Você já ouviu falar sobre CAUSATIVE FORM? Sabe como como usar causative form e dar exemplos com causative form? Nesse texto vamos falar sobre um assunto da gramática inglesa que costuma pegar muito estudantes pelo pé. Talvez o fato de muito estudantes tenderem a traduzir as coisas faça com que o entendimento seja fortemente prejudicado, pois perdem a chance de entender coisas que desconhecem e treinar o cérebro a atuar dessa forma em situações desafiadoras. Se ao final dessa explicação sobre causative form você ainda assim permanecer com dúvida, deixe o seu comentário abaixo, pois é muito importante para a gente saber a opinião dos nossos leitores! Veja o nosso vídeo abaixo. Dá o play!
Causative Form ou forma causativa do verbo é uma denominação curiosa que damos a um determinado grupo de verbos para expressar que alguém sofreu uma ação no sentido de que não foi ela mesma que se submeteu a uma experiência, mas outra pessoa a submeteu talvez por uma solicitação, pedido ou favor. O motivo não importa, apenas entender que a causative form é muito usada na voz passiva em Inglês. Na língua inglesa é muito comum empregarmos os verbos have e get na voz passiva como já explicamos diversas vezes aqui no Inglês no Teclado.
Alguns dos verbos mais usados na causative form são get, have e make. A partir desses verbos conseguímos embutir a ideia de que alguém ou algo sofreu uma ação positiva ou negativa em função de um outro algo ou alguém.
Veja abaixo alguns exemplos de como empregar esses verbos na forma causativa em Inglês.
Ex: Daniel had his shoes cleaned.
Ex: Did you have you computer fixed?
Ex: He had his wallet stolen last night.
Como explicamos no texto Como Usar o Verbo to Have de Forma Avançada [clique aqui para ler, é muito importante]:
“É que have em Inglês não significa apenas possuir, deter, manter, ter. O verbo to have em Inglês contém uma natureza única que lhe confere a mutabilidade no quesito uso linguístico e representação inconfundível de como a língua inglesa é operada por quem se propõe a adotá-la. Além de todos os significados que costumeiramente associamos ao verbo to have, esse verbo pode ser empregado com o sentido de expor alguém a uma condição ou orienta-la a um estado físico ou mental qualquer”.
No primeiro exemplo a intenção foi usar a construção have something done que contém a ideia de expor o fato de que os sapatos sofreram uma ação. Qual ação? Passaram por uma limpeza. Não estamos interessados em quem exatamente fez isso, mas sim apontar que os sapatos foram submetidos a essa condição.
Da mesma forma, no segundo exemplo estamos interessados em saber se o computador foi consertado. Na língua portuguesa esse tipo de construção não é muito comum. É mais fácil ouvirmos coisas como “levou o computador para consertar?”, mas não “teve o seu computador consertado?”.
É por isso que sempre dizemos aos nossos leitores porque é importante não fechar a mente e tentar traduzir tudo ao pé da letra. Esqueça um pouco da tradução porque ela certamente vai te comprometer um dia.
O terceiro exemplo segue essa mesma linha de caracterizar o fato de que alguém teve a sua carteira roubada. Perceba que nesse caso o verbo ‘ter’ faz sentido tomando por base uma tradução direta. Por isso dizemos “tive a minha carteira roubada”. Nos outros casos, no entanto, essa tradução não procede.
Para entender um pouco mais sobre como usar have com o sentido presente nos três exemplos acima recomendo fortemente a leitura do texto Quando Have Não Significa Ter [clique aqui para ler].
Assim como o verbo to have você também pode usar o verbo to make na voz passiva. Observe:
Ex: This movie makes my cry.
[esse filme me faz chorar]
Ex: The furious dog made me run away.
[o cachorro feroz me fez fugir]
Ex: His terrible attitude make me punch him.
[a atitude dele me fez socá-lo]
Nesse caso optamos por get something done. A estrutura é a mesma e o sentido é exatamente o mesmo.
Ex: Did you get him to do it?
Ex: Did you get it cleaned?
Ex: She got her daughter to do her homework.
Já falamos sobre como usar o verbo to get na voz passiva e por isso recomendamos a leitura do artigo Como Usar Get e Past Participle na Voz Passiva [clique aqui para ler, muito bem explicado].
Muitos estudantes da língua inglesa relutam em aceitar essa possibilidade de construção da língua inglesa. Saiba que ela é extremamente importante. Na nossa língua temos o costume de dizer coisas como “vou mandar consertar o carro” ou “vou mandar pintarem a casa” poque a convenção da língua portuguesa (leia-se tradição) é sempre focar em quem vai executar algo e não no que será executado propriamente dito. O propósito ao usar a causative form, como dissemos, é destacar a ação e desvinculá-la a alguém no sentido de dar essa atribuição a outra pessoa.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre como usar causative form, deixe o seu comentário abaixo. A gente faz questão de responder! Estamos no ar desde 2009 trazendo conteúdo de alta qualidade para quem quer aprender Inglês de graça via internet. Ajuda a gente, é rapidinho! 😉
[vc_button title=”Curtir página do Facebook” target=”_self” color=”default” size=”size_large” href=”https://www.facebook.com/inglesnoteclado?_rdr=p”]
As expressões "grounds for" e "be grounds for" são comumente utilizadas na língua inglesa, especialmente…
"Be quick on the draw" é uma expressão curiosa que traz à mente cenas do…
No inglês, a combinação de palavras para formar novos significados é uma prática comum, e…
Aprender inglês pode ser uma experiência fascinante, mas também desafiadora. Uma das coisas que mais…
Você já ouviu alguém falar "duck" em inglês e ficou confuso porque claramente não estavam…
A expressão "now you're talking" é uma frase idiomática amplamente utilizada na língua inglesa para…
Este site utiliza cookies.