Was e Were No Final Da Frase: Por quĂȘ?

Outro dia escrevi um artigo aqui no blog em que tratei, na minha manifestação, sobre o uso de verbo to be no final da frase. Mesmo apĂłs aquela explicação, uma leitora nos fez uma pergunta que, julgando pelo conteĂșdo daquele artigo, acho que faltou fazer uma complementação sobre o tema. Assim, nessa nova dica, vamos aprender o motivo de posicionarmos was e were no final da frase em inglĂȘs. 

De toda forma, caso vocĂȘ ainda nĂŁo domine o bĂĄsico sobre como usar was e were em inglĂȘs [sugiro que  clique aqui]. Agora, vejamos a seguinte frase:

DICA RÁPIDA  QuestĂ”es de InglĂȘs Para NĂ­vel IntermediĂĄrio

Ex: She asked me how much the rent on my flat was.

Aprendemos que ao se fazer uma pergunta direta para alguĂ©m, cabe o posicionamento de was e were (formas do verbo to be no passado) no começo da frase. Logo, eu, professor, pergunto a vocĂȘ, aluno: how much is the rent on your flat?  (qual o valor do aluguel do seu flat?).

Caso vocĂȘ, leitor, queira relatar para o seu pai a pergunta que eu lhe fiz, poderĂĄ optar por duas formas [como jĂĄ explicado nesse outro episĂłdio —-> clique aqui].

DICA RÁPIDA  Come On: O Que Significa Come On (Tradução)

Ex: Daniel asked what  how much the rent on my flat was.

[Daniel me perguntou o valor do aluguel do meu flat]

Ex: Daniel asked me: “how much is the rent on your flat?”

[Daniel me perguntou: qual o valor do aluguel do seu flat?]

No segundo exemplo vocĂȘ reproduziu exatamente a minha pergunta. No primeiro exemplo, no entanto, vocĂȘ relatou a minha pergunta. Por conta de optar pela forma de relato, o verbo to be nĂŁo virĂĄ no começo de uma frase, visto que nĂŁo Ă© uma pergunta que estĂĄ sendo feita, mas sim o relato de uma pergunta (que, em Ășltima anĂĄlise, estĂĄ no formato afirmativo). Logo, por nĂŁo se tratar de uma pergunta direta, adotamos essa ordem para as palavras. O verbo to be nĂŁo atua como auxiliar neste caso, mas como verbo principal.

DICA RÁPIDA  Simple Present: nĂ­vel bĂĄsico, explicação e exemplos

EntĂŁo, Ă© isso. Ficou com alguma dĂșvida? Comente abaixo para que eu possa te ajudar. NĂŁo se esqueça de conferir as nossas aulas de inglĂȘs online no Youtube.

Download PDF

ComentĂĄrios

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta