No Stanger To” Em Inglês?

Essa nova dica do Portal Inglês no Teclado tem a ver com uma solicitação que…

10 meses ago

Quando “Some” Não Significa Alguns Em Inglês

Já faz um tempo em que falamos do uso da palavra “some” do inglês e…

10 meses ago

Este site utiliza cookies.