Outro dia escrevi um artigo aqui no blog em que tratei, na minha manifestação, sobre o uso de verbo to be no final da frase. Mesmo após aquela explicação, uma leitora nos fez uma pergunta que, julgando pelo conteúdo daquele artigo, acho que faltou fazer uma complementação sobre o tema. Assim, nessa nova dica, vamos aprender o motivo de posicionarmos was e were no final da frase em inglês. 

De toda forma, caso você ainda não domine o básico sobre como usar was e were em inglês [sugiro que  clique aqui]. Agora, vejamos a seguinte frase:

Ex: She asked me how much the rent on my flat was.

Aprendemos que ao se fazer uma pergunta direta para alguém, cabe o posicionamento de was e were (formas do verbo to be no passado) no começo da frase. Logo, eu, professor, pergunto a você, aluno: how much is the rent on your flat?  (qual o valor do aluguel do seu flat?).

Caso você, leitor, queira relatar para o seu pai a pergunta que eu lhe fiz, poderá optar por duas formas [como já explicado nesse outro episódio —-> clique aqui].

Advertisement

Ex: Daniel asked what  how much the rent on my flat was.

[Daniel me perguntou o valor do aluguel do meu flat]

Ex: Daniel asked me: “how much is the rent on your flat?”

[Daniel me perguntou: qual o valor do aluguel do seu flat?]

No segundo exemplo você reproduziu exatamente a minha pergunta. No primeiro exemplo, no entanto, você relatou a minha pergunta. Por conta de optar pela forma de relato, o verbo to be não virá no começo de uma frase, visto que não é uma pergunta que está sendo feita, mas sim o relato de uma pergunta (que, em última análise, está no formato afirmativo). Logo, por não se tratar de uma pergunta direta, adotamos essa ordem para as palavras. O verbo to be não atua como auxiliar neste caso, mas como verbo principal.

Então, é isso. Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo para que eu possa te ajudar. Não se esqueça de conferir as nossas aulas de inglês online no Youtube.

Advertisement
Daniel Silva

Daniel Silva é brasileiro e mudou-se para o Canadá com sua família ainda criança, retornando ao Brasil após cinco anos no exterior. Desde então, o inglês se tornou uma parte essencial de sua vida diária. Ele já ensinou em diversas escolas de idiomas e é atualmente English Language Educator, além de ser o fundador do Portal Inglês no Teclado, criado em 2009. Para acompanhar todas as novidades e conteúdos exclusivos, siga-nos no Instagram::www.instagram.com/inglesnoteclado.

Recent Posts

GROUNDS FOR / BE GROUNDS FOR: O Que Significa?

As expressões "grounds for" e "be grounds for" são comumente utilizadas na língua inglesa, especialmente…

6 horas ago

O Que Significa “Be Quick On The Draw”?

"Be quick on the draw" é uma expressão curiosa que traz à mente cenas do…

2 dias ago

Descriptive Compounds e Endocentric Compounds

No inglês, a combinação de palavras para formar novos significados é uma prática comum, e…

2 dias ago

Por que em inglês a ordem das palavras é tão importante?

Aprender inglês pode ser uma experiência fascinante, mas também desafiadora. Uma das coisas que mais…

2 dias ago

O Que Significa “DUCK” Em inglês Além de Pato?

Você já ouviu alguém falar "duck" em inglês e ficou confuso porque claramente não estavam…

5 dias ago

O Que Significa “Now You’re Talking”?

A expressão "now you're talking" é uma frase idiomática amplamente utilizada na língua inglesa para…

7 dias ago

Este site utiliza cookies.